O II Encontro do Clube de Leitura 2023 foi realizado no último sábado (13) com a presença de membros da Família Planck amantes da literatura, assim como o Prof. Darci Baptista, mediador do clube exclusivo para responsáveis e professores Planck. O ciclo temático de 2023, “Outras palavras – literaturas alternativas para um mundo multifacetado”, foi abordado ao revisitar a última leitura do grupo: “Dublinenses” (1914), de James Joyce.
Os quinze contos de James Joyce
A obra “Dublinenses” (1914), de James Joyce, um romancista, contista e poeta Irlandês que viveu boa parte de sua vida expatriado, é formada por quinze contos, os quais têm clara influência de autores realistas e naturalistas do século XIX e início do século XX, como Tchekhov, Flaubert e Maupassant. Os participantes do clube compartilharam suas impressões sobre a obra, comentando alguns dos contos lidos, destacando suas características socioculturais e considerando o contexto histórico em que foram escritos pelo autor.
Rejeitado e incompreendido pela sociedade na época de seu lançamento, “Dublinenses” foi atacado por críticos devido a suas características estruturais – similares às de crônica, não de conto – e pelos temas polêmicos abordados por James Joyce. Hoje configura leitura imprescindível para quem espera compreender o que foi o vórtice das revoluções artísticas, políticas e econômicas da chamada Belle Époque.
Próxima leitura: “Não verás país nenhum”, de Ignácio de Loyola Brandão
A obra de Ignácio de Loyola Brandão, publicada em 1981, prenuncia uma visão pessimista e devastadora sobre o futuro do país, o qual ainda ensaiava a transição democrática enquanto se preparava para a chegada de um novo milênio e suas promessas tecnológicas. Assim surge “Não verás país nenhum”, o maior romance de ficção científica distópica da literatura brasileira, que será fonte de reflexão para o próximo encontro dos participantes do Clube de Leitura Planck.
O III Encontro do Clube de Leitura acontecerá no dia 17 de Junho e para participar basta entrar em contato com nossa equipe através do App Planck. Esperamos encontrá-los novamente para mais um momento de debate e reflexão, guiados pela leitura da obra de Ignácio de Loyola Brandão.