Ir para o conteúdo
  • (12) 3341-0222
  • contato@colegioplanck.com.br
Pesquisar
e-planck
Facebook Instagram Linkedin Youtube
  • Home
  • Quem somos
    • Fundadores e Valores
    • Colégio
  • Conteúdos
    • Blog
    • Ebooks gratuitos
    • Planck Talks
    • Infográficos
  • Projetos Especiais
  • Eventos
  • Contato
  • Home
  • Quem somos
    • Fundadores e Valores
    • Colégio
  • Conteúdos
    • Blog
    • Ebooks gratuitos
    • Planck Talks
    • Infográficos
  • Projetos Especiais
  • Eventos
  • Contato
  • Planck Internacional
  • Resultados e Aprovações
  • Quero Ser Planck
  • Alumni Planck
  • Planck Internacional
  • Resultados e Aprovações
  • Quero Ser Planck
  • Alumni Planck

Distúrbios de aprendizagem: o que são e como pais e o Colégio podem lidar?

Conteúdo

Estudante dando a mão para diretor de escola.

Os distúrbios de aprendizagem são condições neurológicas que impactam de forma significativa o processo de aquisição de conhecimento e habilidades, tanto no ambiente escolar quanto na vida cotidiana. 

Erroneamente, eles são confundidos com as dificuldades de aprendizagem, que é um problema que também impacta o desempenho escolar. Contudo, nesse caso, a resolução é mais simples. 

Para você entender melhor a diferença entre dificuldade e distúrbio de aprendizagem e como os pais podem ajudar os filhos, acompanhe este conteúdo até o fim!

O que é distúrbio de aprendizagem?

Os distúrbios de aprendizagem são caracterizados pela falta de capacidade de um estudante adquirir ou reter informações, assim como desenvolver habilidades.

O problema pode estar relacionado à capacidade de atenção, compreensão e memorização, que afeta o desempenho escolar.

No entanto, é importante ressaltar que o distúrbio de aprendizagem não é a mesma coisa do que deficiência intelectual. Esta, por sua vez, impacta as funções cognitivas de forma mais abrangente.

De acordo com o Manual MSD (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais),os principais distúrbios são de leitura, de expressão escrita e raciocínio matemático.

E qual a diferença entre distúrbio e transtorno de aprendizagem? Nesse caso, não há diferença, ambos os termos são utilizados para descrever disfunções neurológicas que impactam no processo de aprendizado.

Qual a diferença entre distúrbio e dificuldade de aprendizagem?

Apesar do uso desses termos como sinônimos, existe uma diferença entre dificuldade de aprendizagem e distúrbio de aprendizagem.

A dificuldade de aprendizagem caracteriza-se pelo atraso no desenvolvimento de habilidades de comunicação e retenção de informações.

Isso interfere no aprendizado de competências, como escrita e leitura, que são importantes para seu crescimento pessoal, escolar e profissional, assim como para seu convívio na sociedade.

No entanto, é importante ressaltar que a dificuldade em aprender pode estar relacionada ao método pedagógico ou a questões emocionais.

Portanto, é possível que o estudante apresente dificuldade em alguma matéria escolar porque não foi alfabetizado corretamente.

Por isso, é importante que o aprendizado dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental seja bem estruturado, com metodologias de ensino adequadas à idade da criança.

Outro exemplo é se o estudante está vivenciando conflitos dentro de casa, que podem causar estresse e ansiedade.

A ansiedade estimula a produção de uma substância que afeta a memória de curto prazo, além de aumentar o cansaço e a insônia.

O estresse elevado, que ocorre pelo aumento da produção de cortisol, também altera o funcionamento do cérebro, como a concentração.

Ambos dificultam a interpretação e a retenção de informações, além de atrapalhar a atenção e o foco nos estudos.

Já o distúrbio de aprendizagem tem um impacto maior no desenvolvimento das crianças, porque tem origem no desenvolvimento neurológico.

Então, um estudante pode apresentar dificuldade de aprendizagem porque, na verdade, possui um transtorno. Entretanto, nem todo estudante que possui dificuldade também tem um distúrbio.

Tipos de distúrbios de aprendizagem

O transtorno de aprendizagem afeta o funcionamento do cérebro e atrapalha o desempenho escolar, além de prejudicar outras atividades do cotidiano.

Além do comprometimento da capacidade de compreensão e comunicação (inteligência linguística), o transtorno também pode dificultar o progresso de diferentes tipos de inteligência, como:

  • Lógico-matemático;
  • Espacial;
  • Corporal-cinestésico;
  • Musical;
  • Intrapessoal;
  • Interpessoal;
  • Naturalista;
  • Existencial.

Por isso, quanto mais cedo os distúrbios e transtornos de aprendizagem forem diagnosticados, melhor será para o desenvolvimento do estudante, como pessoa, profissional e cidadão.

Confira todo o nosso material de apoio. Clique aqui.

Entenda melhor sobre como cada transtorno de aprendizagem afeta o aprendizado dos estudantes:

Dislexia

A dislexia afeta a habilidade de leitura e é caracterizada por dificuldades em decodificar palavras, lentidão e erros na leitura. 

Indivíduos com dislexia apresentam uma capacidade intelectual normal. Contudo, enfrentam obstáculos no processo de aprendizagem da leitura, o que pode gerar desafios em diversas áreas acadêmicas.

Discalculia

A discalculia afeta a habilidade de lidar com conceitos matemáticos, portanto, o estudante possui dificuldade em realizar cálculos e resolver problemas matemáticos. 

Pessoas com discalculia apresentam dificuldades em compreender números, entender relações numéricas e desenvolver estratégias eficazes para executar operações matemáticas.

Disgrafia

A disgrafia afeta a habilidade de escrita, o que interfere em aspectos como traçado das letras, organização espacial da escrita e dificuldade na expressão escrita. 

Indivíduos com disgrafia têm problemas em produzir textos com letras legíveis, apresentar uma organização adequada no papel e se expressar de forma clara e coerente por escrito.

Dispraxia

A dispraxia afeta a coordenação motora, assim atrapalha questões relacionadas com planejamento e execução de movimentos voluntários. 

Pessoas com dispraxia enfrentam desafios em atividades que envolvem habilidades motoras finas, como a escrita, o uso de utensílios e a realização de tarefas que exigem coordenação motora.

Afasia

A afasia afeta a capacidade de linguagem, por exemplo, compreensão e/ou produção da fala, leitura e/ou escrita. 

Indivíduos com afasia podem apresentar problemas ao entender a linguagem, expressar-se verbalmente, ler e/ou escrever. Essa dificuldade compromete sua comunicação e suas interações sociais.

Transtorno de déficit de atenção (TDA)

O TDA é caracterizado por dificuldades em manter a atenção, a concentração e o foco em tarefas. 

Pessoas com TDA enfrentam desafios em direcionar e sustentar sua atenção, o que pode prejudicar seu desempenho acadêmico e em atividades do cotidiano.

Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)

O TDAH caracteriza-se pela desatenção, impulsividade e hiperatividade. 

Indivíduos com TDAH apresentam dificuldades em manter a atenção, controlar seus impulsos e regular seus níveis de atividade, o que pode afetar seu desempenho escolar, social e emocional.

Como os pais e o Colégio Planck podem ajudar os filhos?

Se você percebeu que seu filho possui dificuldade em aprender, deve pedir auxílio de um profissional, como um psicopedagogo ou um neuropsicólogo, para realizar uma avaliação de distúrbio de aprendizagem.

Assim, o estudante deve seguir com o tratamento definido pelo profissional, que deverá fazer um acompanhamento constante do seu desenvolvimento.

Os pais devem manter uma comunicação constante com os filhos, além de criar um ambiente propício ao estudo, com rotinas e espaços adequados. Também devem  oferecer apoio emocional e incentivar o esforço do estudante. 

Atividades lúdicas e que estimulem os diferentes tipos de aprendizagem também podem ser benéficas.

Além disso, a metodologia de ensino do colégio, assim como a equipe pedagógica, deve ser capaz de atender às necessidades específicas de aprendizado da criança.

O estudante deve receber suporte dos professores para desenvolver suas potencialidades, com recursos pedagógicos apropriados para seu diagnóstico.

No Colégio Planck, por exemplo, a Orientação Educacional fica alerta quanto às dificuldades dos estudantes e realiza um acompanhamento pedagógico próximo.

Além disso, com sua metodologia inovadora, os estudantes aprendem a aprender. Com isso, conseguem identificar o melhor método de estudo para seu processo de aprendizado.

A Orientação Educacional também oferece apoio às famílias dos estudantes, estabelecendo uma parceria para envolvê-los no processo de aprendizagem e oferecer orientações sobre como apoiar seus filhos em casa.

Essa colaboração entre o Colégio Planck e a família é essencial para o estudante superar as adversidades dos distúrbios de aprendizagem.

Agende uma visita para conhecer nossa estrutura.

Clique aqui e agende uma visita.

Compartilhe:

Compartilhe:

Leia também:

O lugar certo para aprender, errar, superar e conquistar.

O lugar certo para aprender, errar, superar e conquistar

O desenvolvimento dos estudantes não ocorre somente com suas conquistas acadêmicas, mas também com os desafios que enfrentaram e os aprendizados que tiveram ao longo

Estudantes do ensino fundamental imersos em projeto de robótica, que faz parte das aulas eletivas do Colégio Planck.

O que seu filho precisa ter hoje para liderar o amanhã?

Liderar exige mais do que inteligência. Envolve empatia, comunicação, autonomia e propósito. Quanto antes essas habilidades forem desenvolvidas, mais preparado seu filho estará para o

Treinamento da brigada de incêndio do Colégio Planck: compromisso com a segurança

No último sábado (24), o Colégio Planck realizou mais uma etapa essencial para a segurança da nossa comunidade escolar: o treinamento da brigada de incêndio,

Famílias de alta performance em reunião de escola dos filhos conversando com equipe pedagógica.

Famílias de alta performance: como manter o equilíbrio entre cobrança e acolhimento?

Toda família deseja apenas o melhor para seus filhos, mas é necessário manter o equilíbrio entre cobrança e acolhimento, para não gerar uma pressão excessiva

AnteriorPost AnteriorCriança de 10 anos é capaz de decidir o futuro?
Próximo PostAté que ponto os pais devem ajudar os filhos na organização das tarefas?Próximo
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Endereço: Av. Cassiano Ricardo, 1963 – Jardim Aquarius
São José dos Campos – SP | 12240-540
Email: contato@colegioplanck.com.br
Telefone: +55 12 3341-0222

Veja como chegar

Trabalhe Conosco

logo Unesco Colégio Planck
global box

© 2025 Colégio Planck – Todos os direitos reservados
Política de privacidade 

VOCÊ PODE SER TUDO, VOCÊ TEM QUE SER ÚNICO.
DESENVOLVIDO POR GS2 Marketing
Translate »
O Colégio Planck oferece ferramentas para que cada estudante seja protagonista da sua própria história. Com uma metodologia focada em áreas de conhecimento, projetos e habilidades socioemocionais, oferecemos aos nossos estudantes um ensino que promove o alto desempenho. Nossos processos educacionais vão possibilitar que cada estudante esteja preparado para o que ele escolher para o futuro e se torne um cidadão diferenciado, ético, competente, autônomo, relevante e global.
  • Home
  • Quem somos
  • O Colégio
  • Alumni Planck
  • Blog
  • Ebooks Gratuitos
  • Planck Talks
  • Planck Internacional
  • Eventos
  • Projetos Especiais
  • Quero Ser Planck
  • Resultados e Aprovações
  • E-Planck
  • Área do Professor
  • Contato
  • Home
  • Quem somos
  • O Colégio
  • Alumni Planck
  • Blog
  • Ebooks Gratuitos
  • Planck Talks
  • Planck Internacional
  • Eventos
  • Projetos Especiais
  • Quero Ser Planck
  • Resultados e Aprovações
  • E-Planck
  • Área do Professor
  • Contato