Planck Internacional ​

Quando chega a fase pré-vestibular, muitos adolescentes sonham em estudar em outro país, não só para conhecer outras culturas e pessoas, mas também para investir em uma formação diferenciada. Pensando nisso, o Planck Internacional é um grande projeto do colégio que busca internacionalizar a experiência de nossos estudantes, abrindo portas para oportunidades de crescimento dentro e fora do país.

Neste guia, você será apresentado a todos os programas de internacionalização responsáveis por fazer do Colégio Planck a instituição brasileira mais presente no exterior! Como as disciplinas de Idiomas, voltadas para Inglês, Espanhol, Francês, Alemão e Libras, capazes de apresentar não somente a língua, mas também a cultura e história dos países falantes. O Planck Global Guidance, focado em aprovações em universidades estrangeiras, acompanha o estudante por todo processo desde a 1ª Série do Ensino Médio, contando também com a Prova de Qualificação Cambridge para estudantes interessados pela Língua Inglesa. O Programa Application, para estudantes da 3ª Série do Ensino Médio que decidem se dedicar à estudar fora após a formatura. O Summer Program, que propõe uma experiência imersiva na realidade de uma universidade durante o período de férias escolares, para estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental à 2ª Série do Ensino Médio.

O Colégio Planck também prepara estudantes para o SAT Exam, que funciona como porta de entrada para universidades internacionais e também nacionais, como o nosso ENEM. A diferença é que, além de ser menos desafiador quanto ao vestibular brasileiro, o SAT acontece seis vezes durante o ano, isto é, uma quantidade maior de oportunidades para aprovação do estudante.

Por fim, mas não menos importante, conheça o Planck ONU, nossa disciplina eletiva que estrutura durante todo o ano letivo a Simulação da ONU, realizada no 2º Semestre do ano. Ao decorrer do evento, os participantes desenvolvem suas habilidades de debate e resolução de problemas enquanto representam líderes e delegados de países e organizações.

  • Idiomas

Seguindo o viés de criar estudantes globais, o Colégio Planck entende que, além da bagagem cultural, falar outro idioma é benéfico para a formação acadêmica e profissional do estudante, o equipando com ferramentas para se destacar no mercado de trabalho e outras vivências! Por isso existe um sério investimento na qualificação do aprendizado de uma segunda língua para nossos estudantes, proporcionando ensino de qualidade em Inglês, Espanhol, Francês, Alemão e Libras. Seja durante o currículo acadêmico ou através de aulas extracurriculares, nossos estudantes aprendem o idioma desejado conhecendo mais sobre a cultura e história por trás de cada um.

  • Planck ONU

planck Onu logo

Em instituições ao redor do mundo, as simulações da ONU são uma ótima oportunidade para aprender na prática a solucionar problemas, debater e compreender situações! O Planck ONU é uma atividade extracurricular na qual nossos estudantes representam autoridades de países, organizações ou jornais. Ao longo de todo o ano letivo, eles têm um encontro semanal no período da tarde para estudarem e se prepararem para realizar uma simulação no segundo semestre.  

Nestes dias de simulação, eles enfrentam o desafio de debater políticas internas e externas, em comitês representantes da ONU, com a participação de diretores, jornalistas e interventores, também representados por estudantes. Essa experiência proporciona a oportunidade de conhecer novas realidades, aprendendo sobre o país ou organização que representam, e também exercitam a comunicação social, uma vez que cada comitê debate um tema ou situação e é responsável por desenvolver e apresentar uma solução para tais questões até o final da simulação.

logo centro preparatório cambridge

O Colégio Planck é referência como Centro Preparatório de exames Cambridge English, isto é, além de preparar nossos estudantes para as aplicações, também oferecemos nossa sede para a realização das provas! Esse programa, em parceria com a Open Centre SP e a Universidade de Cambridge, permite que todo estudante, e até pessoas de fora do colégio, possam fazer a inscrição conosco e realizar os exames em nosso espaço. 

Por meio do exame da renomada Universidade Cambridge, fundada em 1209 e destaque em 3º Lugar como a melhor universidade do mundo – segundo o Academic Ranking of World Universities – os estudantes conquistam certificação reconhecida internacionalmente pela sua excelência e compromisso com a Língua Inglesa.

