Projetos Pedagógicos Planck

Ensino Médio

PAIDA - Orientação de Estudos

“Embora cada aluno seja único e suas dificuldades sejam singulares, constatamos que, muitas vezes, o aluno está com dificuldades sobretudo porque seus métodos de trabalho e seus procedimentos de resolução são inadequados.” (Vianin, 2013)

O principal objetivo do Programa é a aprendizagem dos estudantes. Nele os estudantes podem aprimorar suas habilidades, superar eventuais dificuldades/lacunas, e ainda se apropriar de métodos de aprendizagem ativa que maximizem ao máximo a autonomia em sala de aula e a rotina de estudos individualizados. Entenda algumas modalidades do programa:

Saiba mais

A criação de uma rotina de estudos contribui substancialmente para a aprendizagem dos alunos. Cientes dos benefícios na vida escolar, o Colégio pretende subsidiar e instrumentalizar os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais com práticas ativas de aprendizagem, por meio do minicurso “Orientação de Estudos”.

As aulas pretendem trabalhar a curto prazo com todos os estudantes os seguintes aspectos:

  • Responsabilidade Pessoal
  • Organização Pessoal
  • Organização Material
  • Técnicas de Estudo

Ao final espera-se que os estudantes participantes, além de despertar o prazer em aprender, possam:

  • Identificar os hábitos fundamentais para a criação de uma rotina de estudos com estratégias adequadas;
  • Identificar os elementos essenciais para o ato de estudar;
  • Compreender a diferença entre intensidade e qualidade de estudo;
  • Apoderar-se da capacidade de organização para estudar;
  • Compreender e aplicar técnicas de estudo na rotina diária;
  • Consolidar hábitos e rotinas de estudo; e
  • Apresentar uma postura protagonista em relação à própria aprendizagem.

Destina-se aos estudantes convocados pela Coordenação que precisam superar dificuldades bem como corrigir fragilidades identificadas nas avaliações. Esta modalidade é paralela e deve acontecer a partir dos primeiros resultados e da consequente detecção de algumas dificuldades nos componentes curriculares de Matemática e Língua Portuguesa.

PAIDA – Orientação de Estudos

O PAIDA – Reforço Escolar tem um efeito pós prova, ou seja, na avaliação identificamos aspectos que são importantes serem sanados para seu aprendizado e consequentemente para futuras avaliações retomando estes conceitos.

Os pais e/ou responsáveis e estudantes são comunicados pelo Aplicativo do Planck com orientações sobre o procedimento para participação na(s) aula(s).

O Colégio Planck oferece no contraturno o Plantão de Dúvidas que é mais um possibilidade de Suporte à Aprendizagem. São atendimentos fixos que ocorrem semanalmente, organizados por componente curricular.

Nos Plantões, os estudantes têm a possibilidade de esclarecer suas dúvidas de maneira individualizada ou em pequenos grupos, proporcionando melhor entendimento e fixação dos conteúdos, além da superação das dificuldades que possam surgir durante o ano letivo. Não é uma serviço agendado, mas sim um professor que fica à disposição dos estudantes em uma sala de estudos à espera das dúvidas e vai atendendo os alunos mediante demanda.

Para participar, basta o estudante comparecer a sala de Plantão de Dúvidas, com o material necessário, suas dúvidas e aguardar ser atendido.

É um projeto de estudante auxiliando estudantes.
Os estudantes com grande conhecimento em uma ou mais disciplina disponibiliza seu tempo auxiliando os que estão com dificuldade, e os que apresentam mais fragilidades ou dificuldade solicitam apoio de estudantes que tem grande compreensão das disciplinas.

A produção textual, redação, é parte importante da formação dos estudantes pois desenvolver a habilidade da escrita e da argumentação auxilia qualquer estudante a interpretar melhor textos e enunciados. Por conta disso, o Colégio Planck prima pelo desenvolvimento de seus estudantes na escrita de textos nos mais diversos gêneros. Além disso tem significativo peso nos vestibulares e do ENEM, compondo grande parte da nota.

Com base na importância da redação o Colégio Planck criou o Projeto Planck de Redação Semanal no qual todos os estudantes precisam produzir e entregar, pelo menos, 1 redação por semana que será corrigida no mesmo dia pelos corretores de plantão do Colégio.

As Atividades Diversificadas (AD) são compostas por projetos e trabalhos realizados em grupo, estudos dirigidos, seminários, apresentações, atividades online, leituras, produção textual, entre outras.

Saiba mais

Visando a transposição do ambiente escolar de forma a valorizar as vivencias e experiências dos alunos em seus interesses por atividades diversificadas externas e o possível maior interesse por uma área do conhecimento ou disciplina(s), desenvolvemos o Programa Planck
de Atividades Diversificadas, PPAD, oferecendo aos alunos a oportunidade de construir seu currículo, portfólio digital, de forma autônoma, participativa, individual ou coletivo. Para isso, as notas das atividades diversificadas serão construídas ao longo de cada trimestre seguindo um modelo de acúmulo de créditos.

