No 7º ano, os estudantes já conseguiram se adaptar à transição dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental.
Ao longo desse ciclo escolar, os estudantes são incentivados por meio de diferentes atividades a avaliar e tomar decisões, a cumprir com suas obrigações e a desenvolver sua autonomia.
É muito importante que as crianças e os pré-adolescentes desenvolvam suas habilidades intelectuais, emocionais e sociais, para que se tornem adultos funcionais e competentes.
Para que isso seja possível, o Colégio Planck promove um ambiente de aprendizagem que valoriza o protagonismo dos estudantes.
Dessa forma, eles aprendem de forma gradual a serem responsáveis, gerenciando seu tempo e suas atividades de acordo com sua rotina.
Neste artigo, você vai conferir quais são as responsabilidades que podem ser dadas às crianças do 7º ano e como elas impactam sua formação enquanto estudante e cidadão.
Boa leitura!
Organização de estudos no 7° ano
No 7° ano, os estudantes devem conseguir realizar tarefas e projetos escolares sem a coordenação de seus pais.
Isso inclui montar o cronograma de estudos, cumprir prazos para trabalhos e revisar os conteúdos para as avaliações sem que um dos pais precise interferir constantemente.
Essa autonomia no processo de aprendizagem precisa ser estimulada tanto na sala de aula pelos professores quanto pelos pais em casa.
Dessa forma, os estudantes aprendem a gerenciar suas tarefas e conseguem acompanhar melhor o conteúdo programático de cada disciplina.
Com isso, eles conseguem obter um desempenho acadêmico melhor, que é refletido ao longo de toda sua vida escolar.
Com esse senso de responsabilidade, as crianças e os pré-adolescentes também conseguem desenvolver um olhar mais atento para seus pontos fortes e fracos nos estudos.
Portanto, ao organizar seu cronograma de estudos e tarefas, eles passam a identificar quais disciplinas precisam se dedicar mais e quais estratégias funcionam melhor para eles.
Dessa forma, aprendem na prática a relação entre esforço e resultado. Isso não só melhora o desempenho acadêmico, mas também promove habilidades essenciais, como a autoconfiança e a resiliência.
E para ajudar os estudantes com esse processo, o Colégio Planck promove a prática de diferentes técnicas de estudo, como resumos e mapas mentais, para que aprendam a melhor forma de se organizarem e absorverem o conteúdo.
Com essa abordagem, o Colégio Planck não apenas prepara as crianças para as avaliações, mas também os capacita a se tornarem aprendizes autônomos, prontos para enfrentar os desafios do futuro com confiança.
Realização de tarefas domésticas
Nessa fase da vida, as crianças e os pré-adolescentes também estão em um ponto em que é importante que eles assumam mais responsabilidades em casa, que podem ser referentes tanto à rotina escolar quanto às tarefas domésticas.
Algumas atividades já podem ser realizadas por eles, como:
- Arrumar o próprio material escolar: aprender a se preparar de forma independente para a rotina escolar ensina organização e antecipação de necessidades;
- Organizar o quarto e as roupas: manter o espaço pessoal arrumado e cuidar de seus pertences ajuda a desenvolver o senso de responsabilidade sobre o ambiente que ocupam.
- Ajudar na preparação de refeições: contribuir na cozinha, mesmo com tarefas simples como lavar os ingredientes ou organizar a louça, ajuda os estudantes na compreensão do valor da alimentação equilibrada, além de promover habilidades práticas que serão úteis futuramente.
- Cuidar dos animais de estimação: o compromisso de cuidar dos animais de estimação, seja alimentando-os ou passeando com eles, promove empatia e o entendimento de que os seres vivos requerem cuidados e responsabilidade contínua.
- Participar da limpeza e organização da casa: ajudar na limpeza, como varrer ou organizar espaços comuns, desenvolve o entendimento de que manter o ambiente agradável é responsabilidade de todos na família.
A participação nas atividades domésticas promove a empatia, o trabalho em equipe e o senso de pertencimento, porque os estudantes aprendem a reconhecer o papel de cada e como devem contribuir para um determinado objetivo.
Essa prática não só contribui para um ambiente mais harmonioso em casa, mas também reforça a ideia de que cada um tem um papel, tanto na família quanto no colégio, e se sintam mais confiantes e capazes de lidar com as demandas do dia a dia.
Definição de horário de atividades
Ao aprenderem a definir e respeitar um horário adequado para tarefas com diferentes prioridades, os estudantes aprendem o equilíbrio entre suas responsabilidades e momentos de descanso.
Esse processo de autogestão é essencial para que desenvolvam uma rotina que favoreça o aprendizado e o bem-estar desde cedo.
Essa prática de estabelecer horários fortalece a disciplina e o senso de responsabilidade.
Da mesma forma, os prepara para as futuras exigências dos anos seguintes, como o ensino médio, que exige mais dedicação dos estudantes.
Portanto, ao introduzir essas pequenas responsabilidades no cotidiano, os pais ajudam a formar indivíduos independentes, capazes de contribuir com suas famílias e com a comunidade escolar.
O Colégio Planck também incentiva essa autonomia ao ajudar a criar uma rotina bem planejada, para que tenham tanto um excelente desempenho escolar quanto desenvolvimento pessoal.
A metodologia estimula o protagonismo estudantil, de forma que as crianças e os pré-adolescentes entendam a importância de estabelecer limites e prioridades em sua rotina.
Essa capacidade de gerenciar o próprio tempo, incluindo o sono e o lazer, prepara os estudantes para serem adultos mais equilibrados, conscientes de suas obrigações e direitos.
Engajamento em atividades extracurriculares
Participar de atividades extracurriculares nos anos finais do ensino fundamental é uma ótima oportunidade para ampliar as perspectivas dos estudantes, para que explorem competências além do currículo tradicional.
No Colégio Planck, há diversas opções que incentivam a criatividade, o desenvolvimento físico e a expressão artística dos estudantes, que complementam sua formação.
Dessa forma, também conseguem descobrir suas paixões e reforçar competências, como disciplina, o trabalho em equipe e a resiliência.
Essa liberdade de escolha permite que eles comecem a moldar seus interesses e se conectem com habilidades que podem se tornar relevantes para seu futuro acadêmico e profissional.
As atividades oferecidas pelo Colégio Planck abrangem opções como aulas de música, dança e esportes, que permite que os estudantes se expressem e desenvolvam habilidades socioemocionais.
Além disso, ao se envolverem com essas atividades, os estudantes também têm a oportunidade de se conectar mais profundamente com colegas que compartilham interesses semelhantes fortalecendo suas relações.
Atividades esportivas, por exemplo, não apenas promovem a saúde física, mas também ensinam o valor da persistência, do respeito às regras e da superação de desafios.
O incentivo do engajamento com atividades extracurriculares faz parte do compromisso com a formação integral e o protagonismo dos estudantes que o Colégio Planck promove.
Assim sendo, o desenvolvimento da autonomia no 7° ano é fundamental para preparar o estudante para os próximos anos escolares e para os desafios da vida adulta.
Com o apoio e o incentivo da equipe pedagógica do Colégio Planck, os estudantes são motivados a assumir a responsabilidade por suas tarefas e agir com mais independência, para desenvolver suas habilidades acadêmicas e pessoais.
Agende uma visita ao Colégio Planck para saber mais sobre nossa proposta pedagógica.