Planck Home School

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Case Planck Home School, entenda o cenário, os desafios, as ideias, as fases e os resultados do ensino remoto do Colégio Planck.

Quando o anúncio da suspensão das aulas surgiu em março, o cenário que vivíamos era: um Colégio Planck que estava na oitava semana de aulas, se mudado recentemente para um prédio novo e com Ensino Fundamental Anos Finais e 1ª série do Ensino Médio totalmente novos.

Eram 400 estudantes estreantes do 6º ano à 1ª série do Médio e outros 200 antigos, que já conheciam a cultura do Planck. Isso significa que quase 70% dos alunos eram 100% novos no Colégio.

Já havia um desafio naquele momento, que era focar totalmente no nosso socioemocional e ajudar os estudantes novos na adaptação à nova rotina e à  metodologia do Colégio.

Case Planck Home School, entenda o cenário, os desafios, as ideias, as fases e os resultados do ensino remoto do Colégio Planck.

Com o isolamento social, quais foram os desafios iniciais?

Assim que a suspensão das aulas foi definida pelo Governo do Estado em 18 de março, o Colégio Planck teve apenas 4 dias para pensar rapidamente em soluções para manter as aulas, antes que a suspensão ocorresse de fato na data de 23 de março. 

Quais foram as soluções encontradas? Como aconteceu o processo de implementação do Planck Home School?

Apesar do grande desafio, o Colégio criou um programa para o Planck Home School para proporcionar aos estudantes a oportunidade de continuarem mantendo o conteúdo curricular e o calendário no isolamento social, tendo como aliada a tecnologia.

Todas as atividades pensadas foram totalmente focadas nos valores do Planck, que possibilitam uma educação de alto padrão, com metodologia inovadora e foco total no estudante.  

planck valores

 

Com a suspensão das aulas, o Colégio precisou promover também uma grande adaptação de estrutura, com equipamentos, telefones, internet e a questão da humanização de todo o processo.

A primeira iniciativa foi adotar um programa em fases para levar o home school para todos os estudantes. 

1ª Fase

Nas duas primeiras semanas de home school, foram disponibilizados roteiros de revisão das 8 primeiras semanas de aulas presenciais.

Os roteiros estavam bem orientados sobre como fazer e também usamos forms (questionários).

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2ª Fase

Aulas gravadas assíncronas, com roteiros e orientação de estudo e como fazer. Durante as duas primeiras semanas do home school, os professores gravaram as aulas em casa. Esse material foi disponibilizado na terceira semana.

Nessa fase, eles tinham uma sugestão de horários para assistir às aulas.

Nesse momento também já tinha plantões de dúvidas ao vivo com os professores, com horários determinados.

Além disso, os estudantes também já tinham roteiros para desenvolver e roteiros de tarefas.

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3ª Fase

A partir da terceira fase, os estudantes passaram a ter aulas on-line síncronas (ao vivo) no período da manhã, além dos plantões de dúvidas à tarde para esclarecer questões com os professores.

Além disso, também continuaram os roteiros e tarefas.

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Rotina escolar

Os estudantes têm um carga horária de 20 horas semanais de plantões de dúvidas de todas as matérias, que possibilitam contato permanente com todos os professores; e a continuidade de 70% das aulas eletivas no período da tarde: Startup, Empreendedorismo, Mídias Sociais, Agência Júnior, Planck ONU, Robótica, Xadrez, Programação, Astronomia, Olimpíadas de Matemática, Física, Filosofia, História, Atualidades, além do Planck Internacional, com aulas de inglês, francês, espanhol.

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No nosso school profile temos um olhar muito voltado para o ensino internacional. Portanto, o Planck Global Guidance também continua atuando com toda força, promovendo toda a rotina para os estudantes que querem estudar em outro país, inclusive, mantendo encontros virtuais com universidades do mundo inteiro.

Além disso, os alunos inscritos do PGG continuam seus estudos para o SAT e têm mantido semanalmente contato com diretores de aplicação de diferentes universidades do planeta.

Além das aulas, plantões de dúvidas e eletivas, a produção semanal de Redação também foi mantida, com a entrega virtual via Classroom.

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Foi totalmente mantido o ritmo dos projetos curriculares, mas também foi mantido um ritmo muito intenso  e rico de atividades extracurriculares.

Além disso, em todas as fases,  sempre houve um roteiro detalhados da orientadora educacional e da coordenadora pedagógica sobre como estudar, manter os hábitos, ter rotina nos estudos, sugestões e outras dicas importantes. Sempre houve um apoio de orientação aos estudantes de como fazer.

