Na última quinta-feira (05), nossas estudantes da eletiva de Startup & Empreendedorismo participaram do DemoDay, um evento no qual as principais startups de estudantes e alumni do Insper apresentam seu pitch para os jurados. Nesse ano, uma startup ou empresa de estudantes da rede básica de colégios parceiros do Insper teve a oportunidade de participar do DemoDay através de uma seletiva realizada pela instituição e a startup Solucionis, formada por Sara Santos, Thais Ramos, Rebeca Coelho e Luisa Guimarães foi escolhida para apresentar seu projeto.
Solucionis no DemoDay
O DemoDay do Insper é um evento que celebra os projetos desenvolvidos pelos alunos, geralmente nas áreas de empreendedorismo, inovação e tecnologia, proporcionando um ambiente onde os jovens empreendedores possam validar suas propostas, receber feedback de profissionais do mercado e, eventualmente, conectar-se a potenciais investidores ou parceiros. Luisa Guimarães, Rebeca Coelho, Sara Santos e Thais Ramos são estudantes da 1ª Série do Ensino Médio e apresentaram a iniciativa, as motivações e as vantagens do aplicativo idealizado por elas, a Solucionis, e representaram o Colégio Planck com excelência, ao compartilhar o trabalho desenvolvido nas aulas de Startup & Empreendedorismo.
O que é a Solucionis?
Aos 13 anos, as fundadoras da Solucionis notaram no cotidiano de suas famílias um problema: adultos ocupados com o trabalho, com pouco tempo disponível para executar serviços simples e necessários. Ao realizar uma pesquisa com colegas de sala de aula, identificaram o interesse dos jovens em conquistar o próprio dinheiro através de trabalhos que se adaptam à rotina de estudos.
Conectando adultos com dificuldades com a administração de seu tempo pessoal à adolescentes aptos a ajudar e com o desejo de arrecadar uma renda extra, a Solucionis é um aplicativo capaz de unir as duas partes, prezando pela segurança de ambos. Dessa forma, os adultos interessados podem contratar adolescentes para realizar pequenos serviços que facilitam seu dia a dia, como passear com seu animal de estimação, cuidar de crianças e até auxiliar com o uso de aparelhos tecnológicos. Em contrapartida, os adolescentes, que se cadastram como prestadores de serviços e iniciam suas atividades, começam a receber uma renda à cada tarefa realizada, incentivando a independência financeira dos jovens e o apoio econômico com as despesas da família.
Eletiva de Startup & Empreendedorismo: formando jovens empreendedores
Compondo o Núcleo de Tecnologia do Colégio Planck, a extracurricular de Startup & Empreendedorismo incentiva que estudantes explorem suas ideias e estruturem empresas capazes de solucionar problemas. Conduzida pelo nosso Cofundador e Diretor, Prof. André Guadalupe, a disciplina iniciou suas atividades no ano de 2020, e anualmente realiza um evento para apresentação dos projetos, o Summit, que conta com a presença de uma banca de jurados, sendo eles empreendedores renomados e inseridos no mercado de trabalho, que avaliam os Pitches desenvolvidos pelos jovens empreendedores.
Flávia Piazza, Coordenadora de Desenvolvimento Internacional do Insper, reconhece o projeto de Startup & Empreendedorismo do Planck como um incentivo para que os jovens alcancem uma visão além do mercado de trabalho, motivando-os a melhorar o mundo através da inovação, independente da profissão escolhida no futuro. “É uma oportunidade única para os estudantes começarem no mundo do empreendedorismo, mesmo que no futuro eles optem por outra carreira, o aprendizado dessa experiência agrega um novo olhar sobre o ambiente de trabalho e sobre o mundo”, compartilhou Flávia, que esteve presente no Summit Planck Batch 24 como jurada.
É essencial para nós, como Colégio Planck, incentivar projetos como a Solucionis, que foi fundada dentro de nossa instituição e transborda valores presentes em nossa Matriz Socioemocional, como a Abertura ao Novo e a Autogestão, que englobam a determinação, persistência, foco e determinação, características indispensáveis para a formação de nossos estudantes.