Faculdade de Ciencia

O Colégio Planck mantém uma parceria com a Universidade Nova de Lisboa, reconhecida por sua qualidade de ensino na Europa, para os cursos da Faculdade de Ciências e Tecnologia, a qual prevê o ingresso de estudantes interessados e recomendados pelo Colégio Planck sem a necessidade de provas de aplicação, facilitando a aprovação nesta instituição. Os estudantes recomendados pelo Colégio têm direito a uma bolsa de 50% do valor da anuidade no primeiro ano de estudo (de €7000 por €3500), sendo esta renovada anualmente se comprovado bom desempenho.

É importante ressaltar que este acordo se aplica somente para alunos brasileiros sem cidadania europeia. Caso tenha dupla cidadania, deverá passar pelo mesmo processo de ingresso universitário que qualquer outro cidadão europeu, fazendo a revalidação de seus estudos e a prova nacional do país.

Essa colaboração é fruto de nossa excelência e reconhecimento internacional, representados por Nicole Ribeiro, nossa College Counselor, e também do reconhecimento da qualidade do PGG – Planck Global Guidance.

PGG

  • Introdução

O Planck Global Guidance é um programa que prepara nossos estudantes durante os três anos do Ensino Médio para o processo de Application em universidades do mundo todo. Seguindo um cronograma progressivo, com foco pré-estabelecido em autoconhecimento, exame de proficiência, SAT, universidades e aplicações. Dessa forma, o estudante que sonha em estudar no exterior vai encontrar no PGG um programa completo de consultoria educacional para os processos seletivos em universidades fora do país.

Desde a 1ª Série do Ensino Médio, o Planck já apresenta o seu programa para os processos seletivos internacionais. São mais de 7.000 universidades para o estudante escolher, com diversas instituições localizadas nos Estados Unidos, Nova Zelândia, Holanda, Inglaterra, Austrália, Portugal, Alemanha, Chéquia e Canadá. Durante a preparação, passamos por várias etapas que os ajudam a entender melhor onde e o quê querem estudar, como é a vida universitária em outros países, suas possibilidades de bolsa de estudos, financiamento estudantil e custo de vida, assim como prepará-los para testes e toda a parte burocrática necessária. Sendo assim, um processo de trabalho holístico em alguns momentos, e em outros, seguindo um método bastante pragmático, visando alcançar os objetivos do participante.

Por meio deste programa, cerca de 15 Alumnis Planck já obtiveram sucesso em suas aplicações internacionais. Conheça alguns deles:

Vantagens

Nicole Ribeiro

Nosso Programa Global Guidance conta com uma College Counsellor exclusiva, especializada e experiente, que em sua carreira já ajudou mais de 1500 estudantes a ingressarem em universidades no exterior. Com o auxílio da profissional, o Colégio Planck é capaz de manter contato com instituições de diversos países, agendando várias visitas às universidades, e das mesmas ao nosso colégio, para que nossos estudantes conheçam o perfil de cada faculdade. Também é ela a responsável por toda tradução do Histórico Escolar do estudante, assim como das cartas de recomendação e qualquer outro documento necessário, facilitando o processo burocrático necessário para que a aprovação seja alcançada.

Desde o primeiro ano do PGG, os estudantes são estimulados a desenvolver sua autonomia e autoconfiança, seguindo um processo de tomada de decisões desde o início. Sabendo-se disso, cada participante faz pesquisas e reflete quanto ao local onde quer estudar, considerando o país, a cidade e a universidade. Este exercício promove também o autoconhecimento do estudante, definindo qual será seu objetivo ao final do programa.  

 

Dessa forma, o estudante passa a analisar sua área de atuação acadêmica e social, buscando mostrar interesses extracurriculares que somem ao seu currículo ao final do processo e acrescentando em sua rotina fatores necessários para conquistar sua aprovação internacional, tais como:

  • Autoconhecimento
  • Currículo-Forte
  • Auto Expressão
  • Hábitos de Estudo
  • Foco e Dedicação
  • Independência
  • Autonomia
Etapas do PGG

Após a fase de análise de opções, já sabendo quais instituições combinam mais com o estudante e suas metas, este programa vai se tornando mais concreto e objetivo. Uma vez que as opções são afuniladas, é feita a verificação dos requisitos para a universidade escolhida junto ao estudante, orientando-o aos testes de idiomas necessários e os testes padronizados de entrada, como os SATs, o qual inclui um curso preparatório, com diversos simulados e feedbacks.

