Crise ou oportunidade: vamos falar de transformação digital na escola

Conteúdo

Nunca o termo transformação digital esteve tão em alta em todos os setores a partir da crise instalada pela pandemia da Covid 19.

Nunca o termo transformação digital esteve tão em alta em todos os setores a partir da crise instalada pela pandemia da Covid 19.

Após a suspensão das aulas presenciais e o fechamento dos prédios, os colégios precisaram se reinventar tendo a tecnologia como ferramenta principal para unir estudantes, professores, coordenadores e diretores das escolas.

Um bate-papo com os professores Ademar Celedônio, diretor de ensino e inovações do SAS; André Guadalupe, diretor e cofundador do Colégio Planck; e o líder de cultura digital do SAS, Murilo Campos, abordou diversos aspectos para entender melhor esse processo que pode ser considerado uma oportunidade para o setor da Educação.

O que é transformação digital?

A transformação digital, muito mais do que uma mudança brusca que leva ao descarte dos modelos em vigência, é melhor definida como cultura digital.

Essa mudança de hábitos, essa nova cultura, prevê que o uso das novas tecnologias está associado a inovações constantes e permitem a criação de novas soluções em momentos como o que está sendo vivenciado durante a pandemia.

O uso das novas tecnologias já é previsto pelo documento normativo da Educação no Brasil, denominado BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Esse documento demonstra a importância do incentivo às inovações tecnológicas dentro dos processos pedagógicos como forma de preparar o estudante para um cenário futuro no mercado de trabalho.

Assim, todos os colégios que antes focavam mais fortemente em iniciativas presenciais, precisaram usar os recursos da tecnologia para continuar mantendo as aulas durante o distanciamento social.

Com a chegada deste momento inesperado no mundo todo, a transformação digital ganhou  força e entrou de vez não só nos colégios mas também nas residências, que passaram a ser o novo loco das aulas.

As ferramentas tecnológicas, que eram dominadas pelos estudantes, passaram a ser os novos instrumentos de trabalho para diretores, coordenadores e professores para a elaboração dos conteúdos didáticos. Pais também tiveram que se adaptar.

Com o surgimento inesperado da pandemia, o entendimento do impacto da tecnologia na vida das pessoas tornou-se muito mais amplo, abrindo espaço para um engajamento muito maior de estudantes, professores e famílias. Todos trabalhando em colaboração.

Associadas à tecnologia, as habilidades socioemocionais, que estão no DNA do Colégio Planck, também ganharam força durante esse momento de crise.

O que tem sido percebido até o momento é que os colégios tiveram que assumir que a tecnologia está além dos equipamentos de última geração, precisa estar vinculada à essência da proposta pedagógica de um colégio  e à interação humana para que a transformação digital ocorra de forma assertiva.

Nunca o termo transformação digital esteve tão em alta em todos os setores a partir da crise instalada pela pandemia da Covid 19.

Como a tecnologia impacta as rotinas?

Quando os colégios  foram surpreendidos pela suspensão das aulas, anunciada em março, foi imprescindível o uso das ferramentas tecnológicas. Porém, o desafio foi muito maior para aquelas que ainda não tinham assumido a inovação dentro de seus processos pedagógicos.

A transformação digital dos colégios pode ser facilitada a partir de alguns passos:

  • Acesso à internet na escola e na casa do estudante;
  • Escolha de hardware e software que serão utilizados;
  • Entendimento sobre como usar e implementar o conteúdo de forma digital para os estudantes;
  • Formação dos professores, coordenação, estudantes e família na utilização digital;
  • Análise de resultados pela gestão escolar.

Assumir a necessidade da transformação digital pode ser o fator decisivo para a permanência de uma escola no mercado. A crise que veio com essa pandemia, tem servido como um gatilho para que todos os profissionais da Educação percebam a importância da cultura digital na vida moderna.

Nunca o termo transformação digital esteve tão em alta em todos os setores a partir da crise instalada pela pandemia da Covid 19.

Ações da escolas durante a pandemia 

Com o surgimento da crise, muitos colégios se enxergaram como reféns de um processo inevitável para a situação de urgência, porque muitos não haviam se inserido completamente na transformação digital. A crise trouxe muita dor, com incertezas econômicas e mortes, mas também um grande estímulo à adaptação.

Houve muitas dificuldades na implantação dessa urgente transformação digital em seus modelos pedagógicos: professores precisaram fazer uso de novas tecnologias e rever modelos de aulas, estudantes precisaram aprender a estudar em casa e dividir equipamentos com os pais e diretores e coordenadores foram incentivados a criar novas propostas.

Alguns colégios começaram com processos de aulas gravadas e perceberam que para a sua realidade as aulas ao vivo eram mais produtivas. Outras perceberam exatamente o contrário. Mas o ponto positivo é a busca pela interação constante estudante-professor.

Para continuar tendo um colégio vivo com aulas, plantões de dúvida e aprendizado, no home school, o Planck, que já atua desde a sua fundação com a cultura digital,  atuou em fases elaboradas pela Direção e Coordenação.

O começo foi com roteiros de revisão, que permitiu um certo tempo para organização dos professores; já na primeira semana as aulas foram gravadas, para serem exibidas na terceira semana e depois vieram as aulas ao vivo. Também foram  foram realizadas atividades extras e lúdicas como quiz, listas de filmes e músicas, torneios para estimular o bem-estar dos estudantes.

Todo esse processo pedagógico emergencial contou com a essência socioemocional que já é trabalhada no Planck. Com o novo momento, os estudantes foram ainda mais direcionados a terem protagonismo, autonomia, responsabilidade, empatia e outros itens que compõem a matriz socioemocional do Colégio.

Nunca o termo transformação digital esteve tão em alta em todos os setores a partir da crise instalada pela pandemia da Covid 19.

Engajamento dos professores e estudantes

Com mais empoderamento e as ferramentas digitais, os professores também foram estimulando ainda mais a própria criatividade no ensino. 

O professor percebeu que a tecnologia não é uma adversária no processo pedagógico, mas uma verdadeira aliada e ele é, de fato, um agente transformacional utilizando também esse recurso.

Inspirados a buscar novas soluções, os mestres apresentaram diversas sugestões e atividades diferenciadas. No Planck, por exemplo, além das videoaulas com conteúdos e tarefas, os estudantes foram conduzidos em um tour por pontos turísticos do Brasil e da Espanha.

Embora esse seja um momento muito difícil para o mundo, a perspectiva é que os professores saiam fortalecidos desse processo e renovados para sugerir novos métodos e recursos para as aulas, que permitam muito mais engajamento dos estudantes, como já estão fazendo agora.

Além do empoderamento do professor, o que tem sido visto também é que  os estudantes também ganharam mais poder, que já se percebem como agentes principais do próprio aprendizado. Estão buscando meios mais assertivos de ganhar autonomia e aprendendo a pesquisar, o que já é estimulado nas eletivas Clube de Debates e na Academia Sherlock no Planck.

A expectativa é que os estudantes “aprendam a aprender” sobre todos os assuntos que estão disponíveis pelos recursos digitais e buscar soluções inéditas, porém, de uma forma mais organizada e eficiente.

Com o estímulo dessa transformação digital, os novos recursos também estão sendo utilizados de forma mais produtiva.

Leia também:

➡️ Home office e home school mais produtivos

➡️ A importância do professor em uma escola de alto desempenho

Legado da pandemia no aspecto transformação digital

A inclusão digital tem caminhado junto com as habilidades e competências socioemocionais, que vão permitir um incremento e fortalecimento dos colégios.

Com isso, os próprios estudantes poderão solicitar novos métodos de ensino ao final da pandemia, porque estão exercitando a autogestão. Esse novo comportamento pode inspirar a adoção de um ensino híbrido, que mescle o presencial e o digital de forma mais robusta.

O ensino remoto, necessário nesse momento de urgência, também poderá abrir novas frentes, por exemplo, para o ensino básico. O ensino à distância, que é um processo diferente, antes só tinha foco no Ensino Superior.

O que foi percebido de forma muito intensa nesse processo da pandemia é que a tecnologia é um facilitador do conhecimento.

Além disso, as escolas foram estimuladas a inovar mais e, de certa forma, até a errar para experimentar novas formas de acertar. Uma escola inovadora precisa aprender a errar com uma margem de segurança. Essa ousadia vai levar ao aperfeiçoamento dos processos pedagógicos.

Mas o que se percebeu de forma geral é que a tecnologia proporcionou novas perspectivas e um olhar mais humanizado, que permite um direcionamento mais personalizado da Educação, com prognóstico bastante favorável para um momento pós-pandemia.

Compartilhe:

Leia também:

A Robótica é uma disciplina que agrega grande valor à vivência de cada participante porque estimula a criatividade, experimentação, trabalho em equipe e pensamento lógico. Entenda por que essa matéria tem sido fundamental na Educação até mesmo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Principais funções da Robótica na Educação A robótica pode ser explicada como uma série de procedimentos que levam à criação de uma máquina ou mecanismo eletromecânico que é capaz de realizar tarefas a partir de um conjunto de instruções pré-programadas. Em setores como a medicina, indústria e atendimento online, já se desenvolve há tempos, porém, também percebeu-se que é uma poderosa ferramenta de aprendizagem. No Colégio Planck, o Professor Paulo Henrique Pereira, responsável pela atividade de Robótica, afirma que a matéria está alinhada com as competências gerais da BNCC. “A Robótica é um espaço propício para desenvolver as competências 4 e 5, pois além da linguagem diferente, a tecnologia também é empregada para a resolução de problemas”, revela. 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum 1 - Conhecimento 2 - Pensamento científico, crítico e criativo 3 - Repertório Cultural 4 - Comunicação 5 - Cultural Digital 6 - Trabalho e projeto de vida 7 - Argumentação 8 - Autoconhecimento e autocuidado 9 - Empatia e cooperação 10 - Responsabilidade e Cidadania A BNCC reconhece a tecnologia na formação dos estudantes e estimula que eles dominem o universo digital, por isso, para a competência Cultural Digital, reforça esse papel: “ Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”, diz o documento. Papel da robótica no desenvolvimento de habilidades socioemocionais Segundo o professor, no que se refere aos aspectos socioemocionais, por se tratar de um processo de resolução de problemas em equipe, a Robótica desenvolve principalmente o pensamento criativo e científico, a tolerância ao estresse e à frustração, o foco e a organização, a assertividade e a confiança. Porém, reforça o grande papel da disciplina no desenvolvimento da criatividade. “A criatividade é indispensável no processo, pois possibilita conexões entre as diversas áreas do conhecimento visando o objetivo desejado pelo aluno, tornando o processo ainda mais significativo.”, diz. Todas essas habilidades socioemocionais são reforçadas também pela Cultura Maker, que está inserida no DNA do Planck, com a grande contribuição do laboratório Design Maker, que também incentiva a criação. “A cultura maker está bastante presente no Colégio. Então, com as aulas de Robótica não é diferente, o estudante é convidado a desenvolver conhecimentos e habilidades estimulado por um problema que precisa de solução.” Robótica favorece o aprendizado de outras áreas de conhecimento? Segundo o professor, como a Robótica é composta por um conjunto de ferramentas e habilidades que se colocam a serviço da resolução de um problema, é neste ponto que as outras áreas do conhecimento entram no processo, pois a solução exigirá do estudante que use seu conhecimento prévio ou que pesquise conteúdos de outras disciplinas. Além disso, conhecimentos de matemática e física são diretamente necessários para o uso e compreensão da tecnologia empregada. Além de estar dentro do Núcleo de Tecnologia, que também inclui a disciplina de Programação, a Robótica também integra o Programa Planck de Preparação Olímpica (P3O), oferecendo a oportunidade do estudante se preparar para participar de competições. Benefícios de inserir o estudante na Robótica: Estímulo do aprendizado de matemática, física e inglês Estímulo do raciocínio lógico Desenvolvimento da criatividade Melhoria na organização de pensamentos e ações Estimula o desenvolvimento de aptidões Desenvolve habilidades para resolução de problemas Conclusão Em uma cultura cada vez mais digital, a Robótica é também uma forma muito estimulante de preparar os estudantes para um melhor desempenho de seus papéis profissionais no futuro. Percebe-se que a disciplina vai bem além do que se vê na ficção científica, porque ensina habilidades fundamentais em qualquer setor da vida.

Robótica: qual é o papel na Educação?

A Robótica é uma disciplina que agrega grande valor à vivência de cada participante porque estimula a criatividade, experimentação, trabalho em equipe e pensamento lógico.

Translate »