Colégio Planck realiza I Encontro do Clube de Leitura 2023

Conteúdo

No último sábado (25) realizamos o I Encontro do Clube de Leitura 2023, reunindo famílias apaixonadas pela literatura, assim como o Prof. Darci Baptista, mediador do clube exclusivo para responsáveis e professores Planck. No primeiro e tão aguardado encontro, 18 membros compareceram ao Colégio para o início do ciclo temático de 2023: “Outras palavras – literaturas alternativas para um mundo multifacetado”.

I Encontro do Clube de Leitura Planck em 2023.

Experiências no Clube de Leitura

Ao início do encontro, Darci incentivou que membros veteranos do clube compartilhassem suas experiências com os novos participantes, contribuindo para uma recepção agradável. Dorcas Konishi, mãe do Alumni Planck Guilherme e do estudante João Pedro da 2ª Série do EM, comentou: “O Clube de Leitura é um ótimo motivador para quem quer voltar ou começar a ler. Para mim, é muito interessante quando conhecemos novos autores, uma vez que o universo da literatura é muito amplo e as novas leituras fogem do nosso repertório, apresentando novos escritores.”. 

As reuniões realizadas trazem reflexões a respeito das leituras conduzidas, surpreendendo o próprio mediador do clube: “Quando nos encontramos, as questões e observações levantadas pelos participantes também expõem uma nova visão das obras, as quais não fui capaz de compreender sozinho. Por essa razão, o Clube de Leitura é um compartilhamento de ideias e opiniões”, disse o Professor Darci. 

Revisitando a última leitura de 2022

Encerrando o ciclo temático de 2022, os membros do clube realizaram uma sessão de comentários sem spoilers sobre a última obra lida: “Crônica da casa assassinada”, de Lúcio Cardoso, despertando a curiosidade dos novos integrantes que não conheciam o livro. O debate movido pela leitura finalizada trouxe comentários sociais importantes, comparando o contexto no qual a obra foi escrita, o cenário abordado dentro dela e a realidade na qual vivemos. 

Fabiana Simonelli, uma das participantes mais antigas do clube, fez valiosas observações sobre a relação entre o título da obra e sua trama: “No livro, as personagens também vão apodrecendo junto com a casa, a situação acontece com cada uma delas de maneiras diferentes, mas sempre de forma conectada.”.

I Encontro do Clube de Leitura Planck em 2023

Próxima leitura: “Dublinenses”, de James Joyce

Ao encerrar o I Encontro do Clube de Leitura Planck, Professor Darci anunciou qual será a próxima leitura realizada pelos membros, convidando-os para o debate no II Encontro sobre a obra “Dublinenses” (1914), de James Joyce, um romancista, contista e poeta Irlandês que viveu boa parte de sua vida expatriado. O livro é formado por quinze contos, os quais têm clara influência de autores realistas e naturalistas do século XIX e início do século XX, como Tchekhov, Flaubert e Maupassant.

Segundo Darci, “Dublinenses” é um caleidoscópio literário que, se foi rejeitado e incompreendido por ocasião de seu lançamento, hoje configura leitura imprescindível para quem espera compreender o que foi o vórtice das revoluções artísticas, políticas e econômicas da chamada Belle Époque.

Participantes do Clube de Leitura 2023.

O II Encontro do Clube de Leitura acontecerá no dia 13 de Maio e para participar basta entrar em contato com nossa equipe através do App Planck. Esperamos encontrá-los novamente para mais um momento de troca e interação, guiados pela leitura da obra de James Joyce. 

Compartilhe:

Compartilhe:

Leia também:

O Ensino Fundamental 2 é um período de aprendizagem importante para as crianças e pré-adolescentes, pois marca sua passagem para um mundo com mais responsabilidades e deveres, que caminha junto a mudanças físicas e neurológicas. No ambiente escolar, os estudantes deparam-se com novos desafios, mas também com novas oportunidades e paixões. É neste momento que suas vozes despertam e começam a descobrir-se como pessoas.

Ensino fundamental 2: o que esperar?

O Ensino Fundamental 2 é um período de aprendizagem importante para as crianças e pré-adolescentes, pois marca sua passagem para um mundo com mais responsabilidades

Translate »