Planck News – Planck Home School

Conteúdo

 

Olá, tudo bom?

Esperamos que você e a sua família estejam bem!

O ano de 2020 começou já sendo um grande desafio para todos nós. Inauguramos o novo prédio do Colégio🏫, pensando na satisfação e no aprendizado de nossos estudantes, porém, devido a tudo o que aconteceu, quase não pudemos utilizar o nosso novo espaço.

O primeiro semestre, se tornou um momento de reinvenção e adaptação a um novo modelo de ensino, mas sempre com foco nos nossos estudantes, e com o objetivo de levar o ensino de alto desempenho através das ferramentas disponíveis.💻

Infelizmente, a pandemia 😷 dificultou bastante as coisas e muitos estudantes no país inteiro acabaram sendo prejudicados. Porém, isso não aconteceu no Planck.☺️

Devido a competência e dedicação de todos os nossos professores, coordenadores, orientadores e diretores, conseguimos adaptar o nosso modelo de trabalho🙌, criando o “Planck Home School”, com foco total no aprendizado dos nossos estudantes em um momento tão difícil e atípico como esse.

Os nossos estudantes estão tendo seis aulas ao vivo por dia, fora os inúmeros trabalhos, exercícios e outros materiais complementares que estão sendo disponibilizados e utilizados para que todos consigam extrair o máximo possível do que temos a oferecer. 😄

🔹Temos o orgulho de dizer que, em meio a tantos outros colégios do pais, o Planck é um dos que melhor está lidando com a situação e devemos muito isso a vocês, pais, que acreditaram em nosso trabalho!

O meu, mais sincero, muito obrigado! 🤗

✅ Confira as atividades do Planck Home School para o Ensino Fundamental e Ensino Médio:

  • A cada dia os estudantes tem 6 aulas de 50 minutos transmitidas ao vivo e que depois podem ser acessadas pelos estudantes quantas vezes desejar em seu ClassRoom;
  • Atividades e tarefas diárias de cada uma das aulas variando de 3 a 6 questões por aula a cada dia;
  • Plantões de Dúvidas ao vivo, no contraturno, de todas as áreas do conhecimento, todas as semanas;
  • Envio semanal de Roteiros e Orientações de Estudo, elaborados pela Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional para orientar os estudos dos estudantes ao longo da semana;
  • Para o Ensino Fundamental aulas online regulares de Debates, Laboratório de Soluções Maker, Clube Sherlock e Habilidades Socioemocionais;
  • Para o Ensino Médio, em especial 3ª série, temos 14 Simulados 100% online – 7 ciclos enem, 2 ciclos Fuvest, 1 Ciclo Unicamp, 1 ciclo Unesp, 1 Ciclo FGV, 1 Ciclo Insper e1 Ciclo Albert Einstein;
  • Roteiros de Provas para as avaliações online que acontecem regularmente para todas as turmas;
  • Elaboração de Cronograma de Entrega de Trabalhos: para ajudá-lo na gestão dos compromissos escolares e, no planejamento dos trabalhos;
  • Produção de Redação Semanal com mais de 94% de entregas semanais de todos os estudantes;
  • Eventos de integração como o Drops – Momentos de Mindfullness, Círculo de Leitura e momentos culturais para integração dos estudantes;
  • Aulas e Atividades Extracurriculares online – eletivas semanais com os temas PlanckONU, Startup & Empreendedorismo, Mídias Sociais, Agência Júnior de Com & Mkt;
  • Aulas semanais online de Olimpíadas do Conhecimento: Matemática, Física, Astronomia, Xadrez, Bioquímica e Filosofia;
  • Aulas semanais do Planck Internacional: Inglês – PEC, Espanhol e Francês;
  • Mensalmente a família Planck recebe um Guia de Atividades Físicas para o mês;
  • Envio semanal do Guia Planck de Final de Semana com temas diversos elaborado pelo Núcleo de Esportes;
  • Atendimento diário de nossas Orientadoras Educacionais para os os estudantes e familiares Planck;
  • Tours Virtuais e Visitas Guiadas online a diferentes países do Mundo – Viaje com o Planck sem sair de casa;
  • Torneios e Competições de Xadrez online;
  • Participação com excelentes resultados das Olímpiadas do Conhecimento nos módulos online;
  • Certificação, para os estudantes interessados, de Alunos Tutores Google de Tecnologia.

Nossa secretária está aberta de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h e aos sábados das 7h às 13h, com atendimento online e presencial.

