Planck Home School

Conteúdo

Case Planck Home School, entenda o cenário, os desafios, as ideias, as fases e os resultados do ensino remoto do Colégio Planck.

Quando o anúncio da suspensão das aulas surgiu em março, o cenário que vivíamos era: um Colégio Planck que estava na oitava semana de aulas, se mudado recentemente para um prédio novo e com Ensino Fundamental Anos Finais e 1ª série do Ensino Médio totalmente novos.

Eram 400 estudantes estreantes do 6º ano à 1ª série do Médio e outros 200 antigos, que já conheciam a cultura do Planck. Isso significa que quase 70% dos alunos eram 100% novos no Colégio.

Já havia um desafio naquele momento, que era focar totalmente no nosso socioemocional e ajudar os estudantes novos na adaptação à nova rotina e à  metodologia do Colégio.

Case Planck Home School, entenda o cenário, os desafios, as ideias, as fases e os resultados do ensino remoto do Colégio Planck.

Com o isolamento social, quais foram os desafios iniciais?

Assim que a suspensão das aulas foi definida pelo Governo do Estado em 18 de março, o Colégio Planck teve apenas 4 dias para pensar rapidamente em soluções para manter as aulas, antes que a suspensão ocorresse de fato na data de 23 de março. 

Quais foram as soluções encontradas? Como aconteceu o processo de implementação do Planck Home School?

Apesar do grande desafio, o Colégio criou um programa para o Planck Home School para proporcionar aos estudantes a oportunidade de continuarem mantendo o conteúdo curricular e o calendário no isolamento social, tendo como aliada a tecnologia.

Todas as atividades pensadas foram totalmente focadas nos valores do Planck, que possibilitam uma educação de alto padrão, com metodologia inovadora e foco total no estudante.  

planck valores

 

Com a suspensão das aulas, o Colégio precisou promover também uma grande adaptação de estrutura, com equipamentos, telefones, internet e a questão da humanização de todo o processo.

A primeira iniciativa foi adotar um programa em fases para levar o home school para todos os estudantes. 

1ª Fase

Nas duas primeiras semanas de home school, foram disponibilizados roteiros de revisão das 8 primeiras semanas de aulas presenciais.

Os roteiros estavam bem orientados sobre como fazer e também usamos forms (questionários).

Case Planck Home School, entenda o cenário, os desafios, as ideias, as fases e os resultados do ensino remoto do Colégio Planck.

2ª Fase

Aulas gravadas assíncronas, com roteiros e orientação de estudo e como fazer. Durante as duas primeiras semanas do home school, os professores gravaram as aulas em casa. Esse material foi disponibilizado na terceira semana.

Nessa fase, eles tinham uma sugestão de horários para assistir às aulas.

Nesse momento também já tinha plantões de dúvidas ao vivo com os professores, com horários determinados.

Além disso, os estudantes também já tinham roteiros para desenvolver e roteiros de tarefas.

Case Planck Home School, entenda o cenário, os desafios, as ideias, as fases e os resultados do ensino remoto do Colégio Planck.

3ª Fase

A partir da terceira fase, os estudantes passaram a ter aulas on-line síncronas (ao vivo) no período da manhã, além dos plantões de dúvidas à tarde para esclarecer questões com os professores.

Além disso, também continuaram os roteiros e tarefas.

Case Planck Home School, entenda o cenário, os desafios, as ideias, as fases e os resultados do ensino remoto do Colégio Planck.

Rotina escolar

Os estudantes têm um carga horária de 20 horas semanais de plantões de dúvidas de todas as matérias, que possibilitam contato permanente com todos os professores; e a continuidade de 70% das aulas eletivas no período da tarde: Startup, Empreendedorismo, Mídias Sociais, Agência Júnior, Planck ONU, Robótica, Xadrez, Programação, Astronomia, Olimpíadas de Matemática, Física, Filosofia, História, Atualidades, além do Planck Internacional, com aulas de inglês, francês, espanhol.

Case Planck Home School, entenda o cenário, os desafios, as ideias, as fases e os resultados do ensino remoto do Colégio Planck.Case Planck Home School, entenda o cenário, os desafios, as ideias, as fases e os resultados do ensino remoto do Colégio Planck.

No nosso school profile temos um olhar muito voltado para o ensino internacional. Portanto, o Planck Global Guidance também continua atuando com toda força, promovendo toda a rotina para os estudantes que querem estudar em outro país, inclusive, mantendo encontros virtuais com universidades do mundo inteiro.

