Projetos Pedagógicos Planck

Com a Academia Sherlock, a ideia é desenvolver nos estudantes competências cognitivas importantes para a construção de conhecimento.

As propriedades investigativas dos estudantes serão utilizadas como recurso pedagógico no Ensino Fundamental com a Academia Sherlock.

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Totalmente idealizada para os perfis de comportamento desta fase da adolescência, que adora jogar, ser desafiada e competir, a metodologia também vai trabalhar o desenvolvimento de diversas competências complexas no ser humano.

A Academia Sherlock é um conjunto de ações pedagógicas, que serão desenvolvidas em um ambiente lúdico, cujo foco está integralmente na utilização da linguagem das gerações acostumadas a jogar, proporcionando desafios, recompensas, competição e cooperação.

O processo utiliza como ferramenta a metodologia ativa de aprendizagem “estudo de caso”, e pressupõe a participação dos estudantes na resolução de questões relativas a uma determinada situação ou contexto.

Os casos serão propostos a partir dos objetivos de aprendizagem (competências e habilidades) que o colégio pretende desenvolver, seguidos de questões que deverão ser respondidas pelos alunos.

Os estudantes deverão empregar conceitos já estudados para traçar soluções que poderão resolver a situação problema.

A equipe se baseou em diversas teorias para criar uma proposta educacional tendo como base uma pedagogia ativa voltada à colaboração e à resolução de problemas, além de análise de situações complexas.

A metodologia, que será utilizada em todas as turmas do Ensino Fundamental Anos Finais, tem o objetivo de mostrar que aprender pode ser divertido, estimulando o espírito de pesquisa e a sede de conhecimento.

Além disso, a meta é propiciar meios e ambiente adequado para que o estudante utilize, de forma prática, seus conhecimentos ou seu repertório de informações, interligando e relacionando teorias com práticas, de tal forma que a aprendizagem seja significativa e relevante.

A Academia Sherlock visa desafiar o estudante com situações problemas e/ou complexas para que ele aprenda fazendo, dando significado aos conteúdos tratados em sala de aula, bem como instigar para que ele pesquise, se informe e construa novos conhecimentos.

Soluções que abordam questões em nossas comunidades

Junto com o desenvolvimento de Competências Socioemocionais, a Aprendizagem Baseada em Projetos é um dos Pilares do Planck.

O Planck oportuniza experiências e vivências por meio do Laboratório de Soluções que incentivam os seus estudantes a criar, construir e a trabalhar de forma colaborativa, utilizando o design thinking e as habilidades de engenharia na construção de soluções baseadas em empatia, para alguns dos problemas mais prementes que a nossa sociedade enfrenta atualmente.

Cada turma desenvolverá um projeto por módulo, e cada projeto irá explorar um conjunto diferente de conhecimentos, a partir de Macrotemas. Os conteúdos acadêmicos serão contemplados na criação de artefatos necessários para o projeto. Todo o processo do projeto demandará do aluno o desenvolvimento de competências socioemocionais.

Falar fluentemente e com confiança – Todo estudante tem algo a dizer. Nosso trabalho é ajudar os estudantes Planck a encontrar sua voz, confiança e equilíbrio.

Para se sentirem capazes de falar, nossos estudantes precisam estar seguros de si mesmos. O Planck dedica tempo construindo a confiança de nossos estudantes para que eles possam fazer amigos, formar relacionamentos significativos, ser gentis com os outros e encontrar suas próprias vozes.

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Queremos formar jovens capazes de falar com eloquência em uma variedade de configurações e estilos, usando um amplo vocabulário e com fluência. Essa é a principal ferramenta de um líder moderno! 

As aulas semanais do Clube de Debates foram planejadas, projetadas, modeladas, estruturadas para permitir que os estudantes Planck aprendam as habilidades necessárias para falar efetivamente. Por meio de sessões estruturadas de conversas, os estudantes Planck a desenvolvem e aprofundam o conhecimento e a compreensão do assunto. Em duplas, trios ou grupos os estudantes se tornam exploradores produtivos do assunto em questão.

As aulas do Clube de Debate do Colégio Planck são divididas em aulas teóricas e aulas práticas. Nas aulas teóricas, buscamos ampliar nossos repertórios temáticos; nas aulas práticas, aprendemos, praticamos e desenvolvemos técnicas de debate como oratória e retórica. Ambas as abordagens são complementares e não só contribuem para a compreensão dos elementos centrais do debate como também para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao protagonismo, a liderança e a clara expressão de ideias e opiniões; habilidades essas importantíssimas para o exercício da cidadania e para uma eficiente performance no competitivo mercado de trabalho da atualidade.

PROGRAMA PLANCK DE MENTORIAS

Encontros para ensinar os alunos a crescer: como seres humanos, intelectualmente, em maturidade e caráter.

O Programa Planck de Mentoria é conduzido pelos orientadores educacionais do colégio. São espaços organizados, prevendo momentos individuais, com vistas ao acolhimento, escuta atenta, orientação e acompanhamento dos processos educacionais.

