Conheça o Projeto de Acompanhamento Individual de Desempenho Acadêmico – PAIDA

Conteúdo

O processo de aprendizagem varia de acordo com as características de cada estudante, isto é, somos indivíduos únicos, temos facilidade em alguns assuntos enquanto outros são mais desafiadores. Por essa razão, o aprendizado personalizado é um pilar fundamental para o Colégio Planck, justificando a existência do Projeto de Acompanhamento Individual de Desempenho Acadêmico (PAIDA), uma vez que através desse projeto torna-se mais fácil compreender o desenvolvimento de cada estudante. Além disso, também é papel de um bom professor reconhecer este fator em suas turmas, para que possa planejar aulas que atendam a necessidade de todos. 

Diferente de uma recuperação, o PAIDA é um projeto de apoio e acolhimento, o qual independe do estágio de aprendizado do estudante, permitindo que o Colégio Planck identifique quais são as habilidades e competências dos futuros estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental e 1ª Série do Ensino Médio. Dessa forma, a equipe Planck entenderá melhor como apoiar seus estudantes para que eles possam se desenvolver durante o ano letivo. Desejamos que cada um aprenda sobre o que gosta, e para isso o estudante deve alcançar seu protagonismo, planejando-se para tal responsabilidade. E claro, os professores estão sempre dispostos a ajudá-los nisso, dando o impulso necessário para que as turmas possam aprender e conquistar seus sonhos. 

Nossos estudantes matriculados no Planck para as turmas de 6º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais e 1ª Série do Ensino Médio de 2022 terão a oportunidade de vivenciar o conceito desse programa especial. Recebendo o devido acolhimento antes mesmo de entrarem em definitivo no Colégio, todos os matriculados estão fazendo parte desse PAIDA especial até dezembro deste ano em disciplinas como Matemática, Língua Portuguesa, Redação e Inglês.

Para o nosso Cofundador e Diretor de Ensino, Prof. Umberto Malanga, o PAIDA é o primeiro contato do futuro estudante Planck com alguns de nossos professores: “o grande objetivo deste programa é acolher o estudante também de forma acadêmica. Realizando as nossas atividades, conhecemos o estágio da aprendizagem, identificando pontos de melhorias e de resgates. Com estas informações importantes podemos começar um trabalho mais eficiente e personalizado com os nossos estudantes”.

PAIDA na Matemática

O PAIDA de matemática é elaborado pelo Prof. Umberto Malanga e aborda assuntos básicos do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e que são pré-requisitos importantes para um bom desenvolvimento do 6º ano e 1ª série do Ensino Médio. Todas as atividades são focadas nos conteúdos essenciais que o estudante viu no início de sua jornada acadêmica.

PAIDA na Língua Portuguesa

Na disciplina de Língua Portuguesa, o professor Darci é quem elabora o acompanhamento. Adaptação, descoberta e habilidade. Essas são as três palavras-chaves do programa de Língua Portuguesa no PAIDA dirigido a novos estudantes, pois definem as prioridades e o método de aprendizagem propostos pelo Colégio Planck:

  • Adaptação a uma nova escola, a um diferente material didático, a outro sistema de avaliação, a novos colegas e professores e sobretudo a um novo ciclo que se inicia na vida do aluno – o ingresso no Ensino Fundamental Anos Finais, cuja dinâmica, por ser muito mais intensa do que a do ciclo anterior, naturalmente gera desconforto e ansiedade em boa parte da clientela escolar (alunos e familiares). Ao estabelecer um vínculo inicial com o futuro professor, ainda que por meio virtual, essa adaptação acelera-se e aprofunda-se à medida que o matriculando assiste às aulas gravadas e se submete aos exercícios nelas baseados;
  • Descoberta de um enfoque distinto sobre o estudo da língua materna, uma vez que nas cinco séries iniciais do Ensino Fundamental esse conteúdo não é ministrado por professores especialistas, mas antes por pedagogos cujo objetivo é o desenvolvimento de competências basilares de comunicação oral e escrita: da aquisição de vocabulário à caligrafia, da clareza e expressividade na pronúncia àquelas na produção textual, da apropriação de nomenclatura gramatical à experiência cognitiva durante a leitura. Já a partir do 6º ano, contudo, esse enfoque altera-se sensivelmente, pois a visão de um profissional de Letras, amparada pelas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), redireciona o curso de Língua Portuguesa, agora focado nos aspectos históricos e sociolinguísticos da formação e uso do idioma, nas possibilidades polissêmicas do vocabulário, nas interações intertextuais e interdiscursivas, na análise do discurso literário e não literário;
  • Habilidade para empregar os recursos da linguagem em cada contexto e para cada finalidade, seja em ambientes e gêneros mais formais, como a produção de trabalhos acadêmicos de pesquisa ou o discurso proferido em público, seja nos menos formais, como a criação de textos expressivos (crônicas, poemas, história em quadrinhos, peças publicitárias, por exemplo) ou a oralização com suporte de elementos extralinguísticos (dramatização, filmes de curta-metragem, debates, podcasts, entre outros).

