Confira como foi a Semana da Virtude 2023

A fim de contribuir no desenvolvimento de atributos positivos em nossos estudantes – as Virtudes – nos dias 3, 4 e 5 de abril realizamos mais uma edição da Semana da Virtude! Foram três dias com dinâmicas e atividades que incentivam a reflexão dos jovens acerca de suas ações, qualidades, e sua capacidade de enxergar virtudes em si mesmos e no próximo. Esse trabalho é voltado para estimular 6 virtudes principais que geram 24 forças de caráter, conceitos importantes na psicologia positiva.

Pátio da Jabuticabeira durante a Semana da Virtude 2023.

Enxergando as Virtudes em si e nos outros

No Pátio da Jabuticabeira foram dispostos painéis expondo todas as 6 virtudes principais e suas forças de caráter, facilitando que a Família Planck participasse do projeto “Correio das Virtudes”. Identificando tais atributos nos colegas, os estudantes escreveram recados de admiração e colocaram em uma urna, para que a leitura de algumas mensagens fossem realizadas na Rádio Planck pela equipe pedagógica.

A dinâmica foi bem recebida pelas turmas, fazendo com que dezenas de cartinhas fossem lidas durante os momentos de intervalo e no período da saída, além de serem expostas em nossa Sala de Leitura. “Esse momento de troca de elogios, baseado nas virtudes apresentadas ao longo da Semana da Virtude, evidencia que os estudantes absorveram muito do que foi apresentado a respeito do tema. É lindo ver o impacto da Psicologia Positiva na convivência dos estudantes dentro e fora do Colégio”, compartilhou a Orientadora Educacional do 7º e 8º Ano do EF, Jucielli Silva.

Monalisa Franco, Coordenadora do EF, e Helen Santos, Diretora Pedagógica, na Rádio Planck.

Forças de Caráter em sala de aula

Inspirados pelo trabalho realizado por um professor na cidade de Helsinki na Finlândia, transformamos esta semana em um momento de favorecer a disposição dos estudantes em praticar o bem, de desenvolver hábitos constantes que levam a um bom convívio, um bom relacionamento e um pensar de bem-estar coletivo dentro e fora da escola. Por essa razão desenvolvemos atividades diferentes a cada ano, com o intuito de criar, estimular e valorizar todas as boas ações da escola, da comunidade e do mundo.

Durante os preparativos para a Semana da Virtude 2023, os estudantes escreveram cartas para os Professores Planck, exaltando as virtudes dos profissionais que os acompanham diariamente. A surpresa foi revelada no dia 01 de abril, durante o Encontro de Formação de Professores, e foi um momento marcante para todo o time, veja a seguir:

Coração de envelopes preparado com as cartas.

A surpresa foi o pontapé inicial para os projetos que foram realizados na semana seguinte: em sala de aula, os professores retribuíram o carinho através de bate-papos, reflexões e debates, a importância de reconhecer em si, e no outro, valores positivos e virtudes que admiramos. Dessa forma, reafirmando nossos valores de Cultura de Amizade, Empatia & Respeito, presentes em nossa Matriz Socioemocional.

Na disciplina de Projeto de Vida, as Orientadoras Educacionais incentivaram o autoconhecimento individual dos estudantes por meio de testes que apontam as forças de caráter de cada um, além de destacar como cada virtude impacta no indivíduo e no mundo à sua volta.

E na aula de Física com as turmas da 1ª Série do EM, o Prof. Luciano Oliveira organizou o “Desafio do Marshmallow”, no qual os grupos deveriam construir uma torre de macarrão e obter sucesso em equilibrar o doce em seu topo. Além de exercitar as teorias estudadas em sala, a dinâmica oportunizou momentos de trabalho em equipe e evidenciou forças de caráter como autocontrole, perseverança e a criatividade.

Estudantes da 1ª Série do EM durante aula de Física.

Durante os momentos de reflexão promovidos pela Semana da Virtude 2023, cada um de nós foi convidado a desenvolver a melhor versão de si mesmo, incentivando uns aos outros a fazerem o mesmo. Dessa forma podemos fazer grandes mudanças em todo o mundo, a começar pelo ambiente escolar e estendendo para toda comunidade, por essa razão convidamos toda a Família Planck a concentrar-se em suas virtudes e assim vivenciar emoções positivas que nos tornem mais felizes.

Confira na íntegra todos os registros da Semana da Virtude 2023.