Estudantes do Colégio Planck levam a startup SpotFinder para Feira do Empreendedor 2025

Conteúdo

Durante a Feira do Empreendedor 2025, realizada entre os dias 15 e 18 de outubro pelo Sebrae-SP no São Paulo Expo, nossos estudantes Enrico Vieira, Miguel Soki e Rafael Sasaki, do 9º Ano do Ensino Fundamental, viveram uma experiência única ao participarem do evento representando a SpotFinder, startup criada por eles nas aulas da eletiva Startup & Empreendedorismo, conduzida pelo Prof. André Guadalupe, diretor e cofundador do Colégio Planck, que orienta os estudantes a transformar ideias em soluções reais e inovadoras.

Mãe do Enrico, senhora Vanessa, e os estudantes Enrico, Miguel e Rafael acompanhados do vice-diretor do Sebrae, Renato.

No evento, os jovens empreendedores exploraram os espaços dedicados à Inteligência Artificial e Startups, e, além de observar tecnologias e tendências, Enrico, Miguel e Rafael puderam compreender como ideias ganham forma no mercado e como a mentalidade empreendedora é fundamental para gerar impacto positivo. Oportunizando o contato direto com profissionais experientes, investidores e fundadores de startups consolidadas, a Feira do Empreendedor 2025 proporcionou uma vivência prática sobre o funcionamento do ecossistema de inovação, desde o desenvolvimento de um produto até sua inserção no mercado.

Entrevista

Em conversa com o Colégio Planck, os cofundadores da SpotFinder compartilharam suas percepções sobre a experiência, os aprendizados vividos no evento, o contato com profissionais do mercado e as expectativas para o Summit Planck de Startup & Empreendedorismo Batch 25, que acontecerá no dia 18 de novembro. Confira a seguir os principais trechos da entrevista.

(CP) Como foi viver a experiência de estar na Feira do Empreendedor com a SpotFinder?

(E) Foi uma experiência muito boa, porque a gente teve a oportunidade de aprender um pouco mais sobre como é esse mundo empreendedor, ver como ele funciona na realidade, assistir palestras de alguns empreendedores já inseridos no mercado e, na minha opinião, foi muito legal.

(M) Foi legal pra ter uma experiência mais de como é, na feira escutamos a história de outros empreendedores e, além de aprender, também nos inspira.
(R) Realmente foi uma experiência de bastante aprendizado. A gente conseguiu aprender bastante com as palestras e com os outros empreendedores que estavam lá na feira.

(CP) O que mais chamou a atenção de vocês durante a visita e o que aprenderam com os empreendedores que conheceram?

(E) O que mais chamou a atenção é que 99% da realidade é aquilo ali, aquelas pequenas empresas que estão lutando para sobreviver. Acho que o maior aprendizado mesmo foi que a gente não pode desistir nunca, porque sempre vai ter algo no caminho. Então a gente tem que aprender a superar as adversidades.

(M) Outra coisa importante que aprendemos é que você tem que ir fundo, e que o importante é não desistir, como o Enrico falou.

(CP) De que forma as aulas da eletiva Startup & Empreendedorismo ajudaram a preparar vocês para esse momento?

(E) Depois de fundar a SpotFinder em 2024, começamos a querer aprender um pouco mais, nos aprofundando não só nas aulas de Startup, mas também aprendendo do nosso jeito. Então, a gente contatou o professor André e ele nos apresentou algumas feiras importantes para irmos e, com a ajuda dele, entramos em contato com o vice-diretor do Sebrae para aprendermos um pouco mais com ele lá na Feira do Empreendedor.

(CP) Que aprendizados da feira pretendem aplicar no Summit Planck de Startup & Empreendedorismo Batch 25?

(E) Como alguns empreendedores falaram, precisamos ser confiantes na fala, não precisa ter medo, porque é algo natural do ser humano. Não ter medo e falar sobre o nosso diferencial é essencial, porque é o que chama a atenção dos investidores.

(M) Também aprendemos mais como pôr na prática e vimos mais a realidade dos microempreendedores, eles buscando investidores e mais conhecimento;

(R) Outra coisa que a gente consegue colocar na prática é  a oratória, porque a gente viu algumas palestras de caras que são super importantes, então acho que a gente consegue se inspirar neles na hora de fazer a palestra e ter uma boa oratória.

(CP) O que significa para vocês representar o Colégio Planck em eventos que conectam inovação, educação e empreendedorismo?

(M) Achei muito legal representar o Planck! Porque as nossas aulas nos permitiram saber o que a gente sabe e fomos lá pra mostrar isso. Foi muito legal!

(E) É só mais uma prova de que a eletiva de Startup & Empreendedorismo realmente dá certo e que pode gerar frutos para os estudantes aqui do Planck que querem começar a empreender.

Miguel, Enrico e Rafael em entrevista durante a Feira do Empreendedor 2025.

Essa experiência reforça o propósito da eletiva Startup & Empreendedorismo: estimular o protagonismo, a criatividade e a capacidade de execução dos estudantes, conectando o aprendizado em sala de aula a contextos reais e desafiadores. Ao participar de um dos maiores eventos de empreendedorismo da América Latina, os jovens da SpotFinder puderam expandir sua visão de futuro e fortalecer habilidades essenciais, como a colaboração, o pensamento crítico e a inovação. No Colégio Planck, experiências como essa mostram que aprender vai muito além da sala de aula: é vivenciar o conhecimento de forma ativa, explorando oportunidades e transformando ideias em projetos.

Compartilhe:

Compartilhe:

Leia também:

Exames de Cabridge Colégio Planck

O Colégio Planck é Centro Oficial de Aplicação dos Exames Cambridge e, este ano, amplia essa oportunidade para além dos seus próprios estudantes. Inscrições: Agora,

Translate »