O que a criança do 6° ano já tem condições de fazer sozinha?

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Estudante do 6º ano lendo livro em cabine circular.

No 6º ano, os estudantes estão vivenciando a transição do ensino fundamental I (anos iniciais) para o ensino fundamental II (anos finais).

O novo ciclo escolar exige que as crianças desenvolvam mais responsabilidade e compromisso com seus estudos, e com seu próprio desenvolvimento pessoal.

Da mesma forma, devem desempenhar uma participação ainda mais ativa em seu próprio processo de aprendizagem em comparação aos anos anteriores.

Portanto, sua autonomia deve continuar em desenvolvimento. O estudante recebe ainda mais estímulos para realizar diferentes tarefas sozinho e tomar decisões com base nas suas próprias percepções.

Mas, claro, essas atividades são planejadas de acordo com o desenvolvimento de sua faixa etária, para que não receba mais responsabilidades do que consegue lidar.

Além disso, esse processo deve ser apoiado pelos pais, não somente relacionado às atividades escolares, como também a todo tipo de atividade que pode contribuir com o desenvolvimento de suas habilidades e inteligências.

Tarefas domésticas, hobbies e aulas extracurriculares, por exemplo, podem ser excelentes oportunidades para que os estudantes exercitem sua autonomia e enfrentem novos desafios.

Assim, conseguem aprender a gerenciar seu tempo e suas prioridades, além de ajudar a construir sua autoconfiança, já que se tornam capazes de resolver algumas questões do cotidiano e que dizem respeito à sua formação.

Neste artigo, você vai entender melhor quais são os tipos de atividades que a criança do 6º pode fazer sozinha e como são importantes para seu desenvolvimento.

Boa leitura!

O que pais e estudantes devem esperar do 6º ano?

O 6º ano representa um período de grandes transformações para os estudantes, momento na qual a autonomia, a responsabilidade e o desenvolvimento socioemocional se entrelaçam.

Os estudantes começam a lidar com novas exigências no colégio e na vida pessoal, marcando um momento de transição importante entre a infância e a pré-adolescência. 

Por isso, o apoio dos professores, que devem estar atentos às necessidades individuais de cada estudante, é essencial para que todos consigam se adaptar à nova realidade.

Afinal, o 6º ano é um momento importante para a construção de habilidades sociais, emocionais e acadêmicas. Os estudantes começam a formar grupos de amizade mais complexos e a lidar com a diversidade de opiniões e vivências.

Essa interação social é essencial para o desenvolvimento da empatia e do respeito ao próximo, competências que serão valiosas ao longo de suas vidas.

As disciplinas também possuem um papel importante, já que se tornam mais diversificadas e complexas, com a introdução de conteúdos que estimulam o pensamento crítico e a resolução de problemas. 

Assim, os estudantes são incentivados a questionar, investigar e buscar soluções criativas, o que promove um aprendizado mais significativo e duradouro.

Além disso, nesse período escolar, é importante que os estudantes aprendam a gerenciar seu tempo e a priorizar tarefas, habilidades que serão fundamentais em sua vida acadêmica e profissional futura. 

Por isso, o Colégio Planck oferece um ambiente que estimula a responsabilidade, a organização e o protagonismo dos estudantes, ajudando-os a explorar suas habilidades e potencialidades.

Por outro lado, os pais e responsáveis podem estimular esse processo em casa, contribuindo para seu crescimento pessoal e profissional.

Leia mais sobre: 

Histórias que fazem parte da nossa história | Transição do 6º ano 

Continue sua leitura para conhecer quais são as responsabilidades que podem ficar a cargo das crianças do 6º ano.

Organização dos estudos

O ingresso no 6º ano representa o início de uma jornada escolar com maior carga horária, matérias novas e desafios acadêmicos mais complexos do que os enfrentados nos anos anteriores. 

Assim sendo, os estudantes podem ser encorajados a organizar todo seu cronograma de estudos, assim como atividades relacionadas, como:

  • Arrumar mochilas e bolsas: guardar e preparar todos os itens necessários para o dia seguinte, como cadernos, livros e outros materiais com base no cronograma de aulas;
  • Elaborar plano de estudos: com supervisão moderada dos pais ou dos professores, os estudantes podem começar a criar um cronograma simples, que inclua horários de estudo e revisão para provas e tarefas de casa;
  • Comprar prazos: se responsabilizar pela entrega de trabalhos e projetos nas datas previstas, além do planejamento adequado para a execução das atividades.

Rotina de estudos para os vestibulandos Quero acessar

Pequenas tarefas domésticas

Os estudantes do 6º ano também estão em uma fase propícia para começar a assumir responsabilidades mais simples em casa.