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Outro ponto fundamental foi o contato com 50 famílias por dia, de todas as séries para apoiar os estudantes para tirar dúvidas desde o primeiro dia do isolamento social.

No início foram dúvidas mais técnicas, depois passaram para um âmbito mais filosófico e de mais apoio psicológico e emocional, para auxiliar na saúde mental de todos.

Quais foram os resultados gerados?

O grande cuidado do Colégio com os estudantes e famílias nesse período gerou estudantes engajados e pais muito satisfeitos com todo o programa Planck Home School.

Com todo o programa criado, o Planck teve oportunidades de reforçar as habilidades socioemocionais dos estudantes, acionando, especialmente, o protagonismo de cada um. Junto com essa competência vieram outras como responsabilidade, autogestão, resiliência, criatividade e diversas outras no ensino remoto.

Só para se ter ideia de números desse engajamento os índices são altos tanto quando o aspecto é assistir às aulas, como na execução de tarefas e produção semanal:  

  • 96% de presença on-line nas aulas síncronas;
  • 94% de entrega de redações;
  • 93% de resoluções de forms (questionários) dentro do prazo;
  • 99% de presença nas avaliações on-line;
  • 85% de presença nas aulas de complementação de idiomas, eletivas tradicionais e de tecnologia, núcleo de artes e outras;
  • 48 atendimento realizados pela Orientação Educacional (92% ativo);
  • 187 depoimentos espontâneos de feedbacks positivos.

Depoimentos de pais e alunos

Todo esse processo movimentou muito as nossas redes sociais, pais passaram a enviar mensagens diversas contando sobre o que acharam do nosso Planck Home School e da postura dos filhos diante do novo quadro.

Mas não foram só os pais que foram ativos nessa comunicação. Os estudantes do Colégio Planck também dedicaram parte do seu tempo para contar o que estava acontecendo do lado de dentro de suas paredes. 

Alguns depoimentos recebidos:

“Agradecemos a toda equipe do Colégio Planck pelo carinho e dedicação nesse momento que estamos enfrentando. Com material de alta qualidade, materiais de apoio, plataforma SAS e principalmente o calor humano, que nunca faltou e com certeza nunca faltará. A dedicação da equipe pedagógica, as ligações carinhosas para saber como o aluno está, isso faz do Colégio Planck não apenas um Colégio de Alto Desempenho, mas principalmente um Colégio Humano, onde o aluno é visto como um ser individual, despertando a vontade de adquirir conhecimentos e manter uma rotina de estudos mesmo estando em ´home school´. Juntos somos mais fortes, acreditamos na parceria Planck.”

Valdir Cordeiro e Fabiana Cordeiro, pais do aluno Rafael Cordeiro, aluno do 8º Ano do Ensino Fundamental.

 

“Olá! Venho parabenizar os professores, diretores, coordenadores e outros envolvidos nessa fase de ensino a distância. Muito obrigada por todo o apoio que estamos recebendo, sei que não está fácil para ninguém! Mas o capricho de vocês está grande e isso é incrível. Vejo o carinho com a preparação das aulas e conteúdos disponibilizados online. Então, recebam meus parabéns que envio com tanto amor! Saudades das aulas presenciais… Logo mais nos vemos. Beijos!”

Laís Bonafé, estudante da 3ª Série do Ensino Médio

“Agradeço o carinho e a disponibilidade do Colégio Planck em atender os alunos com o cuidado necessário nesse processo de isolamento social. Fico muito satisfeita em saber que toda a equipe do Colégio Planck é preparada e bastante competente na educação de cada um de seus alunos. Eu e meu marido estamos tranquilos em relação ao direcionamento que o Colégio irá prover para o desenvolvimento social/ emocional e profissional da Letícia! Confiança é o que define a relação da nossa família e do Colégio Planck. Conte comigo!”

Dejenane Aparecida Pascoal Pereira, mãe da Letícia Pereira Malaman, aluna do 9º Ano do Ensino Fundamental.

“A Ana Clara, com hábitos mais vespertinos, está se dedicando e cumprindo o currículo. O simulado do Enem foi um desafio, mas estou muito satisfeita com a dedicação dela. O Antônio é diurno total, acorda cedo e dorme cedo. Rotina tranquila para ele, acompanhando as aulas e cumprindo o cronograma de exercícios! Obrigada Colégio Planck!”

Ana Lúcia Pereira, mãe dos estudantes, Ana Clara Pereira, aluna da 3ª Série do Ensino Médio e Antônio Pereira, aluno do 9º Ano do Ensino Fundamental.

“Como eu amo fazer parte da Família Planck! Acompanhando diariamente a rotina de estudos da minha filha Maria Eduarda do 7º Ano, e só tenho a agradecer tanta dedicação, cuidado e amor pela educação. Estou cada vez mais encantada com as aulas e com o Colégio… esse lado humanizado neste momento que estamos passando faz toda a diferença!”

Patrícia Nunes Souza, mãe da Maria Eduarda Souza Muotri, aluna do 7º Ano do Ensino Fundamental.

 

“Tenho orgulho de me pronunciar em estar estudando no Colégio Planck de São José dos Campos, porque desde o início desta trágica situação que todos nós estamos vivendo o Planck sempre esteve atuando em contramão desse empecilho, com vídeo aulas online presente no nosso material escolar(SAS) e vídeo aulas dos nossos próprios professores. Além disso, temos roteiros especiais toda semana das aulas, nas quais estão presentes em nossa grade e entregamos toda terça-feira uma redação que está sendo enviada pelo aplicativo do Google: o Classroom, sendo corrigidas por nossos corretores semanalmente. Portanto, tenho plena consciência de que iremos alcançar nos objetivos profissionais por essa ajuda essencial de nossa escola.”

Beatriz Valentim Costa, aluna da 3ª Série do Ensino Médio.

 

“Planejamento, organização, suporte, incentivo, apoio… Cada vez mais satisfeita em pertencer a Família Planck.”

Raquel Ott, mãe da Laura Ott e da Luiza Ott, alunas da 1ª e 3ª Série do Ensino Médio.

 

O que vai ficar no pós-pandemia?

Toda essa crise vivenciada pela pandemia criou muitas oportunidades de crescimento pessoal e profissional, tanto do lado das famílias, como do nosso lado de profissionais da Educação.

Muitas lições foram aprendidas com esse novo método de levar o ensino aos estudantes. Percebemos que a partir desse momento, que é único e sem precedente em todo o planeta, algumas iniciativas podem permanecer na Educação e na nossa gestão:

  • Ensino híbrido vai ganhar mais força. A ideia é ter o e-Planck também com colaboradores além das fronteiras da escola e com estudantes aprendendo também fora dos muros da escola ;
  • Tecnologia pode ter um olhar mais humanizado;
  • Escolas perceberam a necessidade de inovar mais e fazer o que for possível, sem medo de errar;
  • A Educação precisa buscar soluções inéditas;
  • Professores são a grande alma do ensino e são os grandes heróis desse momento. Foram realmente empoderados e perceberam que podem manter personalidade, conteúdo rico e relevância mesmo por meio das ferramentas digitais.

Case Planck Home School, entenda o cenário, os desafios, as ideias, as fases e os resultados do ensino remoto do Colégio Planck.Case Planck Home School, entenda o cenário, os desafios, as ideias, as fases e os resultados do ensino remoto do Colégio Planck.

Esses números de engajamento, depoimentos de pais, alunos e lições aprendidas refletem a clareza do propósito do Planck e do que buscamos em nossos estudantes: que eles sejam éticos, competentes, autônomos, relevantes e globais, ou seja, um cidadão consciente e que fará diferença no mundo

Essa característica do Colégio, que está tatuada na alma de todos os professores, Coordenação e Orientação, tem revelado todos os bons resultados que tivemos nesse período. 

 

Prof. André Guadalupe

Cofundador e Diretor do Colégio Planck

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Um tema que vem levantando muitas dúvidas em pais e estudantes sobre cronograma, estrutura e até conteúdos, é o Novo Ensino Médio, que entra em vigor a partir de 2022 . Veja nesse texto o que muda no Colégio Planck para quem está ingressando nesta etapa escolar. Novo Ensino Médio: quais são os principais tópicos? Foi a Lei nº 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para estabelecer uma mudança na estrutura do Ensino Médio. Nesta alteração ficou definida uma ampliação do tempo mínimo dos estudantes na escola e uma nova organização curricular. A primeira grande alteração para 2022 é que a estrutura pedagógica no Ensino Médio será dividida em 2 partes: a formação geral básica (FGB) e os itinerários formativos e unidades eletivas. O primeiro tem foco nas áreas de conhecimento (Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Ciências da Natureza), que serão obrigatórias para todos os estudantes. Nos itinerários formativos e unidades eletivas estão previstas disciplinas que terão a ver com os seus interesses, acadêmicos e ou profissionais. Essa mudança também oferece um maior protagonismo ao estudante, ao escolher suas áreas eletivas, e também dá a ele uma oportunidade de desenvolver seu projeto de vida, que é uma competência já prevista pela BNCC. Contextualizando a mudança O Colégio Planck já nasceu com um viés contemporâneo, com um DNA tecnológico, e oferece a seus estudantes uma carga eletiva intensa, com mais de 38 disciplinas, divididas em 6 núcleos, que atraem os mais diferentes perfis. Desde o Ensino Fundamental Anos Finais, a bagagem diversificada oferecida pelo Colégio é diferenciada. São aulas como Laboratório Maker, Academia Sherlock, idiomas que apresentam uma carga horária maior, assim como outros projetos que visam a ampliação dos horizontes dos estudantes. A carga extracurricular do Ensino Médio no Colégio Planck conta com disciplinas eletivas como Startup & Empreendedorismo, Maker, Olimpíadas de Conhecimento, PGG, etc. Além disso, o terceiro ano é direcionado também às áreas de conhecimento focadas no vestibular e na definição de carreira, com um processo intenso de simulados e orientação educacional individualizada . Porém, o novo Ensino Médio vai permitir que uma ampliação dessa grade diversificada traga uma outra perspectiva para os estudantes das primeiras e segundas séries. Neste momento, entram novas palavras no vocabulário deles, como itinerários e trilhas. Atualmente, os estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio têm 6 aulas pela manhã (segunda a sexta); provas e atividades complementares e eletivas, que são realizadas no período da tarde. São 30 aulas semanais. A carga atual, então, é de 1.200 horas/aulas por ano, o que também acontece para o 9º ano do Ensino Fundamental. Já na 3ª série do Ensino Médio, a carga é de até 1.440 horas ao ano, porque os estudantes também têm aulas aos sábados. O que acontece a partir de 2022? A partir de 2022, essa carga horária será diferente: para a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, serão 800 horas para a Formação Geral Básica (FGB) e mais 200 horas de itinerários, que serão as trilhas escolhidas pelos estudantes. O que vai ocorrer é que serão 24 horas aula/semanais dedicadas à FGB e seis horas dedicadas para os itinerários. Com essa nova carga, a partir de 2022, a mudança será na sexta-feira de todas as semanas, quando os estudantes irão participar das aulas diversificadas. No entanto, a 3ª série do Ensino Médio não vai sofrer alteração na carga horária, pelo menos até 2023. Como ficam as aulas regulares? Embora tenha havido uma redução de aulas nas áreas de conhecimento específicas, o certo é que no Colégio Planck não haverá prejuízo no conteúdo, que continuará consistente, estruturado e completo. Será uma nova carga com estudo de curadoria. A essência de alto desempenho do Colégio será mantida. Essa nova carga horária vai continuar proporcionando aos estudantes a compreensão dos conteúdos pedagógicos e científicos. Além disso, serão garantidos todos os conteúdos básicos para ENEM, vestibulares do Brasil e applications para universidades internacionais. O que ocorre é que, no formato atual, muitas vezes, os estudantes têm um conteúdo muito detalhado de cada área de conhecimento, mas, nem sempre, essas informações estão associadas aos interesses pessoais de cada um. A mudança do Ensino Médio dá essa liberdade de escolha ao estudante. Nesse novo formato, os estudantes terão uma aula de Projeto de Vida, que será direcionado por profissionais da Orientação Pedagógica e/ou outros profissionais convidados. A aula será desenvolvida em 3 dimensões: Pessoal (autoconhecimento, autoaceitação e autoestima); Social (relações interpessoais); Profissional (mundo profissional). Matriz socioemocional do Planck ganha mais destaque Além do eixo acadêmico e rigor pedagógico, o desenvolvimento socioemocional é um dos pilares do Colégio Planck. Com esse novo formato para o Ensino Médio, essas habilidades e competências, que estão dispostas em 4 eixos, ganham destaque: abertura ao novo, resiliência emocional, autogestão e amabilidade e engajamento. Esse desenvolvimento vai ganhar muita presença nos itinerários formativos e no Projeto de Vida. Para se ter uma ideia de como será esse processo, o Projeto de Vida, que entra na grade da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, será uma aula que tem 3 grandes objetivos, que são: trabalhar o autoconhecimento, desenvolvimento da autonomia e escolhas profissionais e escolhas de futuro. Ao se conhecer, acreditar no próprio potencial e ter um repertório amplo, ele terá um alicerce que vai ajudá-lo a desenvolver os seus sonhos. Essa aula vai ajudar o estudante a conhecer e esclarecer suas dúvidas sobre áreas, aprender a pesquisar sobre carreiras, mercado de trabalho e tendências, para entender mais sobre esses tópicos e para ir ao encontro dos seus sonhos. O trabalho individual da Orientação Educacional permanece, porém, a aula vai trazer soluções de forma coletiva. Como serão os itinerários informativos por áreas de conhecimento? Em relação às aulas que serão oferecidas às sextas, sobre os itinerários informativos, nas áreas de conhecimento, o estudante poderá escolher conteúdos de Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, de acordo com a área que mais se identificar. Os eixos estruturantes dos itinerários formativos não visam ter mais aulas de uma determinada disciplina, não se tratam apenas de mais aulas teóricas, mas sim usar determinadas áreas de conhecimento como alicerce. São aulas que vão responder ao estudante onde ele vai empregar aquele determinado conhecimento em sua vida. Essas trilhas irão estimular o protagonismo dos estudantes e possibilitar o desenvolvimento de aspectos importantes, como: Investigação científica, que vai aprofundar os principais conceitos de cada área; Estimular os processos criativos; Realizar uma mediação e intervenção sociocultural; Empreendedorismo. Focando nestes 4 principais aspectos, esses conteúdos foram criados, em sua maioria, pela equipe pedagógica interna do Planck, e também com um material de apoio do SAS. Nestas aulas não haverá provas, recuperação ou repetência, mas sim a entrega semestral de um projeto, com 3 marcadores de entrega. Essas notas irão compor o histórico do estudante. A cada semestre, o estudante irá escolher uma das áreas de conhecimento, e fazer inscrições em cada um dos pacotes de aulas. Cada área é composta por 3 trilhas, cada uma com 2 horas-aulas. O Planck vai oferecer 24 opções de trilhas anuais e multisseriadas, que vão complementar as diferentes áreas de conhecimento. São: 1º Semestre Matemáticas e suas tecnologias Fechando a conta: desenvolvendo a consciência financeira; Design gráfico; A Matemática da Inteligência Artificial. Humanidades e suas tecnologias Mundo em movimento: explorando fatos e contextos; Cidadania e direitos fundamentais; História do pensamento humano. Ciências da Natureza e suas tecnologias Ambiente-se: escolhas de hoje para viver o amanhã; Sustentabilidade e desenvolvimento de materiais; Circuito elétricos na prática. Linguagens e suas tecnologias Muito além da influência: argumentação na linguagem; Design de interiores; Revelando mais que a escrita. 2º Semestre Matemáticas e suas tecnologias Problemas em cheque: táticas de resoluções; Processo de decisão e lógicas cotidianas; Funções no mundo: métricas e relações. Humanidades e suas tecnologias Empreendedores Under 20; Constituição e poderes; Políticas públicas (Unesco). Ciências da Natureza e suas tecnologias Investigação forense; Química dos alimentos; História da Ciência. Linguagens e suas tecnologias Strike a pose: nossa vida em rede; Escrita criativa; Sustentabilidade maker (design de móveis). Inscrições para as trilhas começam em novembro Para que os estudantes saibam mais sobre os conteúdos de cada trilha, o Colégio Planck fará uma campanha de divulgação. As inscrições para os itinerários formativos para o primeiro semestre do ano que vem começam já em novembro deste ano. Para o segundo semestre, as inscrições serão em junho de 2022. Cada estudante pode realizar duas áreas iguais ou distintas por ano. No entanto, a escolha precisa ser bem pensada, porque ele não poderá mudar de trilha ao longo do semestre. Vale lembrar que todos os projetos pedagógicos do Colégio Planck, inclusive as atividades eletivas, seguem com sua realização normal, no contraturno das aulas. Conclusão As mudanças que vão ocorrer para o Novo Ensino Médio prometem uma nova dinâmica, porém, com um clima mais leve e descontraído para as sextas-feiras do Colégio. Dentro dessa nova rotina, ocorrerá também maior interação entre as séries, porque durante as trilhas, os estudantes das turmas do 1o e 2o anos estarão em turmas mistas. Além disso, o Novo Ensino Médio do Planck trará mais oportunidades de gerar encantamento nos estudantes, mais colaboração e engajamento nas atividades que norteiam escolhas profissionais e o Colégio vai atuar também como um instrumento de integração com a realidade. Em qualquer mudança no Colégio, o objetivo da equipe Planck é sempre trazer a inovação que vai proporcionar o melhor desenvolvimento de seus estudantes.

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