Recorrentemente defendo que uma Escola de Alto Desempenho é o alinhamento continuo de 4 pilares. Em primeiro lugar; (1) Propósito , missão, visão e valores claros e compartilhados legitimamente por toda a escola, com um (2) time feliz, motivado, empoderado, com confiança um nos outros e com clareza de seus papeis e entregáveis buscando alcançar (3) metas mensuráveis, desafiadores e realísticos com processos e indicadores mapeados e por fim com (4) uma cultura de inovação legítima, onde errar faz parte e gera aprendizado.
Entretanto, hoje quero levantar a absoluta relevância que os Professores têm em uma Escola de Alto Desempenho. O professor tem que estar plenamente envolvido nos 4 pilares pois é ele quem vai, de fato, promover o aprendizado do estudante e levar a escola a um patamar de alto aprendizado, engajamento e motivação dos alunos, ainda mais hoje em um cenário de isolamento social e prédios fechados.
O segredo para notas altas de excelentes estudantes são os professores. Um estudo americano, publicado na edição de junho de 2016 da revista The Economist, uma das revistas mais conceituadas mundialmente, dedicou sua capa para educação, mais especificamente, a um estudo intitulado: How to make a good teacher – tradução livre: Como formar um bom professor, descobriu que em apenas 1 ano, os 10% melhores professores transmitem 3 vezes mais aprendizado aos seus alunos do que os 10% piores. Considerando o mesmo grupo de alunos.
O professor que além de seus conteúdos acadêmicos, busca constante pelo saber e suas estratégias didáticas precisa em seu dia a dia ter na sua prática um pouco de psicologia, sociologia e filosofia com abundância de empatia e paixão pelo que faz.
Estamos aprendendo cada um de nós professores com o colega, com o time, com quem sabe usar melhor uma determinada tecnologia, quem sabe se expressar melhor diante da tela fria de uma câmera de celular ou com quem tem mais capacidade de síntese. Mas estamos aprendendo e ficando melhores!
Nunca as matrizes socioemocionais foram tão colocadas a prova. Conceitos como Amabilidade e Engajamento, Abertura ao Novo, Autogestão e Resiliência Emocional são fundamentais para o dia de hoje!
No Colégio Planck a Matriz Socioemocional está presente no dia a dia do aprendizado e da experiência do estudante em cada trabalho em cada projeto e em cada interação entre os estudantes e entre os estudantes e os professores e orientação e coordenação pedagógica.
Fico muito feliz em perceber que as habilidades socioemocionais de Empatia & Respeito, Interesse Artístico, Autonomia, Foco & Organização, Persistência & Determinação, Autoconfiança, Entusiasmo e por fim, Tolerância ao Estresse e à Frustração estão sendo amplamente assimilados, aprendidos e exercidos por toda a comunidade de Estudantes, Professores e Time Administrativo Pedagógico!
Na educação, 1,5 bilhão de estudantes chegaram a ficar com aulas suspensas ou reconfiguradas ao redor do mundo. O contingente representa mais de 90% de todos os estudantes do planeta – segundo atualização realizada pela Unesco, órgão da ONU para educação e cultura.
Hoje os professores, em suas casas, em isolamento social, com a suspensão temporária das atividades presenciais, em uma tentativa de reduzir o risco de contágio e disseminação do coronavírus entre os alunos e o restante da população, ao planejar, preparar, gravar, editar e disponibilizar suas aulas de forma online e digital ele precisa levar para seus alunos e familiares um olhar de acolhimento, de esperança, de união e de afeto. Nunca foi fácil ser professor, mas hoje estamos todos sendo colocados a prova. Os professores estão se reinventando, aprendendo, se modificando e buscando trazer para seus alunos o aprendizado e o acolhimento que precisam.
E não tenho receio de dizer que mais uma vez estamos vencendo os desafios e levando para nossos alunos o que há de melhor de nós mesmos!
Os prédios estão fechados, mas as escolas não. Os propósitos, os valores, as missões, os times, as culturas de milhares de escolas ao redor de todo o mundo estão abertas.
Jamais vamos esquecer do ano de 2020, o ano em que os prédios das escolas ao redor de todo o Planeta fecharam suas portas, mas mantiveram suas almas abertas e trabalhando para melhorar o Mundo a cada dia. Um dia de cada vez!
Gostaria de parabenizar e me solidarizar com cada um dos milhares de professores no Brasil e no Mundo que estão fazendo um excelente trabalho. Repito, nós professores nunca aprendemos tanto, com os nossos colegas, com os nossos alunos e também sozinhos e, em tão pouco tempo.
Orgulho de Ser Professor!
Prof. André Guadalupe
Cofundador e Diretor do Colégio Planck