Além disso, os alunos inscritos do PGG continuam seus estudos para o SAT e têm mantido semanalmente contato com diretores de aplicação de diferentes universidades do planeta.

Além das aulas, plantões de dúvidas e eletivas, a produção semanal de Redação também foi mantida, com a entrega virtual via Classroom.

Case Planck Home School, entenda o cenário, os desafios, as ideias, as fases e os resultados do ensino remoto do Colégio Planck.Case Planck Home School, entenda o cenário, os desafios, as ideias, as fases e os resultados do ensino remoto do Colégio Planck.

Foi totalmente mantido o ritmo dos projetos curriculares, mas também foi mantido um ritmo muito intenso  e rico de atividades extracurriculares.

Além disso, em todas as fases,  sempre houve um roteiro detalhados da orientadora educacional e da coordenadora pedagógica sobre como estudar, manter os hábitos, ter rotina nos estudos, sugestões e outras dicas importantes. Sempre houve um apoio de orientação aos estudantes de como fazer.

Case Planck Home School, entenda o cenário, os desafios, as ideias, as fases e os resultados do ensino remoto do Colégio Planck.Case Planck Home School, entenda o cenário, os desafios, as ideias, as fases e os resultados do ensino remoto do Colégio Planck.

Outro ponto fundamental foi o contato com 50 famílias por dia, de todas as séries para apoiar os estudantes para tirar dúvidas desde o primeiro dia do isolamento social.

No início foram dúvidas mais técnicas, depois passaram para um âmbito mais filosófico e de mais apoio psicológico e emocional, para auxiliar na saúde mental de todos.

Quais foram os resultados gerados?

O grande cuidado do Colégio com os estudantes e famílias nesse período gerou estudantes engajados e pais muito satisfeitos com todo o programa Planck Home School.

Com todo o programa criado, o Planck teve oportunidades de reforçar as habilidades socioemocionais dos estudantes, acionando, especialmente, o protagonismo de cada um. Junto com essa competência vieram outras como responsabilidade, autogestão, resiliência, criatividade e diversas outras no ensino remoto.

Só para se ter ideia de números desse engajamento os índices são altos tanto quando o aspecto é assistir às aulas, como na execução de tarefas e produção semanal:  

  • 96% de presença on-line nas aulas síncronas;
  • 94% de entrega de redações;
  • 93% de resoluções de forms (questionários) dentro do prazo;
  • 99% de presença nas avaliações on-line;
  • 85% de presença nas aulas de complementação de idiomas, eletivas tradicionais e de tecnologia, núcleo de artes e outras;
  • 48 atendimento realizados pela Orientação Educacional (92% ativo);
  • 187 depoimentos espontâneos de feedbacks positivos.

Depoimentos de pais e alunos

Todo esse processo movimentou muito as nossas redes sociais, pais passaram a enviar mensagens diversas contando sobre o que acharam do nosso Planck Home School e da postura dos filhos diante do novo quadro.

Mas não foram só os pais que foram ativos nessa comunicação. Os estudantes do Colégio Planck também dedicaram parte do seu tempo para contar o que estava acontecendo do lado de dentro de suas paredes. 

Alguns depoimentos recebidos:

“Agradecemos a toda equipe do Colégio Planck pelo carinho e dedicação nesse momento que estamos enfrentando. Com material de alta qualidade, materiais de apoio, plataforma SAS e principalmente o calor humano, que nunca faltou e com certeza nunca faltará. A dedicação da equipe pedagógica, as ligações carinhosas para saber como o aluno está, isso faz do Colégio Planck não apenas um Colégio de Alto Desempenho, mas principalmente um Colégio Humano, onde o aluno é visto como um ser individual, despertando a vontade de adquirir conhecimentos e manter uma rotina de estudos mesmo estando em ´home school´. Juntos somos mais fortes, acreditamos na parceria Planck.”

Valdir Cordeiro e Fabiana Cordeiro, pais do aluno Rafael Cordeiro, aluno do 8º Ano do Ensino Fundamental.

 

“Olá! Venho parabenizar os professores, diretores, coordenadores e outros envolvidos nessa fase de ensino a distância. Muito obrigada por todo o apoio que estamos recebendo, sei que não está fácil para ninguém! Mas o capricho de vocês está grande e isso é incrível. Vejo o carinho com a preparação das aulas e conteúdos disponibilizados online. Então, recebam meus parabéns que envio com tanto amor! Saudades das aulas presenciais… Logo mais nos vemos. Beijos!”

