O Colégio Planck realizou no sábado (12) a segunda edição do Congresso Crescer, que pôde contar com palestras relevantes ao dia a dia dos alunos e pais, dinamizando seu conhecimento e tornando-os mais reflexivos no quesito cultura, e atividades como o mosaico com o tema mudanças climáticas.

O primeiro painel foi liderado por três professores do Colégio, Davi, Sérgio Coelho e Tiago Salgado, que abordaram o assunto “Existe realidade nas redes sociais? ”. “Tentamos sair da superfície do debate, dinamizando a apresentação e discutindo um pouco dos assuntos presentes atualmente nas redes sociais. Pude explicar um pouco sobre a solidão, problemas como o que Freud aponta naquele livro Luto e Melancolia, Depressão, e como essas redes iludem as pessoas criando uma falsa sensação de conexão. ” Disse o Professor Davi sobre a palestra apresentada aos alunos e pais presentes.

 

O segundo painel teve como tema Arte Literária e Crítica Social e foi comandado pelos professores Edgard e Lívia. “ Eu gostei muito da palestra dos professores, pois o assunto foi muito bem abordado e eles tiveram certeza no que falaram tornando assim fácil o entendimento. Esse tema é importante e cativa a atenção dos estudantes pois você aprende que é possível criticar a sociedade e mostrar uma ideia, um ideal seu por meio da arte literária. ” Disse o aluno Vitor Padovan da 3ª Série do ensino Médio.

 

Por fim, o terceiro painel, sobre Alterações Climáticas foi ministrado pelo professor Marcelo Pelisson e o convidado especial Jean Ometto, especialista do IMP em alterações climáticas antropogênicas provocadas pelo homem. “ A ideia central era mostrar que você não pode ser alarmista demais e nem cético demais quando o assunto abordado é aquecimento global, pois a tendência nos debates é sempre alguém polarizar demais o assunto, consequentemente atrapalhando a discussão central que é o que podemos fazer para brecar isso, um assunto real que precisa ser discutido. ” Disse o Diretor e Professor Marcelo Pelisson.

 

Além dos painéis, o evento foi repleto de atividades culturais. Uma delas foi o mosaico, liderado pelos professores de Design Maker, André Guadalupe e Fernando Carneiro. “ O Mosaico é um projeto que durará o semestre todo e iniciou no Congresso Crescer com base nas aulas de Design Maker, onde os alunos montaram os desenhos com o tema alterações climáticas e puderam chegar a um resultado bacana que está servindo de molde para a montagem do trabalho.” Disse o Diretor e Professor André Guadalupe.

Um evento como o Congresso Crescer é importante, pois trata assuntos que tenham relevância no dia a dia dos alunos, o que faz com que o repertório deles aumente em relação a cultura e faz com que eles sejam mais críticos e reflexivos.

Agradecemos a presença de todos, incluindo pais e alunos.

 

Postagens Recentes