“Consciente de que terá muitas descobertas a fazer e várias habilidades a desenvolver durante o curso de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Anos Finais, nosso futuro aluno terá dado o primeiro passo rumo a uma bem-sucedida adaptação” nos conta o Prof. Darci, de Língua Portuguesa.

A Importância da Produção Textual desde o Ensino Fundamental

Quando o estudante se depara com um exercício de produção de texto, ela passa a ter um ritmo de transformar as ideias em um texto escrito, desenvolvendo sua oratória. O professor de Redação, Valente, nos conta que tem dois aspectos fundamentais a serem trabalhados nas produções textuais dos estudantes: “O primeiro aspecto é quando o estudante faz esse exercício com ritmo, ele vai aprendendo a observar todas essas ideias que tem, organizando isso em um texto, com o tempo vai ficando com os pensamentos mais organizados. Um segundo aspecto seria quando o exercício de produção de texto é realizado desde o Fundamental, esta forma de expressão que é feita por meio da escrita, pelas palavras, em um papel ou computador, acaba se tornando natural para quem faz o exercício da escrita como a fala, por exemplo”.

PAIDA na Língua Inglesa

O Colégio Planck dá muito importância ao ensino da língua inglesa e da inserção do nosso estudante no contexto global: “o PAIDA de inglês é uma ferramenta para diagnosticarmos a base de conhecimento de cada estudante ingressando no ensino fundamental, para que possamos ajudá-los a acompanhar o curso de inglês do Planck, que exige do estudante um bom conhecimento e desenvoltura ao longo do ciclo, para que se tornem comunicadores autônomos do idioma”, nos conta a professora de Língua Inglesa, Luciana Arruda.

O PAIDA ajuda a despertar o amor pelo aprendizado e autonomia, porque o estudante vai perceber que é capaz de aprender o que quiser, basta querer! E esse estímulo é naturalmente inserido em nosso cotidiano no Colégio Planck, sendo um fator fundamental para impulsionar indivíduos que desejam ser protagonistas de suas próprias vidas. Dessa forma, sua passagem pelo Planck é ressignificada pela perspectiva do futuro social e profissional, preparando os estudantes para a vida adulta.

 

Compartilhe:

Leia também:

