Dicas de Entretenimento Para o Final de Semana

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Olá Pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim.

O final de semana está chegando e temos algumas dicas para vocês aproveitarem da melhor forma o final de semana.
Muitos aqui já ouviram falar em Michael Jordan, Magic Johnson, Kobe Bryant e outros nomes da História da NBA, mas nem todos tiveram a oportunidade de vê-los em quadra. Está é uma oportunidade para ver estas estrelas em ação.
A nossa dica é acessar a NBA League Pass (https://www.nba.com/watch/pricing) gratuitamente. Nesta quarentena você tem acesso gratuito durante 30 dia, basta fazer o cadastro e não precisa de cartão de crédito. Através desta plataforma é possível acessar diversos jogos, documentários e informações da NBA.

Você sabia que temos aqui na região uma verdadeira seleção de Vôlei? O time Vôlei Taubaté é o atual campeão da Superliga e ainda teve 5 atletas representando a seleção brasileira na conquista da Copa do Mundo (Douglas Souza, Lucarelli, Lucão, Maurício Souza e Thalles). Sendo que dois deles foram eleitos na seleção do mundo. Thalles foi o melhor líbero, enquanto Lucão aparece no meio de rede ao lado do estadunidense Maxwell Holt.
Quer ver esta seleção em quadra? Acesse a plataforma Canal Vôlei Brasil (https://canalvoleibrasil.cbv.com.br/). O Acesso é totalmente gratuito, basta fazer o cadastro.

Junto com estas dicas, segue uma sugestão de jogos clássicos da NBA:

Bulls x Jazz, jogo 6 da final de 1998
O último recital de Michael Jordan com a camisa do Chicago Bulls. Na casa do Jazz de Stockton e Malone, o maior jogador de todos os tempos tem uma atuação primorosa e faz a cesta do título no famoso lance com marcação de Bryon Russell.

Lakers x 76ers, jogo 6 da final de 1980
Com a lesão de Kareem Abdul-Jabbar, os Lakers colocam um calouro na posição de pivô. Mas não um calouro qualquer, um calouro chamado Magic Johnson. O jovem astro brilha intensamente no jogo decisivo e garante o título para o time de Los Angeles.

Cavaliers x Pistons, jogo 5 da final do Leste de 2007
Naquela que talvez seja a primeira demonstração da realeza de LeBron James, ele faz os últimos 25 pontos da partida número 5 da final de conferência entre Cavs e Pistons. Depois daquela performance matadora, o Cleveland volta para casa, fecha a série e avança para a final.

Lakers x Raptors, temporada regular 2006
Kobe Bryant explode com 81 pontos diante do Toronto Raptors, em uma das maiores atuações individuais da história da NBA. É a segunda maior pontuação de um atleta da liga em todos os tempos, atrás apenas do jogo de 100 pontos de Wilt Chamberlain.

Bulls x Celtics, jogo 2 do 1º round dos playoffs de 1986
O Chicago não conseguiu a vitória dentro do Boston Garden, mas Michael Jordan anotou a maior pontuação individual na história dos playoffs. Os 63 pontos da lenda diante do fortíssimo Boston de Larry Bird são lembrados até hoje como um dos grandes momentos da NBA.

Bulls x Jazz, jogo 5 da final de 1997
Para muita gente, o Jogo da Gripe é a maior atuação da carreira de Michael Jordan. Com a série empatada em 2 a 2, o camisa 23 dos Bulls estava severamente doente, com febre e intoxicação alimentar. Mesmo debilitado, anotou 38 pontos e deixou o Chicago em ótima situação para fechar a série em casa e conquistar o título.
Fonte: https://sportv.globo.com/site/nba/noticia/de-jordan-a-lebron-de-magic-a-kobe-sportv-transmite-serie-de-jogos-historicos-da-nba.ghtml

Pessoal, tenham um ótimo final de semana! Um forte abraço do Professor Leonardo Lobo!

