Confira o mini currículo dos palestrantes da Semana de Profissões

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Olá, pessoal!

Chegou a nossa esperada Semana de Profissões!

Um evento pra lá de interessante e informativo, onde realizaremos Lives com conceituados profissionais de diversificadas áreas, que apresentarão suas respectivas profissões aos nossos estudantes, instigando o conhecimento, auxiliando nas decisões sobre qual curso superior cursar e qual profissão seguir. ??✍?

Confira abaixo o cronograma das palestras e o mini currículo de cada palestrante dessa semana incrível!

Dia 24 – Segunda-feira

Nicelio José Lourenço
Tecnologista Sênior – Engenheiro de Materiais, Engenheiro de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (1992), Mestre em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (1995), Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2000), Pós-doutorado em Ciência dos Materiais pela USP-São Carlos (2002), Tecnologista Sênior no Instituto de Aeronáutica e Espaço (DCTA/IAE), Especialista em Investigação de Acidentes Aeronáuticos, fator material, CENIPA.

 

Fabiano Cypel
Formado em administração de empresas pela UFRGS, natural de Porto Alegre. Piloto Privado, Comercial e Instrutor de Voo no Aeroclube do Rio Grande do Sul. Piloto de Linha Aérea Rio Sul Linhas Aéreas e Piloto Instrutor da Embraer.

 

 

 

Celso Rapaci
Engenheiro de estruturas e Gestão, formado em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo ITA, Programa de Gestão Avançada Amana-Key São Paulo, vivência intensiva sobre o que há de mais inovador em gestão, estratégia e liderança, trabalhando de forma sistêmica e integrada.

 

 

 

Claudio Reple
Engenheiro Eletrônico formado pela Escola de Engenharia Mauá, Especialização em Marketing estratégico pela FGV, Diversos cursos de especialização em vendas no exterior, Atuando à mais de 30 anos no mercado de TI, Telecomunicações e Energia Solar, Experiência com vendas consultivas em grandes multinacionais como Genesys, AT&T, Orange, British Telecom , Atualmente é empresário do setor de Energia Solar

 

 

Dia 25 – Terça-feira

Fabíola Alvares Garcia Serpa
Psicóloga clínica, Diretora do Interac, Graduação em Psicologia pela UFSCar (1994-1998), Mestrado em Psicologia (área Desenvolvimento de Habilidades Sociais) pela FFCLRP – USP/SP (1999-2001), Doutorado em Psicologia Clínica pela USP/SP (2002-2007). Cursou Especialização em Análise do Comportamento em Contextos Clínicos na UFSCar/IAACamp (1999-2000). Docente e supervisora clínica da área de Psicologia Comportamental na Universidade Paulista (2005-2011). Há 15 anos da direção clínica no INTERAC – Instituto de Terapia Comportamental de SJCampos, onde também atua como psicoterapeuta e docente em cursos para psicólogos e público geral.

 

Marcelo Kupkis Saad
Graduação em Medicina: Faculdade de Medicina da USP/SP, Médico pelo CREMESP, Pós Graduação em Ortopedia: Instituto de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP. D.Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) Membro da SBRATE (Sociedade Brasileira de Traumatologia do Esporte), SBCJ (Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho) E SBOT, como Especialista em Cirurgia do Joelho e Artroscopia. Médico Legista desde 1993. Chefe da Equipe Médico-Legal de São Sebastião.

 

 

Giovanna Freitas Cifuente
Farmacêutica bioquímica. Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo USP-SP Conclusão 1999 Especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas- USP Especialização em Farmacologia Clínica- Unesp Araraquara Especialização em Cosmetologia Avançada e Ciências da Pele Especialização em Prescrição Estética Especialização em Nutrição Ortomolecular Pós Graduação em Farmácia Estética , Instituto Ibeco, São Paulo – SP.

 

 

Gustavo Magalhães Rennó
Graduado em odontologia pela UNESP, especialização em ortodontia e implantodontia. Atua principalmente nos seguintes temas: Odontologia, técnicas odontológicas, implantodontia, ortodontia, estética facial e estética de sorriso. Escritor e Editor.

 

 

 

Dia 26 – Quarta-feira

Luciano Urizzi
Arquiteto especializado na área de retail marketing e pós-graduado em Design Gráfico pelo Senac-SP. Com mais de 25 anos de experiência no mercado de comunicação e marketing, atuou nas principais agências de propaganda do Vale do Paraíba como Diretor de Arte e Diretor de Criação. Foi também Diretor de Arte na agência Eugênio. DDB, em São Paulo, com foco na comunicação para empreendimentos imobiliários. Conquistou o primeiro lugar na 25ª edição Profissionais do Ano da Rede Globo, categoria sudeste-interior, entre outros prêmios ao longo de sua carreira profissional. Atuou como professor do curso de Pós-Graduação em Gestão de Marketing na FAAP – São José dos Campos e do curso de Pós-Graduação em Design Gráfico no Senac – São José dos Campos. Nos últimos 12 anos, foi sócio do Magno Studio, escritório de design e atualmente, além de consultoria em comunicação, desenvolve também projetos especiais em arquitetura cenográfica, identidade visual e editorial. É também professor convidado do curso de graduação em Propaganda e Marketing da Universidade Paulista (UNIP).

