Time Planck realiza treinamento de Primeiros Socorros

Diante da importância da Lei Lucas (13722/18) para o ambiente escolar, o Time Planck realizou um Treinamento de Primeiros Socorros no último sábado (06). A Lei sancionada em outubro de 2018 exige que escolas, públicas e privadas, e espaços de recreação infantil estejam preparados para atendimentos de primeiros socorros. Por essa razão, nossos professores e funcionários se reuniram para aprender procedimentos indicados para situações de emergência, assim como a Reanimação Cardiopulmonar (RCP).

Equipe Planck em treinamento.

Saiba mais sobre a Lei Lucas

A Lei Lucas, válida em todo o território nacional, tem o objetivo de prevenir situações de risco para vida no ambiente escolar por meio da capacitação dos funcionários, uma vez que a norma foi criada em decorrência de um acidente que resultou no falecimento de Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos, vítima de asfixia mecânica durante um passeio escolar, em Campinas, interior de São Paulo, em 2017. Devido a falta de profissionais qualificados para prestar os primeiros socorros de forma rápida, Lucas não resistiu, resultando na fatalidade que certamente poderia ter sido evitada a partir da aplicação de treinamentos periódicos adequados.

Treinamento aplicado

O treinamento do Time Planck foi conduzido pelo socorrista Victor Hugo S. da Silva, que abordou a Lei Lucas e também ensinou a todos os participantes a Manobra de Heimlich e demonstrou demais ações emergenciais de primeiros socorros que podem salvar vidas em momentos decisivos. Além disso, a atitude imediata e assistência de pessoas capacitadas facilitam a comunicação de sintomas e sinais no momento do atendimento profissional, seja após acionar uma ambulância ou ao encaminhar a vítima ao hospital.

Time Planck participando do treinamento com o socorrista Victor Hugo.

Através de dinâmicas, o profissional da área da saúde ensinou a prática de métodos para desobstrução das vias aéreas e a manobra de compressão cardíaca, usada em casos de parada cardiorrespiratória. Essas ações  minimizam o mal-estar da vítima até a chegada de paramédicos e socorristas, aumentando as chances do acidentado sobreviver.

Como preparar crianças e adolescentes para situações de emergência?

Em família também é possível instruir os jovens para que compreendam os riscos da situação e estejam preparados para agir em casos emergenciais. É papel designado ao adulto aprender como oferecer os primeiros socorros e ser um exemplo, ensinando e conversando com os filhos sobre esse tema em casa, solucionando suas dúvidas e oferecendo o apoio necessário para uma prevenção efetiva. Ensinar os telefones de emergência e apresentar a manobra de Heimlich são atos simples que podem salvar vidas. Seguem os números nacionais que todos devem conhecer:

• Emergência de saúde (SAMU) – 192.
  • Polícia Militar – 190.
  • Bombeiros – 193.
Equipe Planck com o socorrista Victor Hugo durante treinamento.

Todo o treinamento foi de grande aproveitamento, com apoio do Victor Hugo Silva, profissional qualificado da área da saúde. Continuaremos prezando pelo bem estar de todos os nossos estudantes e equipe, progredindo com os treinamentos necessários para que todos se sintam mais tranquilos e seguros em nosso ambiente escolar.