O próximo passo do programa é mais palpável, no qual cada estudante faz individualmente o preenchimento de seus “Application Forms” (Questionários), recebendo a orientação da nossa College Counselor durante todo o processo.

Em seguida, o estudante dedica-se à escrita de seus ‘Essays’ (Redações), os quais fazem parte de sua aplicação e devem contar sua trajetória pessoal e apresentar-se à universidade.

 

Como dito anteriormente, é a College Counselor que se responsabiliza pela tradução do Histórico Escolar, cartas de recomendação e outros documentos que possam vir a ser requisitados, para que, finalmente, o estudante possa ingressar na fase de entrevistas.

Já orientado e preparado, o estudante encara a fase de entrevistas com representantes da universidade de interesse, por meio das quais ele deve mostrar os motivos que o destacam como um bom candidato para esta instituição, já que a busca por novos estudantes vai muito além de sua nota.

Muitos pais/responsáveis se perguntam sobre as diferenças entre programas de ensino e qual pode melhor preparar seu filho para as opções de universidades no exterior e no Brasil. Para encontrar uma resposta do que é melhor para sua rotina e bem estar, a solução é conhecer mais sobre cada um deles:

 

O ‘High School’ tem uma carga dobrada de estudos devido às matérias em inglês, presentes no currículo americano, as quais não necessariamente agregam mais à candidatura do que outras atividades extracurriculares. Além disso, a realização apenas do ‘High School’ não oferece essa consultoria especializada e acompanhamento para o ingresso nas universidade americanas e/ou de outras partes do mundo.

 

No IB, ou International Baccalaureate, o currículo é altamente padronizado e focado 100% nas opções fora do país. Estudantes estrangeiros que mudam com frequência podem trocar de país/escola sem perder o ritmo de estudo. Mas o currículo, sendo mais restrito, não prepara o estudante com todo o conteúdo do ENEM, podendo limitar o candidato a mudar de ideia sobre o curso desejado para a universidade.


Enquanto isso, o PGG funciona de modo diferente, pois é um programa complementar ao Ensino Médio, mas que não sacrifica a qualidade das aulas oferecidas. Com o PGG, a proposta do Planck é de preparar o estudante para que possa candidatar-se para qualquer universidade fora e/ou dentro do país. O candidato administra seu tempo extraclasse para desenvolver as atividades propostas, participa de reuniões presenciais ou por videoconferência com a College Counsellor e representantes de universidades do mundo inteiro, tudo isso enquanto estuda no Planck, tendo acesso à uma educação forte em um colégio de alto desempenho!

Desde o primeiro ano do PGG, os estudantes são estimulados a desenvolver sua autonomia e autoconfiança, seguindo um processo de tomada de decisões desde o início. Sabendo-se disso, cada participante faz pesquisas e reflete quanto ao local onde quer estudar, considerando o país, a cidade e a universidade. Este exercício promove também o autoconhecimento do estudante, definindo qual será seu objetivo ao final do programa.  

 

Dessa forma, o estudante passa a analisar sua área de atuação acadêmica e social, buscando mostrar interesses extracurriculares que somem ao seu currículo ao final do processo e acrescentando em sua rotina fatores necessários para conquistar sua aprovação internacional, tais como:

  • Autoconhecimento
  • Currículo-Forte
  • Auto Expressão
  • Hábitos de Estudo
  • Foco e Dedicação
  • Independência
  • Autonomia

Confira a seguir uma representação imagética das vantagens do programa Planck Global Guidance:

O Scholastic Aptitude Test (SAT) é um exame unificado, semelhante ao nosso ENEM, aceito em instituições de ensino nos Estados Unidos e faz parte do processo de admissão em faculdades internacionais. O exame avalia os conhecimentos e habilidades de raciocínio dos estudantes através de três áreas: Math (matemática), Critical Reading (linguagem e interpretação de textos) e Writing (escrita), e uma boa pontuação favorece as chances de aprovação do candidato. Pensando nisso, o Planck Internacional oferece um curso preparatório para o SAT, com diversos simulados e feedbacks, seguindo as orientações de nossa College Counsellor. Dessa forma, o candidato se adapta ao ritmo de prova, além de desenvolver autoconfiança e estratégias para uma realização efetiva do exame. 