Rachel Durães
Instituição de ensino Bergen Community College, Mestrado Acadêmico na instituição de ensino Unifesp – Universidade Federal de São Paulo Estudou Educomunicação na instituição de ensino ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

 

 

 

Alfredo Roque Freire
Graduação em Engenharia da Computação ITA (2013), graduação em Filosofia UNISUL (2016) e doutorado em Filosofia UNICAMP (2019). Atuou como pesquisador visitante na City University of New York (2018) sob supervisão de Joel D. Hamkins. Atualmente é professor de lógica no departamento de filosofia da UNB e atua como pesquisador de pós doutorado no departamento de matemática da USP.

 

 

Kiko Sawaya
É especialista em Gestão Pública pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), instituição onde também fez parte do corpo docente. Tem longa história como empreendedor e administrador em São José dos Campos. Foi presidente da Fundhas e secretário de Desenvolvimento Social da prefeitura da cidade. É fundador do Desenvolve Vale.

 

 

Dia 27 – Quinta-feira

Carolina Magno
Graduação em arquitetura pela Universidade do Vale do Paraíba, pós graduada em Design de Interiores pela FAAP.

 

 

 

 

Manuel Henrique Lente
Bacharel em física, mestrado e doutorado em física na área de ciência de materiais (UFSCar). Atualmente sou docente da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Fui vice-diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFESP/SJC (06/2009 à 04/2012), e foi nessa época que implantamos na UNIFESP/SJC o BI em Ciência e Tecnologia.

 

 

 

Denise Ferreira Bartolomucci
Juíza do trabalho, Formada em Direito pela USP em 1996. Aprovada no XIII concurso para a Magistratura do Trabalho da 15a Região em 1998. Promovida à Juíza Titular em 2009, desde 2014 atuando na 2a Vara do Trabalho de São José dos Campos.

 

 

 

Carolina Meri Felipe Takahashi Campos
Psicóloga (Psicologia Clínica atualmente, e com vasta experiência em Recursos Humanos: desenvolvimento de pessoas)

