De repente, milhares de pessoas precisaram levar seus escritórios para casa devido ao isolamento social determinado por órgãos governamentais como forma de barrar o contágio do coronavírus.
Embora muito consciente e responsável para essa época, não é possível negar que a medida representou um grande desafio para os pais do mundo inteiro.
Nesse post, vamos apresentar algumas dicas para que pais, e até os filhos que também estão vivenciando o home school, tenham melhores resultados em seus trabalhos e estudos.
Como melhorar o home office e o home school?
Até o momento que a pandemia virou a sociedade de cabeça para baixo, já havia mais de 4 milhões de pessoas que trabalhavam no sistema home office no Brasil. Depois disso, os dados apontaram que 43% das empresas brasileiras, entre elas, grandes corporações em São Paulo, adotaram esse método de trabalho à distância para seguir as regras do governo e preservar os colaboradores.
Esse é um grande desafio para a maioria, porque fora os profissionais que já tinham uma estrutura para um trabalho realizado a partir de casa, os outros precisaram adequar totalmente as suas vidas para o novo momento. E quando falamos de home school, os desafios não são menores também, porque os estudantes precisaram se adaptar totalmente a uma nova forma de estudar.
Para os pais, essa missão passou por encontrar o local mais adequado para manter o seu posto de trabalho, contornar as solicitações dos filhos, felizes pela presença dos pais em casa em horário comercial, e até disfarçar os barulhos que são captados da vizinhança, como latidos dos pets, em uma chamada de vídeo com chefes ou colegas de trabalho.
Mas como podemos otimizar nosso trabalho e estudos diante de tantas barreiras?
Por isso, vamos mostrar aqui algumas dicas que poderão ajudar tanto a ter mais qualidade em suas videochamadas, como adotar mais ergonomia no seu novo escritório ou sala de aula:
Encontre o local certo
Tanto para ter uma videochamada de melhor qualidade com os chefes e colegas ou assistir as aulas dos professores, como para trabalhar com mais foco e ergonomia, é necessário encontrar o local adequado.
Esqueça, por exemplo, o sofá da sala. Ali é um território comum a todos os residentes da casa, normalmente é onde ficam a maioria das pessoas e a televisão. Só por isso, já seria um campo minado para a sua produtividade, porque o foco seria mudado a todo momento.
O melhor mesmo é um ambiente em que você possa ficar sozinho, com portas fechadas, onde possa se concentrar e ter tudo organizado para o que necessita.
Um local assim é produtivo até quando o profissional precisa realizar uma ligação com assuntos corporativos que não devem ser expostos.
Comporte-se como se estivesse no escritório
Além dos horários que devem ser cumpridos no home office, o ideal é que os profissionais tenham o mesmo comportamento que teriam no escritório.
Para tanto, vista-se adequadamente e cumpra todos os rituais de apresentação pessoal que faria se tivesse saído de casa.
Além disso, o ritual de se arrumar também ajuda a sua mente a se direcionar para o momento necessário, que é trabalhar ou estudar.
Então a dica é que o pijama seja usado só na hora de dormir mesmo. Depois de acordar, evite passar o dia com ele mesmo estando em casa o tempo todo. Afinal, você nunca sabe quando alguém vai te procurar em uma videochamada. Por isso, é importante estar apresentável.
# Dica útil
Evite blusas ou camisas com listras muito próximas e finas porque em uma chamada de vídeo provocam um efeito ótico que pode gerar um desconforto em quem está do outro lado da tela.
Entenda o perfil da sua empresa
Enquanto certas corporações são extremamente tradicionais e preferem não observar nenhum momento de sua rotina familiar no home office, outras são mais liberais e permitem essa flexibilidade.
Portanto, esteja ciente se é possível conversar com um superior ou cliente enquanto está fazendo o almoço, por exemplo. Se isso não for possível, tenha cautela e procure separar totalmente as situações.
Comunique-se pelas videochamadas
Para manter a estratégia de comunicação da empresa, é interessante pensar nos canais mais apropriados para cada equipe se reunir.
É possível fazer isso pelo Skype, Slack, Google Hangouts e até mesmo pelo Whats App. Recentemente, o Zoom não foi considerado seguro por expor uma série de reuniões.
#Dica bacana
O Google liberou acesso gratuito aos recursos avançados do Hangouts Meet para clientes G- Suite até 1o. de julho de 2020. É uma chance de reunir sua equipe em uma plataforma avançada de serviços e produtos.