Essa é uma forma de reforçar habilidades de disciplina e autonomia que são importantes tanto para sua vida acadêmica quanto pessoal, em diversos ciclos sociais.

  • Arrumar seu quarto: manter o ambiente pessoal organizado, desde guardar brinquedos até dobrar roupas, promove a noção de responsabilidade sobre seus próprios espaços;
  • Preparar pequenos lanches: aprender a fazer lanches simples como sanduíches ou frutas estimula a independência e a consciência sobre alimentação equilibrada;
  • Cuidar dos animais de estimação: alimentar, trocar a água, limpar seu espaço e sair para passear com os pets é uma responsabilidade que pode promover empatia e carinho pelos animais, além de ressaltar a importância dos devidos cuidados com outros seres;
  • Auxiliar em tarefas específicas: ajudar em atividades como varrer o chão ou colocar o lixo para fora contribui para que os estudantes entendam o valor do trabalho em equipe e do senso de pertencimento.

Gestão da rotina

A capacidade de gerenciar o tempo é uma habilidade valiosa que pode ser ensinada desde cedo, para que desenvolvam disciplina e compreensão sobre o impacto das suas escolhas diárias.

Além de ser importante para organizar a rotina de estudos, também é importante para o estudante definir o cronograma de todas as outras atividades de sua semana:

  • Lazer e descanso: aprender a separar momentos de estudo, descanso e lazer é essencial para que o estudante aprenda a criar um equilíbrio saudável entre suas responsabilidades e momentos de relaxamento, para evitar a sobrecarga e o estresse;
  • Atividades extracurriculares e hobbies: ao incluir práticas como esportes, música ou artes em sua rotina, o estudante não só enriquece seu aprendizado, mas também aprende a gerenciar seu tempo de forma mais eficaz, além de ajudar a aliviar o estresse da rotina e favorecer a socialização.

Escolha de atividades extracurriculares e hobbies

No Colégio Planck, as atividades extracurriculares são uma extensão importante do aprendizado formal. 

Elas são fundamentais para que os estudantes desenvolvam habilidades diversas e descubram novas paixões, da mesma forma como são os hobbies.

Mas é importante que a escolha das atividades seja realizada pelos próprios estudantes, não por seus pais. 

Afinal, o propósito é que eles explorem seus interesses, já que podem estar relacionados às suas escolhas profissionais. Veja o que fica a cargo do estudante nessa decisão:

  • Fazer ou não uma atividade: os estudantes devem ter a liberdade de decidir se desejam ou não participar de atividades fora da grade curricular, para que tenham controle sobre suas experiências e do uso do seu tempo;
  • Escolher qual atividade realizar: os estudantes podem explorar uma variedade de opções, como esportes, música, artes, ciências, teatro, entre outros, escolhendo aquela que mais se identificam;
  • Definir o nível de comprometimento: os estudantes também podem decidir o quanto querem se dedicar a uma atividade. Isso inclui a frequência das práticas, o tempo que pretendem investir e os objetivos que desejam alcançar;
  • Refletir sobre as experiências: após participar de uma atividade, os estudantes devem ter a oportunidade de refletir sobre suas experiências: O que gostaram? O que aprenderam? Essa autoavaliação ajuda a moldar futuras escolhas e a desenvolver uma compreensão mais profunda de si mesmos.

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Como os pais podem auxiliar o desenvolvimento de seus filhos?

Os pais podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades que vão além da grade curricular, para que as crianças tenham uma formação completa como indivíduos.

Criar um espaço em casa que seja propício para o estudo e a realização de atividades é essencial para que os filhos consigam organizar sua rotina e se concentrem em suas atividades.

Manter um diálogo constante e aberto com os filhos também é importante para a criação de um espaço seguro que permite que se expressem e cresçam tanto academicamente quanto emocionalmente.

Permitir que os filhos tomem decisões referentes à sua educação ajuda a desenvolver confiança e responsabilidade, além de permitir que explorem seus interesses da forma mais adequada.

Além disso, os pais devem dar o exemplo aos seus filhos, demonstrando comportamentos e atitudes que desejam ver neles.

Em outras palavras, as crianças devem aprender com seus pais o gosto pelo conhecimento e pelo crescimento pessoal, para que isso seja aplicado em todas as esferas sociais, não somente no colégio.

Por fim, os pais devem realizar boas escolhas quanto ao colégio dos filhos, para que eles consigam de desenvolver e ter uma aprendizagem significativa e duradoura.

O Colégio Planck não é uma instituição que se restringe ao currículo tradicional. Nossa proposta pedagógica abrange abordagens importantes para a formação integral dos estudantes.

Aqui, valorizamos o protagonismo de cada um dos estudantes e estimulamos essa capacidade diariamente no ambiente escolar.

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