Apesar do prédio ainda fechado aos estudantes, nosso colégio está pulsando, cheio de vida e alegria. #PlanckATodoVapor 🚂

💜💛💙

Um abraço,

Prof. André Guadalupe

Cofundador e Diretor

Enviado por Colégio Planck

Av. Cassiano Ricardo, 1963 – Jardim Aquarius, São José dos Campos – SP

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

 

Compartilhe:

Leia também:

A Robótica é uma disciplina que agrega grande valor à vivência de cada participante porque estimula a criatividade, experimentação, trabalho em equipe e pensamento lógico. Entenda por que essa matéria tem sido fundamental na Educação até mesmo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Principais funções da Robótica na Educação A robótica pode ser explicada como uma série de procedimentos que levam à criação de uma máquina ou mecanismo eletromecânico que é capaz de realizar tarefas a partir de um conjunto de instruções pré-programadas. Em setores como a medicina, indústria e atendimento online, já se desenvolve há tempos, porém, também percebeu-se que é uma poderosa ferramenta de aprendizagem. No Colégio Planck, o Professor Paulo Henrique Pereira, responsável pela atividade de Robótica, afirma que a matéria está alinhada com as competências gerais da BNCC. “A Robótica é um espaço propício para desenvolver as competências 4 e 5, pois além da linguagem diferente, a tecnologia também é empregada para a resolução de problemas”, revela. 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum 1 - Conhecimento 2 - Pensamento científico, crítico e criativo 3 - Repertório Cultural 4 - Comunicação 5 - Cultural Digital 6 - Trabalho e projeto de vida 7 - Argumentação 8 - Autoconhecimento e autocuidado 9 - Empatia e cooperação 10 - Responsabilidade e Cidadania A BNCC reconhece a tecnologia na formação dos estudantes e estimula que eles dominem o universo digital, por isso, para a competência Cultural Digital, reforça esse papel: “ Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”, diz o documento. Papel da robótica no desenvolvimento de habilidades socioemocionais Segundo o professor, no que se refere aos aspectos socioemocionais, por se tratar de um processo de resolução de problemas em equipe, a Robótica desenvolve principalmente o pensamento criativo e científico, a tolerância ao estresse e à frustração, o foco e a organização, a assertividade e a confiança. Porém, reforça o grande papel da disciplina no desenvolvimento da criatividade. “A criatividade é indispensável no processo, pois possibilita conexões entre as diversas áreas do conhecimento visando o objetivo desejado pelo aluno, tornando o processo ainda mais significativo.”, diz. Todas essas habilidades socioemocionais são reforçadas também pela Cultura Maker, que está inserida no DNA do Planck, com a grande contribuição do laboratório Design Maker, que também incentiva a criação. “A cultura maker está bastante presente no Colégio. Então, com as aulas de Robótica não é diferente, o estudante é convidado a desenvolver conhecimentos e habilidades estimulado por um problema que precisa de solução.” Robótica favorece o aprendizado de outras áreas de conhecimento? Segundo o professor, como a Robótica é composta por um conjunto de ferramentas e habilidades que se colocam a serviço da resolução de um problema, é neste ponto que as outras áreas do conhecimento entram no processo, pois a solução exigirá do estudante que use seu conhecimento prévio ou que pesquise conteúdos de outras disciplinas. Além disso, conhecimentos de matemática e física são diretamente necessários para o uso e compreensão da tecnologia empregada. Além de estar dentro do Núcleo de Tecnologia, que também inclui a disciplina de Programação, a Robótica também integra o Programa Planck de Preparação Olímpica (P3O), oferecendo a oportunidade do estudante se preparar para participar de competições. Benefícios de inserir o estudante na Robótica: Estímulo do aprendizado de matemática, física e inglês Estímulo do raciocínio lógico Desenvolvimento da criatividade Melhoria na organização de pensamentos e ações Estimula o desenvolvimento de aptidões Desenvolve habilidades para resolução de problemas Conclusão Em uma cultura cada vez mais digital, a Robótica é também uma forma muito estimulante de preparar os estudantes para um melhor desempenho de seus papéis profissionais no futuro. Percebe-se que a disciplina vai bem além do que se vê na ficção científica, porque ensina habilidades fundamentais em qualquer setor da vida.

Robótica: qual é o papel na Educação?

A Robótica é uma disciplina que agrega grande valor à vivência de cada participante porque estimula a criatividade, experimentação, trabalho em equipe e pensamento lógico.

Translate »