Essa também pode ser uma opção para quem busca aprovações nacionais, já que universidades como INSPER, FGV, Instituto Mauá e ESPM aceitam a prova SAT como forma de ingresso em suas instituições.

Confira detalhes sobre o curso preparatório:

  • 20h de aulas preparatórias.
  • 6 a 8 simulados.
  • Correção e feedback com exercícios extras para cada estudantes.
  • Orientação para inscrição.
  • Aula SAT Review ao final do processo, antes da prova.

Exclusivo para estudantes da 3ª Série do Ensino Médio que decidiram buscar sua aprovação internacional durante o último ano no Colégio. Para isso, nossa College Counsellor prepara um plano personalizado para cada estudante, o acompanhando pelo processo de aplicação para instituições estrangeiras que possuem um sistema direto e simplificado de aplicações. Além de cuidar e organizar e preparar toda documentação necessária para sua aprovação internacional, assim o estudante poderá terminar o processo de ingresso às universidades tanto no Brasil quanto fora dele.

Confira em quais casos de interesse o PGG Application Program se encaixa:

  • Community College
  • Opções Europeias
  • Opções Latinoamericanas 

O Colégio Planck também possibilita aos seus estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª Série do Ensino Médio a participação em um programa de ensino de férias, denominado Summer, no qual o estudante aprende que esse período não é só para descansar, mas também é o momento de aprender mais, seja fora ou dentro do país. O programa propõe o aprofundamento na língua inglesa como parte da formação no idioma, assim como uma experiência incrível que vai ampliar os horizontes de todos os participantes.

Durante um período de 1 a 7 semanas, com custo variados, o estudante terá a oportunidade de vivenciar todos os aspectos de estudar na universidade escolhida: morar em um alojamento e comer no refeitório da universidade, conhecer pessoas de várias culturas e ainda realizar um curso, em sua área de interesse, em um ambiente nacional diferente ou internacional. Todos alunos ficam hospedados no campus universitário, onde interagem com estudantes do mundo inteiro dentro e fora das aulas, resultando em um ganho enorme para seu desenvolvimento pessoal, linguístico e cultural.

Para o Colégio Planck, esse processo é muito positivo, porque concede aos estudantes mais segurança na escolha, além da possibilidade ampliar as expectativas e sonhos a partir dessa experiência. Uma vez que, com uma participação em uma universidade internacional, o estudante pode até mesmo observar a necessidade de se tornar cada vez melhor e mais atraente para o mercado de trabalho no futuro.

O critério de onde fazer o Summer depende do curso de interesse e perfil acadêmico de cada estudantes. Nossos estudantes já participaram de programas nacionais como Insper e ITA, e internacionais como Bentley University (Massachusetts, EUA), Jacob´s University (Bremen, Alemanha) e Harvard University (Massachusetts, EUA). Confira:

  • Breno Guimarães – Alumni Planck – Summer na Marist
  • Umberto Malanga – Alumni Planck – Summer Camp da “Jacobs University Bremen”
  • Mariana Okuda – Alumni Planck – Summer na UConn
  • Ishan Matheus Unni – Alumni Planck – Summer em Harvard
  • Davi Fileti – Alumin Planck – Summer Camp em Bentley
  • Gabriel Peagno – Alumni Planck – Férias no Insper – Julho de 2019
  • Anne Landin – Alumni Planck – Summer em Harvard
Georgetown University

Summer em Georgetown

PGG Summer Georgetown

Como já exposto, o Summer proporciona uma experiência única a jovens de todo o mundo, neste programa do Planck Internacional, estudantes do Colégio Planck convivem e estudam por duas semanas na Universidade de Georgetown, localizada em Washington – DC, que se destaca como a 23º Melhor Universidade dos Estados Unidos, segundo a pesquisa de mesmo nome.

Diferente do Summer Program, o Summer em Georgetown é um programa personalizado, criado pelo Colégio Planck, para que estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental tenham a oportunidade de vivenciar esta experiência antes mesmo de ingressarem no Planck Global Guidance. 

O planejamento dessa viagem conta com 20 aulas por semana, durante as férias de julho, com finais de semanas programados em Nova Iorque e Philadelphia! A turma estuda comunicação e artes, estratégias para testes (TOELF/SAT), projetos Unesco e exercitam seus traços de liderança, além de participar de diversas oficinas culturais e também conhecer outras importantes universidades americanas.

Translate »