Este sistema consiste em realizar diversas atividades pedagógicas em 4 dimensões:

• Sócio Pedagógica – Pensar & Fazer• Racional Cognitivo – Pensar
• Operatório Formal – Fazer
• Sociocultural – Ser & Sentir

Nestas 4 dimensões teremos uma grande gama de atividades que envolvem desde os módulos regulares oferecidos pelo colégio, elaboração e desenvolvimento de projetos e atividades culturais diversas (cinema, teatro, exposições, entre outras), bem como outras atividades como participação em olimpíadas do conhecimento, voluntariado, organização de eventos e envolvimento com as propostas desenvolvidas em sala de aula.

O Colégio Planck promove desde sua fundação a preparação de seus Estudantes para as simulações PlanckONU.
Mas do que se trata? Simulações ONU são simulações de conferências internacionais nas quais os estudantes, chamados delegados, negociam e debatem assuntos de relevância para a política, economia ou sociedade do país que representam. Basicamente os jovens atuam como diplomatas e Chefes de Estado. O ambiente é formal e segue regras de conduta que são apresentadas ao longo da preparação e que são normas a serem cumpridas nos eventos  de simulações que acontecem em escolas e universidades.

Saiba mais

Alguns dos objetivos do Colégio ao propor a preparação para as simulações são:

• Levar os estudantes a participar de simulações externas e organizar simulação interna;
• Promover o desenvolvimento acadêmico, desenvolvimento de habilidades individuais, ampliação e aprofundamento do conhecimento de mundo;
• Fortalecimento de recursos linguísticos como persuasão e debate, postura reflexiva e crítica, organização e integração social do jovem.

O grupo de estudantes interessados em participar da organização da Simulação ONU – Organização das Nações Unidas do Colégio Planck – se reúne por 1h40 semanalmente, para estudar relações internacionais, modelos de simulações e estruturar o evento do Colégio, PlanckONU, que acontece uma vez ao ano

O PlanckONU tem as seguintes finalidades educativas:

• O desenvolvimento de uma atitude de curiosidade, reflexão e crítica frente ao conhecimento e à interpretação da realidade;
• A capacidade de utilizar, crítica e criativamente, as diversas formas de linguagem do mundo contemporâneo;
• A compreensão dos processos naturais e o respeito ao meio ambiente como valor vital, afetivo e estético;
• O desenvolvimento de uma atitude de valorização, cuidado e responsabilidade individual e coletiva em relação ao mundo;

• A competência para atuar no mundo do trabalho dentro de princípios de respeito por si mesmos, pelos outros e pelos recursos da comunidade;
• O exercício da cidadania para a transformação crítica, criativa e ética das realidades sociais.

E as seguintes finalidades pedagógicas:

• Desenvolvimento das habilidades: oratória, negociação, liderança, pesquisa, escrita, organização e gerenciamento do tempo. 
• Desenvolvimento de competências: tolerância, empatia e administração de conflitos. 
• Educação fora da sala de aula: será estimulado o aprendizado acerca de tópicos da agenda internacional, além da cultura e política externa de diversos países.

Ao longo do ano, os professores realizam algumas atividades práticas em suas disciplinas ou projetos interdisciplinares (ou seja, que envolvem mais de um professor). Levar o Estudante
direto a fonte de informações amplia o repertório e auxilia os professores e estudantes a transformarem seu conhecimento .
Deste modo, sempre que possível e viável, em virtude dos temas estudados, são organizadas
visitas à parques, museus, cidades históricas etc.
Os estudos do meio sempre têm um objetivo específico a ser alcançado e claramente delimitado pelo professor junto à coordenação, de modo que o estudante tire o máximo de proveito dos mesmos.
Todas as excursões serão organizadas ao longo do ano e avisadas previamente.

A Agência Júnior visa que os estudantes vivenciem o ambiente de uma agência de
comunicação e marketing, aprendendo a desenvolver técnicas e formatos para transmitir as informações para os mais diversos veículos, como internet e TV.

Esta agência conta com áreas de estratégia e criação e com a mentoria de profissionais especializados do mercado e tem como objetivo a comunicação dos projetos internos do Colégio Planck para os estudantes e famílias, professores e funcionários. Através de uma linguagem jovem, contemporânea e engajadora damos voz aos estudantes nos projetos desenvolvidos no Design Maker, Projetos Interdisciplinares, Projetos Multidisciplinares dos Estudantes, além de eventos e ações Institucionais do Colégio e Curso Planck.

Uma ideia nascente do desejo dos estudantes que fazem parte da Agência Jr do Planck, idealizado pelos estudantes e aceito de forma entusiasmada pela diretoria do Planck. Uma realização incrível.

O projeto foi desenvolvido pelos estudantes para trazer entretenimento e informações para os alunos do colégio Eles são responsáveis por eventos e gestão de comunicação. Semanalmente realizam intervalos animados ao som de boa música.

O Diretório Acadêmico do Colégio Planck é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. É o órgão máximo de representação dos estudantes do Colégio Planck. Atuando nele, você defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática.

Tem por objetivo alinhar a proposta pedagógica do Colégio Planck nos pilares Intelecto, energia e emoção, sobretudo na condição de desenvolver os valores, no ambiente escolar e nas relações interpessoais. Proporcionando discussões que reflitam o papel da liderança nas questões que constituem seu desenvolvimento educacional, social diante do respeito à diversidade humana, a solidariedade e a construção de valores que resultem em atitudes éticas, coletiva e individualmente. Ao longo de 2020 vamos instituir o Diretório Acadêmico do Colégio Planck!

Um desejo dos estudantes com o suporte de toda a equipe Planck.

Translate »