Laís Bonafé, estudante da 3ª Série do Ensino Médio

“Agradeço o carinho e a disponibilidade do Colégio Planck em atender os alunos com o cuidado necessário nesse processo de isolamento social. Fico muito satisfeita em saber que toda a equipe do Colégio Planck é preparada e bastante competente na educação de cada um de seus alunos. Eu e meu marido estamos tranquilos em relação ao direcionamento que o Colégio irá prover para o desenvolvimento social/ emocional e profissional da Letícia! Confiança é o que define a relação da nossa família e do Colégio Planck. Conte comigo!”

Dejenane Aparecida Pascoal Pereira, mãe da Letícia Pereira Malaman, aluna do 9º Ano do Ensino Fundamental.

“A Ana Clara, com hábitos mais vespertinos, está se dedicando e cumprindo o currículo. O simulado do Enem foi um desafio, mas estou muito satisfeita com a dedicação dela. O Antônio é diurno total, acorda cedo e dorme cedo. Rotina tranquila para ele, acompanhando as aulas e cumprindo o cronograma de exercícios! Obrigada Colégio Planck!”

Ana Lúcia Pereira, mãe dos estudantes, Ana Clara Pereira, aluna da 3ª Série do Ensino Médio e Antônio Pereira, aluno do 9º Ano do Ensino Fundamental.

“Como eu amo fazer parte da Família Planck! Acompanhando diariamente a rotina de estudos da minha filha Maria Eduarda do 7º Ano, e só tenho a agradecer tanta dedicação, cuidado e amor pela educação. Estou cada vez mais encantada com as aulas e com o Colégio… esse lado humanizado neste momento que estamos passando faz toda a diferença!”

Patrícia Nunes Souza, mãe da Maria Eduarda Souza Muotri, aluna do 7º Ano do Ensino Fundamental.

 

“Tenho orgulho de me pronunciar em estar estudando no Colégio Planck de São José dos Campos, porque desde o início desta trágica situação que todos nós estamos vivendo o Planck sempre esteve atuando em contramão desse empecilho, com vídeo aulas online presente no nosso material escolar(SAS) e vídeo aulas dos nossos próprios professores. Além disso, temos roteiros especiais toda semana das aulas, nas quais estão presentes em nossa grade e entregamos toda terça-feira uma redação que está sendo enviada pelo aplicativo do Google: o Classroom, sendo corrigidas por nossos corretores semanalmente. Portanto, tenho plena consciência de que iremos alcançar nos objetivos profissionais por essa ajuda essencial de nossa escola.”

Beatriz Valentim Costa, aluna da 3ª Série do Ensino Médio.

 

“Planejamento, organização, suporte, incentivo, apoio… Cada vez mais satisfeita em pertencer a Família Planck.”

Raquel Ott, mãe da Laura Ott e da Luiza Ott, alunas da 1ª e 3ª Série do Ensino Médio.

 

O que vai ficar no pós-pandemia?

Toda essa crise vivenciada pela pandemia criou muitas oportunidades de crescimento pessoal e profissional, tanto do lado das famílias, como do nosso lado de profissionais da Educação.

Muitas lições foram aprendidas com esse novo método de levar o ensino aos estudantes. Percebemos que a partir desse momento, que é único e sem precedente em todo o planeta, algumas iniciativas podem permanecer na Educação e na nossa gestão:

  • Ensino híbrido vai ganhar mais força. A ideia é ter o e-Planck também com colaboradores além das fronteiras da escola e com estudantes aprendendo também fora dos muros da escola ;
  • Tecnologia pode ter um olhar mais humanizado;
  • Escolas perceberam a necessidade de inovar mais e fazer o que for possível, sem medo de errar;
  • A Educação precisa buscar soluções inéditas;
  • Professores são a grande alma do ensino e são os grandes heróis desse momento. Foram realmente empoderados e perceberam que podem manter personalidade, conteúdo rico e relevância mesmo por meio das ferramentas digitais.

Case Planck Home School, entenda o cenário, os desafios, as ideias, as fases e os resultados do ensino remoto do Colégio Planck.Case Planck Home School, entenda o cenário, os desafios, as ideias, as fases e os resultados do ensino remoto do Colégio Planck.