Um tema que vem levantando muitas dúvidas em pais e estudantes sobre cronograma, estrutura e até conteúdos, é o Novo Ensino Médio, que entra em vigor a partir de 2022 . Veja nesse texto o que muda no Colégio Planck para quem está ingressando nesta etapa escolar. Novo Ensino Médio: quais são os principais tópicos? Foi a Lei nº 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para estabelecer uma mudança na estrutura do Ensino Médio. Nesta alteração ficou definida uma ampliação do tempo mínimo dos estudantes na escola e uma nova organização curricular. A primeira grande alteração para 2022 é que a estrutura pedagógica no Ensino Médio será dividida em 2 partes: a formação geral básica (FGB) e os itinerários formativos e unidades eletivas. O primeiro tem foco nas áreas de conhecimento (Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Ciências da Natureza), que serão obrigatórias para todos os estudantes. Nos itinerários formativos e unidades eletivas estão previstas disciplinas que terão a ver com os seus interesses, acadêmicos e ou profissionais. Essa mudança também oferece um maior protagonismo ao estudante, ao escolher suas áreas eletivas, e também dá a ele uma oportunidade de desenvolver seu projeto de vida, que é uma competência já prevista pela BNCC. Contextualizando a mudança O Colégio Planck já nasceu com um viés contemporâneo, com um DNA tecnológico, e oferece a seus estudantes uma carga eletiva intensa, com mais de 38 disciplinas, divididas em 6 núcleos, que atraem os mais diferentes perfis. Desde o Ensino Fundamental Anos Finais, a bagagem diversificada oferecida pelo Colégio é diferenciada. São aulas como Laboratório Maker, Academia Sherlock, idiomas que apresentam uma carga horária maior, assim como outros projetos que visam a ampliação dos horizontes dos estudantes. A carga extracurricular do Ensino Médio no Colégio Planck conta com disciplinas eletivas como Startup & Empreendedorismo, Maker, Olimpíadas de Conhecimento, PGG, etc. Além disso, o terceiro ano é direcionado também às áreas de conhecimento focadas no vestibular e na definição de carreira, com um processo intenso de simulados e orientação educacional individualizada . Porém, o novo Ensino Médio vai permitir que uma ampliação dessa grade diversificada traga uma outra perspectiva para os estudantes das primeiras e segundas séries. Neste momento, entram novas palavras no vocabulário deles, como itinerários e trilhas. Atualmente, os estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio têm 6 aulas pela manhã (segunda a sexta); provas e atividades complementares e eletivas, que são realizadas no período da tarde. São 30 aulas semanais. A carga atual, então, é de 1.200 horas/aulas por ano, o que também acontece para o 9º ano do Ensino Fundamental. Já na 3ª série do Ensino Médio, a carga é de até 1.440 horas ao ano, porque os estudantes também têm aulas aos sábados. O que acontece a partir de 2022? A partir de 2022, essa carga horária será diferente: para a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, serão 800 horas para a Formação Geral Básica (FGB) e mais 200 horas de itinerários, que serão as trilhas escolhidas pelos estudantes. O que vai ocorrer é que serão 24 horas aula/semanais dedicadas à FGB e seis horas dedicadas para os itinerários. Com essa nova carga, a partir de 2022, a mudança será na sexta-feira de todas as semanas, quando os estudantes irão participar das aulas diversificadas. No entanto, a 3ª série do Ensino Médio não vai sofrer alteração na carga horária, pelo menos até 2023. Como ficam as aulas regulares? Embora tenha havido uma redução de aulas nas áreas de conhecimento específicas, o certo é que no Colégio Planck não haverá prejuízo no conteúdo, que continuará consistente, estruturado e completo. Será uma nova carga com estudo de curadoria. A essência de alto desempenho do Colégio será mantida. Essa nova carga horária vai continuar proporcionando aos estudantes a compreensão dos conteúdos pedagógicos e científicos. Além disso, serão garantidos todos os conteúdos básicos para ENEM, vestibulares do Brasil e applications para universidades internacionais. O que ocorre é que, no formato atual, muitas vezes, os estudantes têm um conteúdo muito detalhado de cada área de conhecimento, mas, nem sempre, essas informações estão associadas aos interesses pessoais de cada um. A mudança do Ensino Médio dá essa liberdade de escolha ao estudante. Nesse novo formato, os estudantes terão uma aula de Projeto de Vida, que será direcionado por profissionais da Orientação Pedagógica e/ou outros profissionais convidados. A aula será desenvolvida em 3 dimensões: Pessoal (autoconhecimento, autoaceitação e autoestima); Social (relações interpessoais); Profissional (mundo profissional). Matriz socioemocional do Planck ganha mais destaque Além do eixo acadêmico e rigor pedagógico, o desenvolvimento socioemocional é um dos pilares do Colégio Planck. Com esse novo formato para o Ensino Médio, essas habilidades e competências, que estão dispostas em 4 eixos, ganham destaque: abertura ao novo, resiliência emocional, autogestão e amabilidade e engajamento. Esse desenvolvimento vai ganhar muita presença nos itinerários formativos e no Projeto de Vida. Para se ter uma ideia de como será esse processo, o Projeto de Vida, que entra na grade da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, será uma aula que tem 3 grandes objetivos, que são: trabalhar o autoconhecimento, desenvolvimento da autonomia e escolhas profissionais e escolhas de futuro. Ao se conhecer, acreditar no próprio potencial e ter um repertório amplo, ele terá um alicerce que vai ajudá-lo a desenvolver os seus sonhos. Essa aula vai ajudar o estudante a conhecer e esclarecer suas dúvidas sobre áreas, aprender a pesquisar sobre carreiras, mercado de trabalho e tendências, para entender mais sobre esses tópicos e para ir ao encontro dos seus sonhos. O trabalho individual da Orientação Educacional permanece, porém, a aula vai trazer soluções de forma coletiva. Como serão os itinerários informativos por áreas de conhecimento? Em relação às aulas que serão oferecidas às sextas, sobre os itinerários informativos, nas áreas de conhecimento, o estudante poderá escolher conteúdos de Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, de acordo com a área que mais se identificar. Os eixos estruturantes dos itinerários formativos não visam ter mais aulas de uma determinada disciplina, não se tratam apenas de mais aulas teóricas, mas sim usar determinadas áreas de conhecimento como alicerce. São aulas que vão responder ao estudante onde ele vai empregar aquele determinado conhecimento em sua vida. Essas trilhas irão estimular o protagonismo dos estudantes e possibilitar o desenvolvimento de aspectos importantes, como: Investigação científica, que vai aprofundar os principais conceitos de cada área; Estimular os processos criativos; Realizar uma mediação e intervenção sociocultural; Empreendedorismo. Focando nestes 4 principais aspectos, esses conteúdos foram criados, em sua maioria, pela equipe pedagógica interna do Planck, e também com um material de apoio do SAS. Nestas aulas não haverá provas, recuperação ou repetência, mas sim a entrega semestral de um projeto, com 3 marcadores de entrega. Essas notas irão compor o histórico do estudante. A cada semestre, o estudante irá escolher uma das áreas de conhecimento, e fazer inscrições em cada um dos pacotes de aulas. Cada área é composta por 3 trilhas, cada uma com 2 horas-aulas. O Planck vai oferecer 24 opções de trilhas anuais e multisseriadas, que vão complementar as diferentes áreas de conhecimento. São: 1º Semestre Matemáticas e suas tecnologias Fechando a conta: desenvolvendo a consciência financeira; Design gráfico; A Matemática da Inteligência Artificial. Humanidades e suas tecnologias Mundo em movimento: explorando fatos e contextos; Cidadania e direitos fundamentais; História do pensamento humano. Ciências da Natureza e suas tecnologias Ambiente-se: escolhas de hoje para viver o amanhã; Sustentabilidade e desenvolvimento de materiais; Circuito elétricos na prática. Linguagens e suas tecnologias Muito além da influência: argumentação na linguagem; Design de interiores; Revelando mais que a escrita. 2º Semestre Matemáticas e suas tecnologias Problemas em cheque: táticas de resoluções; Processo de decisão e lógicas cotidianas; Funções no mundo: métricas e relações. Humanidades e suas tecnologias Empreendedores Under 20; Constituição e poderes; Políticas públicas (Unesco). Ciências da Natureza e suas tecnologias Investigação forense; Química dos alimentos; História da Ciência. Linguagens e suas tecnologias Strike a pose: nossa vida em rede; Escrita criativa; Sustentabilidade maker (design de móveis). Inscrições para as trilhas começam em novembro Para que os estudantes saibam mais sobre os conteúdos de cada trilha, o Colégio Planck fará uma campanha de divulgação. As inscrições para os itinerários formativos para o primeiro semestre do ano que vem começam já em novembro deste ano. Para o segundo semestre, as inscrições serão em junho de 2022. Cada estudante pode realizar duas áreas iguais ou distintas por ano. No entanto, a escolha precisa ser bem pensada, porque ele não poderá mudar de trilha ao longo do semestre. Vale lembrar que todos os projetos pedagógicos do Colégio Planck, inclusive as atividades eletivas, seguem com sua realização normal, no contraturno das aulas. Conclusão As mudanças que vão ocorrer para o Novo Ensino Médio prometem uma nova dinâmica, porém, com um clima mais leve e descontraído para as sextas-feiras do Colégio. Dentro dessa nova rotina, ocorrerá também maior interação entre as séries, porque durante as trilhas, os estudantes das turmas do 1o e 2o anos estarão em turmas mistas. Além disso, o Novo Ensino Médio do Planck trará mais oportunidades de gerar encantamento nos estudantes, mais colaboração e engajamento nas atividades que norteiam escolhas profissionais e o Colégio vai atuar também como um instrumento de integração com a realidade. Em qualquer mudança no Colégio, o objetivo da equipe Planck é sempre trazer a inovação que vai proporcionar o melhor desenvolvimento de seus estudantes.

Novo Ensino Médio: saiba mais

Um tema que vem levantando muitas dúvidas em pais e estudantes sobre cronograma, estrutura e até conteúdos, é o Novo Ensino Médio, que entra em

Translate »