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Os momento coletivos são no formato de rodas de conversa e dinâmicas, buscando promover a ação reflexiva dos estudantes nas questões pertinentes à aprendizagem, às atitudes, e ao comportamento social, criando oportunidades para que os estudantes construam gradualmente posturas de responsabilidade e autonomia.

O Ensino Fundamental Anos Finais conta com orientadores educacionais que acompanham de modo individualizado os estudantes e famílias.

Cada orientador é responsável pelo acompanhamento sistemático, individual e coletivo dos estudantes do mesmo nível e faixa etária.

Uma vez por semana a equipe de Orientação e Coordenação está em sala de aula, para trabalhar o desenvolvimento das competências relacionadas a cada eixo do Programa, por meio de um série de atividades previamente organizadas de acordo com cada módulo.

Na parceria com as famílias, o contato acontece nos Círculos de Pais que são encontros agendados pelo colégio e encontros agendados pela própria família, ou demandados pela equipe pedagógica. Todos os encontros têm a finalidade de compreender melhor o contexto do aluno e subsidiar as famílias com orientações a fim de que compreendam os princípios subjacentes à tarefa educativa.

O Programa de Mentoria está pautado em 3 eixos: 

  • Competência Intrapessoal: refere-se a maneiras de lidar consigo mesmo, incluindo pensamento e emoções.
  • Competência Interpessoal: refere-se ao conhecimento, habilidades e atitudes direcionadas a outras pessoas, instituições ou estruturas sociais.
  • Competência Cognitiva: refere-se a área que abrange o aprendizado, do raciocínio lógico, a memória, a elaboração de novas estratégias e do pensamento crítico.

Para trabalhar o desenvolvimento das competências relacionadas a cada eixo, o Programa de Mentoria prevê um série de atividades, organizadas conforme os módulos:

  • Projeto de Vida: Atividades que orientam os alunos a se conhecerem melhor, descobrindo seu potencial e suas dificuldades, bem como os caminhos mais promissores para o seu desenvolvimento e realização integral.
  • Aprendizagem Socioemocional: Atividades que desenvolvem a conscientização do aluno sobre si mesmo e sobre a relação com os outros.
  • Orientação de Estudos: Atividades que possibilitam aos alunos analisar suas necessidades, dificuldades e melhorias acadêmicas.

Meta do Programa de Mentoria:

Encontros para ensinar os alunos a viver com propósito e aspiração, construindo sólidas relações, envolvendo-se nas tarefas da vida da melhor maneira e tendo força de caráter para serem resilientes diante das adversidades.

PAIDA - Orientação de Estudos

“Embora cada aluno seja único e suas dificuldades sejam singulares, constatamos que, muitas vezes, o aluno está com dificuldades sobretudo porque seus métodos de trabalho e seus procedimentos de resolução são inadequados.” (Vianin, 2013)

O principal objetivo do Programa é a aprendizagem dos estudantes. Nele os estudantes podem aprimorar suas habilidades, superar eventuais dificuldades/lacunas, e ainda se apropriar de métodos de aprendizagem ativa que maximizem ao máximo a autonomia em sala de aula e a rotina de estudos individualizados. Entenda algumas modalidades do programa:

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A criação de uma rotina de estudos contribui substancialmente para a aprendizagem dos alunos. Cientes dos benefícios na vida escolar, o Colégio pretende subsidiar e instrumentalizar os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais com práticas ativas de aprendizagem, por meio do minicurso “Orientação de Estudos”.

As aulas pretendem trabalhar a curto prazo com todos os estudantes os seguintes aspectos:

  • Responsabilidade Pessoal
  • Organização Pessoal
  • Organização Material
  • Técnicas de Estudo

Ao final espera-se que os estudantes participantes, além de despertar o prazer em aprender, possam:

  • Identificar os hábitos fundamentais para a criação de uma rotina de estudos com estratégias adequadas;
  • Identificar os elementos essenciais para o ato de estudar;
  • Compreender a diferença entre intensidade e qualidade de estudo;
  • Apoderar-se da capacidade de organização para estudar;
  • Compreender e aplicar técnicas de estudo na rotina diária;
  • Consolidar hábitos e rotinas de estudo; e
  • Apresentar uma postura protagonista em relação à própria aprendizagem.

Destina-se aos estudantes convocados pela Coordenação que precisam superar dificuldades bem como corrigir fragilidades identificadas nas avaliações. Esta modalidade é paralela e deve acontecer a partir dos primeiros resultados e da consequente detecção de algumas dificuldades nos componentes curriculares de Matemática e Língua Portuguesa.

PAIDA – Orientação de Estudos

O PAIDA – Reforço Escolar tem um efeito pós prova, ou seja, na avaliação identificamos aspectos que são importantes serem sanados para seu aprendizado e consequentemente para futuras avaliações retomando estes conceitos.

Os pais e/ou responsáveis e estudantes são comunicados pelo Aplicativo do Planck com orientações sobre o procedimento para participação na(s) aula(s).