Esses números de engajamento, depoimentos de pais, alunos e lições aprendidas refletem a clareza do propósito do Planck e do que buscamos em nossos estudantes: que eles sejam éticos, competentes, autônomos, relevantes e globais, ou seja, um cidadão consciente e que fará diferença no mundo

Essa característica do Colégio, que está tatuada na alma de todos os professores, Coordenação e Orientação, tem revelado todos os bons resultados que tivemos nesse período. 

 

Prof. André Guadalupe

Cofundador e Diretor do Colégio Planck

Compartilhe:

Leia também:

O Colégio Planck realizou a primeira edição do evento Summit Planck de Startup & Empreendedorismo na segunda semana do mês de novembro. No evento, foram abordados os desafios e conquistas do ano e apresentados os projetos idealizados e executados durante o período inicial presencial, em março, em em Planck Home School. Com a volta das aulas presenciais em outubro, os estudantes puderam apresentar in loco o fruto desse trabalho realizado com todos isolados em suas casas, mas unidos em suas mentes. Além disso, houve também palestra dos cases de sucesso do empresário Oscar Constantino e do executivo da Arco Educação, Bruno Veras. Abertura de evento relembra o desafio de 2020 No início do evento, o professor André Guadalupe, mentor e idealizador do projeto relembrou o desafio que chegou ao Planck após a recente inauguração do prédio novo, 70% de estudantes novos e apenas 6 semanas do início das aulas: a decretação da pandemia e a consequente suspensão posterior das aulas. Então, todos foram convidados a ir para o Planck Home School, inclusive os 17 estudantes inscritos na disciplina eletiva Startup & Empreendedorismo, que tinha contado com apenas duas aulas presenciais.  Cap da disciplina, quando essa situação ocorreu, o professor André Guadalupe revelou que não sabia exatamente como seria o desenrolar das atividades, mas sabia que essa seria, com certeza, a oportunidade de criar algo novo e diferente. Todos os inscritos se comprometeram a dar o que havia de melhor em si. O professor contou a todos os presentes no evento que os estudantes dedicaram-se e continuam a se dedicar de forma intensa às primeiras empresas de suas vidas, até mesmo nas férias. Nessa abertura,  André Guadalupe falou um pouco do que é mais importante para empreender: ter um bom propósito.  Ao  ter um significado maior para empreender, quando se entende o porquê do que está fazendo é muito mais fácil abraçar a causa e realizar o que é preciso no tempo necessário, mesmo que aconteçam erros, que serão corrigidos após a colheita dos resultados das experiências. Os ajustes precisam acontecer quantas vezes forem necessárias para chegar a um resultado de sucesso. Quais são as principais características de uma boa liderança? No evento, o professor André falou sobre parte do que é abordado na disciplina Startup & Empreendedorismo, que busca estimular o protagonismo dos estudantes com uma postura empreendedora. Para isso, revelou a importância de a empresa ter Missão, Visão e Valores, junto com o propósito que ela carrega. Citou como exemplo o próprio Colégio Planck, que está sempre em busca de trabalhar com processos, indicadores e metas que são perseguidas, além de uma constante cultura de inovação.  Para uma empresa bem-sucedida, também é necessária uma boa liderança que inclui características como serenidade para lidar com as crises, boa comunicação (isso também inclui saber ouvir), foco (saber priorizar), disciplina e capacidade de execução. Essa boa liderança também casa com as características que se busca no alumni Planck, que estão registradas nas paredes do prédio e norteiam os processos de decisão de todos os projetos pedagógicos implementados pelo colégio: ser ético, relevante, competente, autônomo e global. Na disciplina, os estudantes são estimulados a decidirem o que fazer e assumirem os riscos de suas decisões. Além disso, é incentivado que eles busquem solução de problemas, empatia, aprendizado significativo, alto desempenho, trabalho em equipe e nunca parar de aprender. Disciplina Startup e Empreendedorismo Para aprender a ter essa postura empreendedora os estudantes ampliaram os estudos, conheceram novas ferramentas, aprenderam sobre modelagem de negócios e a criar um plano de negócios para estruturar uma empresa. Os estudantes empreendedores também conheceram ferramentas e metodologias para gestão das empresas, aprenderam sobre CANVAS, SWOT, fluxo de caixa, entender funil de vendas, marketing digital, métricas SaaS, design thinking e