Treinamento Lei Lucas: A importância da capacitação em primeiros socorros nas escolas

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A Lei Lucas, sancionada em outubro de 2018, exige que escolas, públicas e privadas, e espaços de recreação infantil estejam preparados para atendimentos de primeiros socorros. Visando a segurança de todos, nossos professores e funcionários se reúnem periodicamente para aprender procedimentos indicados para situações de emergência, incluindo a Reanimação Cardiopulmonar (RCP) e a Manobra de Heimlich.

Instrutor Socorrista durante treinamento de primeiros socorros para equipe de funcionários.

O que é a Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018)?

A Lei Lucas nº 13.722/2018, válida em todo o território nacional, tem o objetivo de prevenir situações de risco para vida no ambiente escolar por meio da capacitação dos funcionários. A norma foi criada em decorrência de um acidente de engasgo infantil que resultou no falecimento de Lucas Begalli, de apenas 10 anos, durante um passeio escolar, em Campinas, interior de São Paulo, em 2017. Devido a falta de profissionais qualificados para prestar os primeiros socorros de forma rápida, Lucas não resistiu, resultando na fatalidade que certamente poderia ter sido evitada

Por essa razão, a Lei Nº 13.722/18 entrou em vigor, visando formar funcionários capacitados que podem agir rapidamente em situações de emergência, como engasgos, quedas, convulsões ou paradas cardiorrespiratórias, aumentando as chances de salvar vidas.

Capacitação de educadores em primeiros socorros

Mais do que atender a uma exigência legal, a capacitação de profissionais cria uma cultura de cuidado e responsabilidade, promovendo um ambiente seguro onde todos se sentem preparados para agir, tranquilizando pais e responsáveis e reforçando o nosso compromisso com o bem-estar dos estudantes.

O treinamento do Time Planck abordou a Lei Lucas e ensinou a todos os participantes a Manobra de Heimlich, além de demonstrar demais ações emergenciais de primeiros socorros que podem preservar vidas em momentos decisivos. A atitude imediata e assistência de pessoas capacitadas facilitam a comunicação de sintomas e sinais no momento do atendimento profissional, seja após acionar uma ambulância ou ao encaminhar a vítima ao hospital.

Funcionária realizando manobra de desengasgo no simulador de manobra de Heimlich.

Através de dinâmicas, o instrutor socorrista ensinou a prática de métodos para desobstrução das vias aéreas e a manobra de compressão cardíaca, usada em casos de parada cardiorrespiratória. Essas ações  minimizam o mal-estar da vítima até a chegada de paramédicos e socorristas, aumentando as chances do acidentado sobreviver.

Como preparar crianças e adolescentes para emergências

Crianças e adolescentes também precisam estar conscientes sobre os riscos da situação para que estejam preparados para agir em casos emergenciais. É papel designado ao adulto aprender como oferecer os primeiros socorros e ser um exemplo, ensinando e conversando com os filhos sobre esse tema em casa, solucionando suas dúvidas e oferecendo o apoio necessário para uma prevenção efetiva. Ensinar os telefones de emergência e apresentar a manobra de Heimlich são atos simples que podem salvar vidas. Seguem os números nacionais que todos devem conhecer:

  • Polícia Militar – 190.
  • Emergência de saúde (SAMU) – 192.
  • Bombeiros – 193.
Funcionários realizando pulsação radial para verificar os batimentos cardíacos.

A experiência do Colégio Planck com o Treinamento Lei Lucas

O Colégio Planck valoriza a segurança e o bem-estar de estudantes e colaboradores, promovendo treinamentos regulares de primeiros socorros conforme a Lei Lucas. Essas capacitações preparam a equipe para agir com rapidez e eficiência em situações de emergência, criando um ambiente escolar mais seguro e acolhedor para todos.

Quer saber mais sobre como o Colégio Planck prioriza a segurança dos estudantes? Entre em contato e conheça nossas iniciativas!

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