O Colégio Planck oferece no contraturno o Plantão de Dúvidas que é mais um possibilidade de Suporte à Aprendizagem. São atendimentos fixos que ocorrem semanalmente, organizados por componente curricular.

Nos Plantões, os estudantes têm a possibilidade de esclarecer suas dúvidas de maneira individualizada ou em pequenos grupos, proporcionando melhor entendimento e fixação dos conteúdos, além da superação das dificuldades que possam surgir durante o ano letivo. Não é uma serviço agendado, mas sim um professor que fica à disposição dos estudantes em uma sala de estudos à espera das dúvidas e vai atendendo os alunos mediante demanda.

Para participar, basta o estudante comparecer a sala de Plantão de Dúvidas, com o material necessário, suas dúvidas e aguardar ser atendido.

É um projeto de estudante auxiliando estudantes.
Os estudantes com grande conhecimento em uma ou mais disciplina disponibiliza seu tempo auxiliando os que estão com dificuldade, e os que apresentam mais fragilidades ou dificuldade solicitam apoio de estudantes que tem grande compreensão das disciplinas.

A produção textual, redação, é parte importante da formação dos estudantes pois desenvolver a habilidade da escrita e da argumentação auxilia qualquer estudante a interpretar melhor textos e enunciados. Por conta disso, o Colégio Planck prima pelo desenvolvimento de seus estudantes na escrita de textos nos mais diversos gêneros. Além disso tem significativo peso nos vestibulares e do ENEM, compondo grande parte da nota.

Com base na importância da redação o Colégio Planck criou o Projeto Planck de Redação Semanal no qual todos os estudantes precisam produzir e entregar, pelo menos, 1 redação por semana que será corrigida no mesmo dia pelos corretores de plantão do Colégio.

As Atividades Diversificadas (AD) são compostas por projetos e trabalhos realizados em grupo, estudos dirigidos, seminários, apresentações, atividades online, leituras, produção textual, entre outras.

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Visando a transposição do ambiente escolar de forma a valorizar as vivencias e experiências dos alunos em seus interesses por atividades diversificadas externas e o possível maior interesse por uma área do conhecimento ou disciplina(s), desenvolvemos o Programa Planck
de Atividades Diversificadas, PPAD, oferecendo aos alunos a oportunidade de construir seu currículo, portfólio digital, de forma autônoma, participativa, individual ou coletivo. Para isso, as notas das atividades diversificadas serão construídas ao longo de cada trimestre seguindo um modelo de acúmulo de créditos.

Este sistema consiste em realizar diversas atividades pedagógicas em 4 dimensões:

• Sócio Pedagógica – Pensar & Fazer• Racional Cognitivo – Pensar
• Operatório Formal – Fazer
• Sociocultural – Ser & Sentir

Nestas 4 dimensões teremos uma grande gama de atividades que envolvem desde os módulos regulares oferecidos pelo colégio, elaboração e desenvolvimento de projetos e atividades culturais diversas (cinema, teatro, exposições, entre outras), bem como outras atividades como participação em olimpíadas do conhecimento, voluntariado, organização de eventos e envolvimento com as propostas desenvolvidas em sala de aula.

Ao longo do ano, os professores realizam algumas atividades práticas em suas disciplinas ou projetos interdisciplinares (ou seja, que envolvem mais de um professor). Levar o Estudante direto a fonte de informações amplia o repertório e auxilia os professores e estudantes a transformarem seu conhecimento .
Deste modo, sempre que possível e viável, em virtude dos temas estudados, são organizadas visitas à parques, museus, cidades históricas etc.
Os estudos do meio sempre têm um objetivo específico a ser alcançado e claramente delimitado pelo professor junto à coordenação, de modo que o estudante tire o máximo de proveito dos mesmos. Todas as excursões serão organizadas ao longo do ano e avisadas previamente.

Uma ideia nascente do desejo dos estudantes que fazem parte da Agência Jr do Planck, idealizado pelos estudantes e aceito de forma entusiasmada pela diretoria do Planck. Uma realização incrível.

O projeto foi desenvolvido pelos estudantes para trazer entretenimento e informações para os alunos do colégio Eles são responsáveis por eventos e gestão de comunicação. Semanalmente realizam intervalos animados ao som de boa música.

O Diretório Acadêmico do Colégio Planck é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. É o órgão máximo de representação dos estudantes do Colégio Planck. Atuando nele, você defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática.

Tem por objetivo alinhar a proposta pedagógica do Colégio Planck nos pilares Intelecto, energia e emoção, sobretudo na condição de desenvolver os valores, no ambiente escolar e nas relações interpessoais. Proporcionando discussões que reflitam o papel da liderança nas questões que constituem seu desenvolvimento educacional, social diante do respeito à diversidade humana, a solidariedade e a construção de valores que resultem em atitudes éticas, coletiva e individualmente. Ao longo de 2020 vamos instituir o Diretório Acadêmico do Colégio Planck!

Um desejo dos estudantes com o suporte de toda a equipe Planck.

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