MVP. Paralelamente, leram obras essenciais e algumas biografias de empreendedores importantes, como Elon Musk e Sam Walton, e viram alguns filmes que traziam trajetórias de sucesso. No evento, o professor André anunciou que todo esse potencial dos estudantes do Colégio será conhecido também no evento The Master, de Oxford, que é uma competição empresarial internacional para estudantes de 16 a 18 anos do Ensino Médio, para o qual o Colégio Planck foi convidado. A viagem  para Londres será em julho de 2021. Estudantes apresentam projetos para jurados No Summit foram apresentados aos jurados e público presente, as 5 startups criadas pelos estudantes (Idog, Protagonus, ISLA, Next e Ensinu). Eles tiveram alguns minutos para realizar o seu pitch e ouvir considerações dos jurados que estavam presencialmente e de forma remota no evento. O corpo de jurados foi composto por profissionais de empresas do setor de Educação, Indústria, Gestão Empresarial e Pública, Inovação, Comércio, Serviços: Prof. Ademar Celedônio (Diretor do SAS), Alexandre Barros (Diretor da Nexus), Álvaro Cruz (VP da Positivo Tecnologia), Eng. Antonio Catter, Bruno Veras (Diretor da ARCO Educação), Jeremias Rodrigues (Setor Imobiliário), Kiko Sawaya (Presidente do Desenvolve Vale), Luís Paulo Loreti (Co-fundador da Co-work), Olaviano Pereira Neto (Diretor da Startup São José - Casa do Café da PMSJC), Oscar Constantino (Presidente do Grupo Oscar Calçados), Rodrigo Sanchez (Co-fundador e Diretor de Mkt da GS2) e Wagner Luis de Souza (Presidente do Grupo Century e ValeSul Shopping) que infelizmente não pode estar presente ao evento, mas acompanhou integralmente a transmissão. Startups Idog É uma startup de manipulação e delivery de ração para pets.  A proposta é oferecer rações 100% naturais e livres de conservantes químicos, que serão entregues na casa do cliente. Protagonus Startup que atua com o complemento do ensino tradicional para preparar o jovem para o mercado de trabalho, com cursos de inteligência emocional, educação financeira, oratória, liderança, nutrição e programação. Isla Hotel Plataforma que vai permitir digitalização de dados pessoais para realizar cadastros fáceis de forma intuitiva e rápida, evitando filas de check-in e outros problemas. Next Cargo Serviço de transporte de bagagens quer oferecer conforto, praticidade e rapidez para realizar a locomoção das malas para o lugar onde for preciso. Ensinu Experiência digital para o ensino com a criação de  um aplicativo personalizado para escolas criando mais conectividade e relacionamento entre estudantes, pais e professores. Premiação Antes da apresentação dos resultados, o professor André Guadalupe ressaltou que todos foram vencedores, pelo trabalho que fizeram e pela superação de alguns estudantes, que enfrentaram a própria timidez e tiveram coragem de subir ao palco e falar para o público presente pelos jurados, time de liderança pedagógica e administrativa do Colégio Planck, professores e seus pais. Ao final, o resultado da escolha dos grupos determinou as colocações no Summit: Isla (1º lugar), Ensinu (2º lugar), Protagonus (3º lugar), Idog (4ºo lugar) e Next Cargo (5º lugar). As premiações foram cuidadosamente desenhadas para oferecer aos alunos experiências que o dinheiro não pode comprar. O prêmio para o primeiro e o segundo colocados foi uma imersão de 2 dias na sede da Plataforma de Ensino SAS em Fortaleza (CE), para conhecer os setores de Inovação, Atendimento ao Cliente, Produção Editorial e Logística. Os três primeiros colocados também vão passar um dia visitando a sede do Google em São Paulo e o Google Startup. Para as cinco startups, haverá uma imersão na sede da Arco em São Paulo, onde os grupos vão receber uma mentoria, e visitar os escritórios de negócios do Arco Educação, Nave a Vela, Pleno, SAS e Criação de Valor da unicornio Arco. O Hub de Inovação  Nexus, a Aceleradora São José Startup, a agência GS2 MKT,  a HUB Educacional e Indústria de Tecnologia Positivo também vão oferecer oportunidades de mentoria e acompanhamento para os estudantes. Ao final, houve a cerimônia de premiação e um coquetel de encerramento. Pais, professores e participantes ficaram muito emocionados com o grande potencial desses estudantes que estão na faixa de 15 anos. A grandiosidade do trabalho feito para o Summit só revela que eles podem voar muito mais alto em seus futuros.

Summit Planck 2020

O Colégio Planck realizou a primeira edição do evento Summit Planck de Startup & Empreendedorismo na segunda semana do mês de novembro. No evento, foram

Translate »