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Dicas para exercitar a memória são muito importantes para ajudar os estudantes a guardar uma imensa quantidade de informações que são parte da grade curricular de cada fase. Veja nesse texto alguns truques que vão auxiliar a reter melhor os conteúdos recebidos. Como o cérebro e a memória funcionam? A Ciência já demonstrou que o desenvolvimento cerebral das crianças e adolescentes é realizado em etapas. Na primeira infância, está mais desenvolvido o sistema límbico, que é responsável pelas emoções e impulsos, e o hipocampo, que atua na memória, que é formada pelas conexões entre as células nervosas e os neurônios, e permite armazenar informações e recuperá-las sempre que necessário para todos os processos da vida. Só com o passar da idade é que o córtex pré-frontal vai se desenvolvendo e apresentando melhores condições para possibilitar o controle das emoções, organização, planejamento, pensamento crítico, atenção, etc. Esse desenvolvimento vai ocorrer até os 25 anos. Com aproximadamente 86 bilhões de estruturas que vão captar, repassar, guardar e resgatar, o cérebro funciona como um arquivo gigantesco de informações. No entanto, o cérebro também tem um importante recurso de economia de energia e potencialização do seu uso: ele desliga áreas que não estão sendo devidamente usadas. Por isso, quanto mais estímulo a pessoa dá a uma determinada área cerebral, mais ativa ela fica, isso inclui a memória. Portanto, conhecer algumas dicas para exercitar a memória é muito importante em todas as fases da vida, inclusive, na escolar, quando os estudantes estão mergulhados em conhecimentos das diversas disciplinas, e precisam entendê-los, retê-los e recuperá-los para as provas, simulados ou exames de vestibular. Tipos de memórias Além das informações retidas relativas à temporalidade (curto e longo prazo) e a memória sensorial, que está relacionada com associação aos estímulos recebidos pelos nossos 5 sentidos, que é citada na obra “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust, a memória também está dividida em tipos que vão captar determinadas nuances das informações, de forma a classificar e processar as informações: Memória episódica: de longa duração, é a lembrança de acontecimentos específicos, como a refeição do dia anterior ou a recordação de outros momentos vividos no passado. Memória semântica: é o armazenamento de informações relativas ao mundo, como o significado das palavras ou datas de acontecimentos. Memória processual: também é de longa duração da memória, são aqueles conteúdos que aprendemos e nunca esquecemos, como andar de bicicleta. As fases da memória A memória de uma pessoa começa a atuar já no despertar de seu relógio biológico, quando o cérebro envia substâncias, como a adrenalina, para que ela tenha mais foco e concentração em suas tarefas na fase beta (enquanto está acordada). Esse relógio biológico vai indicar que é hora de estudar, trabalhar, se alimentar ou praticar atividades físicas. Essa memória aciona todo um ciclo de funções corporais que vão ocorrer ao longo do dia até que chegue o período noturno. Neste momento, começa a diminuir a adrenalina e o cortisol no organismo, acionando outras substâncias, como a melatonina, que indicam que é a hora do corpo repousar. Dentro desse processo corporal, a memória também terá as suas fases: Memorização Nesta fase, é necessária atenção, um estado de alerta total, para que a pessoa consiga memorizar as informações. Compreensão O estado de atenção também vai favorecer que a pessoa faça conexões para proporcionar um melhor entendimento da informação recebida. Assim, será mais fácil memorizar. Armazenamento Quando a pessoa entende o significado daquela informação, o conteúdo será retido no cérebro. Recuperação O cérebro organiza as informações de acordo com sua hierarquização. São as lembranças, que podem vir à tona a partir de estímulos diversos, como um som, um cheiro ou outras dicas que podem dar pistas daquela informação. Conheça dicas para exercitar a memória É certo que o cérebro funciona como um poderoso computador que faz milhões de conexões e ajuda no funcionamento corporal. Porém, às vezes, parece que a memória dele falha, e nem todos os conteúdos são rememorados com facilidade. Onde foi parar todas aquelas informações das aulas de matemática e biologia do dia anterior? E quem eram mesmo aqueles personagens do livro que você leu e foi indicado para o vestibular? Essa “perda” das informações também é comum para o cérebro, por isso, as dicas para exercitar a memória são importantes para fazer uma “atualização” do nosso sistema interno. Para consolidar a memória é sempre necessário um treino do que foi aprendido, para que o conteúdo não caia na memória de curto prazo. Treinar o cérebro constantemente vai ajudar a evitar essas falhas em sua memória, é como se fosse uma espécie de ginástica cerebral. Conheça alguns truques para treinar a sua memória, alguns desses são dicas que estão no livro “Técnicas de Estudo para Adolescentes”, de Antonio Gonzáles (Editora Vozes): Ative sua memória Abra mão de certos facilitadores, como agendas de celular ou blocos de notas, e tente sempre memorizar números de telefone, senhas, listas, datas ou lembretes de eventos. Associe informações com imagens Muitos estudantes são mais visuais e precisam associar os conteúdos a imagens ou símbolos para facilitar a memorização. Faça cálculos mentais Ao longo do dia faça operações aritméticas simples, somando as placas dos veículos, números de telefones em placas ou os números dos prédios e casas onde passar. Dê atenção aos detalhes Quando damos atenção a um assunto atribuímos importância a ele. Então, foque no tema, capture os detalhes e assim a memorização será facilitada. Invista em jogos de memorização Fazer quebra-cabeças ou jogos de memória vão ajudar muito nessa ginástica cerebral. As pessoas também podem investir em palavras cruzadas, Sudoku, dominó ou até jogos de cartas. Além disso, jogar xadrez é um importante recurso para trabalhar o cérebro. Leia e repita as citações Outra dica para exercitar a memória é a leitura porque essa é uma atividade que vai ajudar a trabalhar diversas áreas cerebrais. Além disso, repetir as frases e citações de personagens históricos também é uma excelente forma de trabalhar a memória. Anote esses enunciados e trechos de obras e repita o quanto puder. Aliás, falar em voz alta para si mesmo vale para lembrar de qualquer coisa, até mesmo para lembrar onde colocou a chave de casa. Procure lembrar os detalhes do dia Quando for deitar, antes de dormir, faça uma revisão de tudo o que aconteceu no dia, tentando lembrar alguns detalhes desde o momento que acordou, como suas roupas, o que comeu, onde foi, quem encontrou ou algum outro aspecto interessante. Conclusão É importante lembrar que a emoção está ligada à formação de novas memórias, portanto, investir em processos lúdicos e divertidos, que acionam produção e interação de hormônios do bem-estar, que paralelamente intensificam a comunicação entre neurônios, também vai dar o devido estímulo cerebral aos adolescentes para consolidação da memória.

Dicas para exercitar a memória

Dicas para exercitar a memória são muito importantes para ajudar os estudantes a guardar uma imensa quantidade de informações que são parte da grade curricular

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