Férias escolares são só para descansar?

As férias escolares podem ser uma ótima oportunidade para as crianças descansarem e recarregarem as energias após um período intenso de estudos. É importante que elas tenham tempo livre para brincar, relaxar e se divertir.

A pergunta que muitos pais e mães se fazem é se as férias escolares são só para descansar ou se as crianças devem ser estimuladas para outras atividades.

As férias são uma ótima oportunidade para as crianças descansarem e recarregarem as energias após um período intenso de estudos.

É importante que elas tenham tempo livre para brincar, relaxar e se divertir. No entanto, isso não significa que elas devam ficar totalmente no modo descanso durante o período sem aulas.

Por isso, é importante encontrar o equilíbrio. Estimular as crianças durante as férias escolares pode trazer diversos benefícios tanto para elas quanto para quem cuida.

A continuidade do aprendizado e o envolvimento em atividades produtivas podem ajudar a manter o ritmo de aprendizagem e a promover o desenvolvimento de novas habilidades e interesses.

Você vai gostar de ler este texto:

Maneiras de estimular as crianças nas férias

Leitura

Incentive a leitura por prazer, oferecendo livros adequados à idade e aos interesses das crianças. Vale incentivar a participação de programas de leitura de férias em bibliotecas, onde elas poderão descobrir novos livros e participar de atividades relacionadas à leitura.

Com exploração ao ar livre

Encoraje as crianças a saírem de casa, para exploração da natureza ou prática de atividades ao ar livre. Passeios em parques, idas à praia, caminhadas em trilhas ou acampamentos são ótimas opções. Além disso, é uma ótima oportunidade para unir a família.

Com atividades criativas

Estimule a criatividade por meio de atividades como desenho, pintura, artesanato, música, teatro ou dança. As crianças podem participar de oficinas, cursos ou simplesmente se divertir em casa.

Por meio de jogos educativos

Jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, jogos de cartas e jogos de computador educativos podem ser ótimas opções para estimular o pensamento crítico, a resolução de problemas e o aprendizado de novos conceitos.

Participar de colônias de férias e acampamentos

Considere a possibilidade de inscrever as crianças em programas de férias ou acampamentos temáticos, nos quais elas possam participar de atividades esportivas, artísticas ou científicas, interagir com outras crianças e explorar novos interesses.

Pelas aulas extracurriculares

Algumas crianças podem ter interesse em continuar aulas de música, dança, esportes ou qualquer outra atividade extracurricular durante as férias. Essas atividades podem ajudá-las a aprimorar suas habilidades e a se manterem envolvidas em algo que gostam.

Planeje atividades em família

Programe atividades divertidas que envolvam toda a família. Pode ser uma tarde no parque, um piquenique, um passeio de bicicleta, jogos de tabuleiro ou até mesmo uma sessão de cinema em casa. O importante é proporcionar momentos de interação familiar.

Vale a pena ler:

É importante lembrar que as férias também devem permitir um tempo significativo para que as crianças descansem, se divirtam, relaxem e tenham tempo de não fazer nada.

Portanto, encontre um equilíbrio entre o descanso e a estimulação, levando em consideração os interesses individuais das crianças e suas necessidades de relaxamento.

Jogos de computador e celular nas férias, pode?

O maior desafio para mães e pais é tirar as crianças do computador e celular, ainda mais em período de férias, quando há mais tempo livre sem as obrigações escolares.

Mas a gente te dá algumas dicas de como minimizar essa questão:

Estabeleça limites de tempo

Defina limites diários ou semanais para o tempo gasto em jogos de computador. Isso pode ajudar a equilibrar o tempo entre jogos e outras atividades.

Incentive a prática de esportes

Matricule seu filho em aulas de esportes durante as férias, como natação, futebol, basquete, dança ou artes marciais. Além de serem saudáveis, essas atividades também ajudam a desenvolver habilidades físicas e sociais.

Incentive a interação social

Ajude seu filho a fazer planos com amigos ou parentes durante as férias. Isso pode ser por meio de encontros presenciais ou atividades online, como jogar jogos multiplayer com amigos.

Crie metas e recompensas

Estabeleça metas realistas para seu filho em relação ao tempo que ele gasta jogando jogos de computador e o tempo dedicado a outras atividades. E recompense de alguma maneira.

Exploração de hobbies

Encoraje seu filho a descobrir novos hobbies além do computador. Pode ser aprender a tocar um instrumento musical, desenhar, pintar, escrever, cozinhar, praticar esportes ou qualquer outra atividade que desperte sua curiosidade.

Leia sobre:

O Colégio Planck nas férias

Enquanto nossos estudantes dão um tempo das aulas durante as férias, a equipe do Planck trabalha a todo vapor preparando (com muito cuidado, dedicação e carinho) um próximo semestre cheio de conteúdo, eventos e conhecimento.

Matrículas Abertas