Garanta o cenário mais neutro possível
Quando você já tem o ambiente adequado para trabalhar, até mesmo as videochamadas podem ser mais fáceis.
Nesse ambiente, normalmente, o notebook já fica sobre uma mesa, que proporciona a melhor angulação para quem está vendo o profissional do lado de lá da tela.
É interessante observar o que está ao seu redor nesse momento e, se as portas não estão fechadas, fique atento ao que será exposto além delas.
Qualquer momento é hora de chamar alguém
Assim como ocorre no escritório, muitas vezes surgem dúvidas que não conseguem ser resolvidas apenas com um email.
Para esse esquema home office, é permitido sim chamar colaboradores ou colegas em uma videochamada sem hora marcada.
Cuidado com o que expõe durante as videochamadas
Quando estiver realizando uma videochamada e precisar compartilhar sua tela, cuidado para não expor seus assuntos pessoais, como suas mensagens no Whats app ou o seu email, por exemplo.
Então, compartilhe apenas uma janela específica da sua reunião virtual.
Garanta mais ergonomia no seu home office
Quem consegue trabalhar ou estudar bem com as costas e pescoço doendo?
Por isso, ter uma mesa da altura padrão (75 cm) e uma cadeira apropriada para ficar longas horas estudando ou trabalhando vai proporcionar mais conforto e até mais produtividade.
Fique atento à sua postura
Para não ter dor nas costas e pescoço, além de sensação de muito cansaço ao final do dia, evite se curvar demais na cadeira enquanto está no seu expediente de trabalho ou estudo.
Também mantenha quadris e ombros bem alinhados, fique com os joelhos um tantinho para baixo do quadril e os pés bem apoiados no chão ou em algum suporte.
Faça pequenas pausas
Parar um pouco para respirar, pensar em outro assunto e alongar as pernas e costas é muito produtivo durante o seu home office também.
Para a sua qualidade de vida, lembre-se de tomar bastante água, levantar para tomar um café e comer nos horários adequados. Por isso, não abra mão de sua hora de almoço.
Essas medidas poderão ajudar até mesmo na sua concentração ao longo do dia.
Faça alongamentos diários
Os alongamentos são fundamentais para garantir o bem-estar no home office e no home school.
Bastam apenas uns 10 a 15 minutos se dedicando a alongar parte por parte do seu corpo antes de se sentar à mesa para trabalhar ou estudar.
Depois de um intervalo de 2 a 3 horas após o início do expediente, procure se alongar novamente.
Veja alguns alongamentos muito eficientes para um home office ou home school mais confortável:
Alongamento do punho
Fique sentado ou em pé, então feche os punhos e faça movimentos em 180 graus com eles, durante 15 segundos.
Alongamento da mão
Esse alongamento também pode ser realizado com a pessoa sentada ou em pé. Estique um dos braços e, com o outro, apoie a sua mão, forçando-a para trás. Fique assim por 15 segundos. Depois, inverta os braços e refaça o movimento.
Flexão de um ombro
Você pode ficar sentado ou em pé, então coloque um de seus braços atrás do seu pescoço e o force com o outro braço, o máximo que conseguir. Fique por 15 segundos nessa posição e depois inverta.
Flexão com os dois ombros
Pode ser em pé ou sentado, entrelace os dedos de suas mãos e estique as costas ao máximo possível. Também permaneça por 15 segundos.
Inclinação lateral da coluna cervical
Você pode ficar sentado ou de pé. Então, force a coluna para a lateral. Permaneça nessa posição por 15 segundos. Inverta o lado.
Flexão da cervical
Fique em pé, então estique os dois braços para frente e incline-se levemente também para frente, flexionando a coluna. Permaneça por 15 segundos e depois volte lentamente à posição inicial.
Flexão de tronco e quadril
Fique em pé e vá abaixando até encostar os dedos na ponta do seu pé, flexionando o tronco e o quadril. Permaneça por 15 segundos e depois volte lentamente à posição inicial.
Extensão de tronco com flexão plantar
Fique em pé e coloque as suas mãos na cintura, vá inclinando lenta e levemente para trás, flexionando a coluna.Permaneça na posição por 15 segundos e depois volte ao normal.
Conclusão
Experimente nossas dicas e perceba como seu dia será muito mais produtivo e confortável! Mas após seu expediente, aproveite sua família e faça algo divertido com eles. Assim, os dias e as noites serão igualmente proveitosos e felizes!
Prof. André Guadalupe
Diretor e Cofundador do Colégio Planck