O Colégio Planck esteve presente na inauguração do novo escritório de atendimento a estudantes no Brasil da Universidade de Coimbra e foi homenageado pelo desempenho dos nossos estudantes. Nosso cofundador e diretor, Prof. André Guadalupe, e nossa diretora pedagógica, Helen Santos, que representaram o Colégio Planck durante a cerimônia de inauguração, concederam uma entrevista e compartilharam mais detalhes sobre o evento e sua importância para nossos estudantes. Confira a seguir.
Colégio Planck formando estudantes globais
Durante o evento de inauguração da sede da instituição na Casa de Portugal de São Paulo, um marco histórico para a cultura luso-brasileira, o Colégio Planck foi convidado pela Universidade de Coimbra para receber uma homenagem sobre o desempenho do Colégio Planck nas aplicações e aprovações em universidades de toda Europa, conta nosso cofundador e diretor, Professor André Guadalupe, “é uma honra receber esse certificado de uma das instituições mais tradicionais do mundo e a primeira universidade de Língua Portuguesa, que esse ano celebra 735 anos de fundação. Além disso, estamos gratos por fazer parte de um momento tão importante para a Universidade de Coimbra, que agora está mais perto dos estudantes brasileiros.” A homenagem foi entregue pelas mãos do Magnífico Reitor, Professor Doutor Amílcar Falcão, e da Vice-Reitora, Professora Doutora Cristina Albuquerque.
A presença da instituição em território brasileiro abre um leque de oportunidades para estudantes brasileiros que desejam estudar em Portugal, como conta Helen Santos, nossa diretora pedagógica: “A parceria com uma instituição tão renomada como Coimbra fortalece ainda mais nossa missão de proporcionar oportunidades globais para os estudantes, ampliando seus horizontes e oferecendo acesso a um ensino de qualidade que transcende fronteiras”, uma vez que essa proximidade facilitará o contato entre estudantes e a instituição. Além disso, essa presença física reforça a ideia de que estudar fora, em uma universidade de prestígio como Coimbra, é algo muito mais alcançável, incentivando ainda mais a busca por uma formação internacional.
A Universidade de Coimbra é uma instituição com uma rica história acadêmica e um prestígio reconhecido globalmente, com programas que abrangem diversas áreas do conhecimento, permitindo que os estudantes se desenvolvam em ambientes de pesquisa de ponta e convivam com uma diversidade cultural impressionante. Diante disso, Helen aconselha os estudantes interessados em estudar fora do Brasil: “Comece o planejamento cedo! Pesquise sobre o processo de admissão, as opções de cursos e, principalmente, sobre as oportunidades de bolsas de estudo que podem ajudar a viabilizar esse sonho. Esteja preparado para abraçar a diversidade cultural, pois estudar fora é também uma experiência de vida que vai muito além da sala de aula. Aprender a lidar com diferentes culturas e visões de mundo será um grande diferencial no futuro. Além disso, é importante que os alunos invistam no domínio de línguas estrangeiras, para poder acompanhar o ritmo de estudos e aproveitar ao máximo a experiência. E, por fim, nunca hesitem em buscar apoio — tanto dentro do Colégio Planck quanto com instituições como a própria Universidade de Coimbra, que oferecem suporte em todas as etapas desse processo.
É gratificante para nós, como Colégio Planck, participar de eventos internacionais a convite de uma instituição renomada como a Universidade de Coimbra, uma vez que a dedicação aos programas internacionais segue sendo uma das prioridades em nosso cotidiano, acompanhando o processo de aplicação de dezenas de estudantes Planck a cada ano através do Planck Global Guidance. Por essa razão, o contato direto com instituições estrangeiras estreita nossos laços, permitindo um melhor alinhamento de projetos e mais oportunidades acadêmicas para nossos estudantes.
Conheça mais sobre o Planck Internacional!