Educação socioemocional dentro e fora do colégio

A educação socioemocional é importante em todos os âmbitos da vida do estudante: para seu sucesso acadêmico, na vida pessoal, no desenvolvimento social e emocional e para seu futuro profissional.

Cada estudante é único e seu desenvolvimento socioemocional é um processo contínuo feito em família e no ambiente escolar.

A aprendizagem socioemocional é importante em todos os âmbitos da vida do estudante: para seu sucesso acadêmico, na vida pessoal, no desenvolvimento social e emocional e para seu futuro profissional.

Saiba como a educação socioemocional pode ser colocada em prática dentro e fora do Colégio.

Como estimular a educação socioemocional na família

Entre tantas habilidades, a aprendizagem socioemocional ajuda a desenvolver a autoconsciência, a empatia, a habilidade de lidar com as próprias emoções e as dos outros, na resolução de conflitos, na comunicação, na tomada de decisões e na colaboração em equipe. Portanto, o convívio em família será o primeiro laboratório de desenvolvimento da educação socioemocional.

Veja dicas abaixo sobre como os pais e responsáveis podem estimular os filhos:

Ter uma comunicação aberta

A comunicação precisa ser uma via de mão dupla. Demonstre interesse e empatia quando seu filho falar: se possível, pare imediatamente o que estiver fazendo e dê atenção total.

É importante que o filho tenha um ambiente seguro e respeitoso para que consiga confiar e se abrir.

Ensinar a resolução de conflitos

Quando surgirem conflitos entre os filhos, peça que trabalhem juntos para encontrarem uma solução. Ajude a identificar, nomear as emoções sentidas e a expressar os diferentes pontos de vista.

Desafiar a sair da zona de conforto

Encoraje seu filho a experimentar novas experiências e a enfrentar outros desafios daqueles aos quais está acostumado. Isso vai ajudar a ganhar autoconfiança e resiliência.

Oferecer apoio emocional

Os pais devem estar disponíveis aos filhos todas as vezes que precisarem conversar e desabafar. Mostre apoio emocional e ajude-os a encontrar formas saudáveis de lidar com o estresse e a ansiedade.

Isso faz muita diferença no aprendizado de autocontrole e no bem-estar emocional.

Praticar a cooperação no dia a dia

Tenha atividades em família que exijam cooperação de todos da família, como jogos de equipe, projetos em grupo ou mesmo a arrumação de um determinado cômodo da casa.

Seja o exemplo

Filhos aprendem muito mais com o que fazemos do que com o que falamos. Tenha atitudes éticas e de bom senso nas pequenas coisas do dia a dia. Exemplo é tudo.

Seja grato e ensine a ser grato

Incentive seu filho a pensar em coisas, situações e pessoas pelas quais possa ser grato todos os dias. Isso ajuda em uma perspectiva mais positiva sobre a vida.

A educação socioemocional no Colégio

O Colégio Planck tem entre seus pilares, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, que está inserido nas mais diversas atividades do dia a dia dos estudantes e acontecem dentro das disciplinas curriculares, das eletivas e em diversos eventos e iniciativas que acontecem no Colégio.

Acreditamos que o desenvolvimento dessas habilidades também ajuda na construção de um ambiente escolar mais saudável, seguro e positivo, onde os estudantes se sintam valorizados e apoiados em suas necessidades emocionais e sociais.

Veja algumas de nossas condutas em relação à educação socioemocional:

Incentivo às habilidades socioemocionais

As habilidades socioemocionais são fundamentais para a comunicação interpessoal, viver em grupo e trabalhar em equipe. O Colégio Planck tem atividades que envolvem trabalhos em grupo, jogos de simulação ou outras dinâmicas que estimulem o diálogo e a cooperação.

Cultivo da empatia

Uma das maneiras que ajudamos o estudante a criar empatia é por meio de atividades que promovem o compartilhamento de histórias e experiências pessoais, o que é importante para compreensão dos sentimentos e necessidades dos outros.

Promoção da resolução de conflitos

Conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente social, por isso é tão importante que os estudantes aprendam a lidar com eles de forma construtiva. Para isso, temos dinâmicas que simulam situações conflituosas, incentivando a busca por soluções pacíficas e justas.

Estímulo ao autoconhecimento

O autoconhecimento é fundamental para o desenvolvimento pessoal e emocional. Em uma aula dedicada, damos incentivo ao desenvolvimento do autoconhecimento, que permite a identificação das forças e fragilidades, para que seja dada a atenção devida a cada vetor.

Incentivo à resiliência

Ter resiliência ajuda no desenvolvimento da capacidade de lidar com adversidades e superar desafios. Durante as atividades estimulamos a busca por soluções criativas e o aprendizado por meio dos erros.

Valorização da diversidade

A valorização da diversidade é fundamental para o desenvolvimento de uma cultura inclusiva e respeitosa. Incentivamos o diálogo sobre diferenças culturais, sociais e individuais, promovendo o respeito e a compreensão mútua. Acreditamos que cada estudante é único.

Ambiente acolhedor e positivo

Desenvolvemos um espaço seguro, de confiança, respeito e de apoio ao estudante, onde todos se sintam confortáveis para compartilhar suas ideias e sentimentos.

O Colégio Planck

O objetivo do Planck é que os estudantes estejam preparados não só academicamente, mas também em todos os aspectos sociais e emocionais que possam levá-los ao sucesso em suas vidas.

O Colégio adota a aprendizagem baseada em projetos e colaborativa, que permite estudos completos e dinâmicos para desenvolver as competências e habilidades que serão imprescindíveis para o sucesso nos projetos de vida dos estudantes no futuro.

Nossos estudantes recebem diversos recursos para trabalhar em suas fragilidades e descobrir como alçar voos mais altos a partir do desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais.