Com muita honra, o Colégio Planck foi representado pelo Professor Quinho Miranda, coordenador do Núcleo Planck de Artes, no evento de inauguração do novo espaço da Escola MASP, realizado na última sexta-feira, dia 04 de abril, no 8º andar do novo Edifício Pietro Maria Bardi. O evento celebrou um momento significativo na expansão do programa de cursos e ensino do museu, dialogando com o projeto MASP Ensino.

O novo espaço, além de abrir as portas para o público, convidando a comunidade a explorar atividades imersivas, também receberá nossos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental em suas visitas do projeto MASP Ensino, que proporciona visitas educativas ao longo do ano letivo, monitoradas e guiadas por profissionais do Museu, para o desenvolvimento de projetos em contato direto com obras de arte do Acervo em Transformação. Quinho, coordenador e professor de Artes do Colégio Planck prestigiou a inauguração e nos contou um pouco da experiência marcante: “Foi uma noite muito interessante e muito rica. Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da história do MASP antigo e ver toda a trajetória do museu. Houve uma grande preocupação em trabalhar a educação dentro de um museu — algo que vale muito a pena ressaltar, pois é uma iniciativa muito bacana: um museu fazer parcerias com escolas”, compartilhou o professor que está diretamente envolvido na parceria entre o Colégio Planck e o MASP, a qual “proporciona um conhecimento mais amplo aos nossos estudantes e incentivam os profissionais, os docentes, a se engajarem mais com a arte. Eles conseguem se aprofundar nos artistas, nas obras do acervo do museu, e o mais importante: perceber toda a riqueza que o museu oferece e transmiti-la aos estudantes”, segundo ele.
O contato com a arte é essencial para o desenvolvimento sensível, crítico e cultural dos estudantes, e foi exatamente esse o propósito do projeto MASP Ensino, realizado pela primeira vez no Colégio Planck em 2024. A iniciativa proporcionou às turmas uma vivência imersiva, promovendo reflexões e novas formas de enxergar o mundo. Como destacou o professor Quinho, “O aluno passa a ter uma nova visão do belo, começa a se entusiasmar mais, a querer aprender sobre arte, entender como funciona uma pintura e a compreender a linguagem do artista ao criar uma tela. E o mais fascinante é a história por trás de cada obra. A tela não é apenas o resultado de pinceladas; cada uma carrega uma narrativa, um sentimento que o artista expressa naquele momento. E esse projeto proporciona tudo isso.” Projetos como esse reforçam a importância das conexões entre museus e escolas, ampliando o repertório cultural dos jovens e despertando um olhar mais sensível e interpretativo sobre o mundo ao seu redor.

É essencial para o Colégio Planck, como a 1ª Escola do Vale do Paraíba a participar do projeto MASP Ensino, acompanhar os avanços que enriquecem a experiência de aprendizagem de nossos estudantes. Por isso é uma enorme satisfação e alegria estar junto ao MASP e sua equipe mentora visando o mesmo objetivo: possibilitar o acesso, imersão e envolvimento de jovens à cultura artística. Para saber mais sobre a parceria entre Colégio Planck e MASP, assista o vídeo a seguir: