Conheça Viktoriia, estudante ucraniana que se uniu à Família Planck neste ano

Conteúdo
Viktoriia participando da Eletiva de Guitarra e Violão.

Diante da situação sociopolítica de seu país de origem, a Ucrânia, com entusiasmo e paixão pelo aprendizado, Viktoriia, frequenta o Colégio Planck desde Maio de 2022, participando de aulas de Guitarra, Violão e Inglês, nas quais pode interagir com nossos estudantes e professores, criando vínculos que facilitam o processo de transição de ambientes que vivencia atualmente.

O conflito que se estende desde 2014 ganhou força em 2022, afetando tragicamente a vida de milhões de civis do país, sendo Viktoriia uma delas. Felizmente, a história de “Vika”, como é chamada carinhosamente, seguiu um trajeto diferente ao ser acolhida por uma família brasileira em São José dos Campos, que alugou um apartamento para a jovem e sua família. Natália de Carvalho, mãe da nossa estudante Maria Luíza de Carvalho, recebeu a ucraniana de 16 anos e tornou sua família uma base de confiança e amor para a adolescente e para a família ucraniana em solo brasileiro.

Viktoriia e Maria Luíza juntas durante a Eletiva de Guitarra e Violão.

Experiência no Colégio Planck

Em entrevista, Viktoriia compartilhou que o contato em sala de aula é a parte favorita de sua nova rotina: “Sempre sinto saudade de casa, quero muito poder voltar e reencontrar meus amigos, mas estar aqui faz bem ao meu coração, também porque estou com a ‘Malu’, a quem amo muito.” 

No Colégio Planck, a recebemos em algumas aulas realizadas no período da tarde, a fim de buscar uma melhor adaptação ao país e desenvolver suas habilidades de interação, por essa razão, ela optou pelas aulas de Guitarra e Violão, e aulas de inglês. Sua paixão por música a acompanha desde criança, a jovem já tocava e cantava na banda de sua cidade, Poltava na Ucrânia, e em sua igreja. E aprender inglês, apesar de ser difícil, em sua opinião, ajuda a se comunicar com os brasileiros.

Viktoriia participando da Eletiva de Guitarra e Violão.

Quando perguntada sobre suas expectativas para o futuro, Vika se mostra determinada e cheia de esperança ao escolher sua carreira dos sonhos e a voltar para a Ucrânia: “Quero terminar meus estudos e fazer economia. As aulas online voltam em setembro e estou no último ano. Quero poder voltar para casa e rever meu pai.

Tê-la conosco, participando de nossas aulas, tem sido um prazer e uma grande troca de experiências. A partir dessa vivência, notamos que nossas diferenças culturais e a barreira linguística são facilmente superadas, dando espaço para a rede de apoio estruturada entre a Família Planck. Assim, desejamos todo sucesso à Viktoriia para que ela continue crescendo com foco em seu futuro.

 

Compartilhe:

Compartilhe:

Leia também:

O Ensino Fundamental 2 é um período de aprendizagem importante para as crianças e pré-adolescentes, pois marca sua passagem para um mundo com mais responsabilidades e deveres, que caminha junto a mudanças físicas e neurológicas. No ambiente escolar, os estudantes deparam-se com novos desafios, mas também com novas oportunidades e paixões. É neste momento que suas vozes despertam e começam a descobrir-se como pessoas.

Ensino fundamental 2: o que esperar?

O Ensino Fundamental 2 é um período de aprendizagem importante para as crianças e pré-adolescentes, pois marca sua passagem para um mundo com mais responsabilidades

Translate »