Dica para o Vestibular da UNICAMP: Interpretação de Texto

Conteúdo

Cada vestibular tem um perfil característico que é estudado pelos vestibulandos durante o último ano do Ensino Médio, no entanto, a Interpretação de Texto é uma habilidade exigida em diversas provas, pois a partir dela é possível compreender com maior facilidade as questões de diferentes áreas do conhecimento. No vestibular da Unicamp esse traço é reconhecido com facilidade em questões de Humanidades e de Exatas, como explicam os Professores Planck a seguir.

Estudante da 3ª Série do Ensino Médio durante a aplicação do Simulado SAS.

Questões do vestibular da Unicamp

A interpretação textual no vestibular da Unicamp se destaca pelos temas abordados, se baseando em questões sociais para que o candidato demonstre sua sensibilidade e empatia para com indivíduos que compõem minorias sociais. A partir desse conceito, outras universidades e até mesmo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) passaram a utilizar essa abordagem em suas provas.  

O professor Jorge Neto, de Língua Portuguesa, explica a importância de estar preparado para interpretar e corresponder à expectativa da Unicamp ao realizar o vestibular: “Diante de um país miscigenado, com fortes marcas da desigualdade, colocar-se no lugar de outra pessoa, enxergando uma nova perspectiva, mostra que não existe apenas uma visão de mundo.”

Além da visão social, a interpretação textual também pode auxiliar na compreensão de questões complexas na área de Ciências Exatas, como conta o professor Josias, responsável pela disciplina de Física. Segundo ele, os assuntos de Física abordados no vestibular da Unicamp são simples, semelhantes ao conteúdo do ENEM, sendo a Interpretação de Texto a real exigência do vestibular da UNICAMP. Para realizar uma boa prova, Prof. Josias sugere: “É importante que o estudante tenha o costume de ler, saber o que acontece no mundo e dedicar-se à redação para garantir um bom desempenho na escrita. Para o dia do vestibular: faça uma boa alimentação, tenha dedicação, concentração e vontade de passar.

Estudantes da 3ª Série do Ensino Médio durante a aplicação do Simulado SAS.

Os vestibulandos Planck seguem se preparando para as principais provas, que serão realizadas ao final do ano, por meio de exercícios e simulados. O 1º Simulado SAS UNICAMP de 2023 acontecerá no dia 23 de junho, oportunizando que os estudantes conheçam mais sobre o formato do vestibular e suas exigências para garantir um bom resultado no futuro.

Compartilhe:

Compartilhe:

Leia também:

O Ensino Fundamental 2 é um período de aprendizagem importante para as crianças e pré-adolescentes, pois marca sua passagem para um mundo com mais responsabilidades e deveres, que caminha junto a mudanças físicas e neurológicas. No ambiente escolar, os estudantes deparam-se com novos desafios, mas também com novas oportunidades e paixões. É neste momento que suas vozes despertam e começam a descobrir-se como pessoas.

Ensino fundamental 2: o que esperar?

O Ensino Fundamental 2 é um período de aprendizagem importante para as crianças e pré-adolescentes, pois marca sua passagem para um mundo com mais responsabilidades

Translate »