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Dicas para exercitar a memória são muito importantes para ajudar os estudantes a guardar uma imensa quantidade de informações que são parte da grade curricular de cada fase. Veja nesse texto alguns truques que vão auxiliar a reter melhor os conteúdos recebidos. Como o cérebro e a memória funcionam? A Ciência já demonstrou que o desenvolvimento cerebral das crianças e adolescentes é realizado em etapas. Na primeira infância, está mais desenvolvido o sistema límbico, que é responsável pelas emoções e impulsos, e o hipocampo, que atua na memória, que é formada pelas conexões entre as células nervosas e os neurônios, e permite armazenar informações e recuperá-las sempre que necessário para todos os processos da vida. Só com o passar da idade é que o córtex pré-frontal vai se desenvolvendo e apresentando melhores condições para possibilitar o controle das emoções, organização, planejamento, pensamento crítico, atenção, etc. Esse desenvolvimento vai ocorrer até os 25 anos. Com aproximadamente 86 bilhões de estruturas que vão captar, repassar, guardar e resgatar, o cérebro funciona como um arquivo gigantesco de informações. No entanto, o cérebro também tem um importante recurso de economia de energia e potencialização do seu uso: ele desliga áreas que não estão sendo devidamente usadas. Por isso, quanto mais estímulo a pessoa dá a uma determinada área cerebral, mais ativa ela fica, isso inclui a memória. Portanto, conhecer algumas dicas para exercitar a memória é muito importante em todas as fases da vida, inclusive, na escolar, quando os estudantes estão mergulhados em conhecimentos das diversas disciplinas, e precisam entendê-los, retê-los e recuperá-los para as provas, simulados ou exames de vestibular. Tipos de memórias Além das informações retidas relativas à temporalidade (curto e longo prazo) e a memória sensorial, que está relacionada com associação aos estímulos recebidos pelos nossos 5 sentidos, que é citada na obra “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust, a memória também está dividida em tipos que vão captar determinadas nuances das informações, de forma a classificar e processar as informações: Memória episódica: de longa duração, é a lembrança de acontecimentos específicos, como a refeição do dia anterior ou a recordação de outros momentos vividos no passado. Memória semântica: é o armazenamento de informações relativas ao mundo, como o significado das palavras ou datas de acontecimentos. Memória processual: também é de longa duração da memória, são aqueles conteúdos que aprendemos e nunca esquecemos, como andar de bicicleta. As fases da memória A memória de uma pessoa começa a atuar já no despertar de seu relógio biológico, quando o cérebro envia substâncias, como a adrenalina, para que ela tenha mais foco e concentração em suas tarefas na fase beta (enquanto está acordada). Esse relógio biológico vai indicar que é hora de estudar, trabalhar, se alimentar ou praticar atividades físicas. Essa memória aciona todo um ciclo de funções corporais que vão ocorrer ao longo do dia até que chegue o período noturno. Neste momento, começa a diminuir a adrenalina e o cortisol no organismo, acionando outras substâncias, como a melatonina, que indicam que é a hora do corpo repousar. Dentro desse processo corporal, a memória também terá as suas fases: Memorização Nesta fase, é necessária atenção, um estado de alerta total, para que a pessoa consiga memorizar as informações. Compreensão O estado de atenção também vai favorecer que a pessoa faça conexões para proporcionar um melhor entendimento da informação recebida. Assim, será mais fácil memorizar. Armazenamento Quando a pessoa entende o significado daquela informação, o conteúdo será retido no cérebro. Recuperação O cérebro organiza as informações de acordo com sua hierarquização. São as lembranças, que podem vir à tona a partir de estímulos diversos, como um som, um cheiro ou outras dicas que podem dar pistas daquela informação. Conheça dicas para exercitar a memória É certo que o cérebro funciona como um poderoso computador que faz milhões de conexões e ajuda no funcionamento corporal. Porém, às vezes, parece que a memória dele falha, e nem todos os conteúdos são rememorados com facilidade. Onde foi parar todas aquelas informações das aulas de matemática e biologia do dia anterior? E quem eram mesmo aqueles personagens do livro que você leu e foi indicado para o vestibular? Essa “perda” das informações também é comum para o cérebro, por isso, as dicas para exercitar a memória são importantes para fazer uma “atualização” do nosso sistema interno. Para consolidar a memória é sempre necessário um treino do que foi aprendido, para que o conteúdo não caia na memória de curto prazo. Treinar o cérebro constantemente vai ajudar a evitar essas falhas em sua memória, é como se fosse uma espécie de ginástica cerebral. Conheça alguns truques para treinar a sua memória, alguns desses são dicas que estão no livro “Técnicas de Estudo para Adolescentes”, de Antonio Gonzáles (Editora Vozes): Ative sua memória Abra mão de certos facilitadores, como agendas de celular ou blocos de notas, e tente sempre memorizar números de telefone, senhas, listas, datas ou lembretes de eventos. Associe informações com imagens Muitos estudantes são mais visuais e precisam associar os conteúdos a imagens ou símbolos para facilitar a memorização. Faça cálculos mentais Ao longo do dia faça operações aritméticas simples, somando as placas dos veículos, números de telefones em placas ou os números dos prédios e casas onde passar. Dê atenção aos detalhes Quando damos atenção a um assunto atribuímos importância a ele. Então, foque no tema, capture os detalhes e assim a memorização será facilitada. Invista em jogos de memorização Fazer quebra-cabeças ou jogos de memória vão ajudar muito nessa ginástica cerebral. As pessoas também podem investir em palavras cruzadas, Sudoku, dominó ou até jogos de cartas. Além disso, jogar xadrez é um importante recurso para trabalhar o cérebro. Leia e repita as citações Outra dica para exercitar a memória é a leitura porque essa é uma atividade que vai ajudar a trabalhar diversas áreas cerebrais. Além disso, repetir as frases e citações de personagens históricos também é uma excelente forma de trabalhar a memória. Anote esses enunciados e trechos de obras e repita o quanto puder. Aliás, falar em voz alta para si mesmo vale para lembrar de qualquer coisa, até mesmo para lembrar onde colocou a chave de casa. Procure lembrar os detalhes do dia Quando for deitar, antes de dormir, faça uma revisão de tudo o que aconteceu no dia, tentando lembrar alguns detalhes desde o momento que acordou, como suas roupas, o que comeu, onde foi, quem encontrou ou algum outro aspecto interessante. Conclusão É importante lembrar que a emoção está ligada à formação de novas memórias, portanto, investir em processos lúdicos e divertidos, que acionam produção e interação de hormônios do bem-estar, que paralelamente intensificam a comunicação entre neurônios, também vai dar o devido estímulo cerebral aos adolescentes para consolidação da memória.

Dicas para exercitar a memória

Dicas para exercitar a memória são muito importantes para ajudar os estudantes a guardar uma imensa quantidade de informações que são parte da grade curricular

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