Ishan Unni, aluno Protagonista do Colégio Planck realiza sonho e conquista classificação para a INTERNATIONAL ECONOMICS OLYMPIAD (IEO)

Conteúdo
Ishan Unni, estudante do Colégio Planck representará o Brasil em Olimpíada Internacional
Ishan Unni, estudante do Colégio Planck representará o Brasil em Olimpíada Internacional

Nosso estudante da 3ª Série do Ensino Médio, Ishan Unni, foi medalhista de ouro na OBECON (Olimpíada Brasileira de Economia) 2020, conseguindo realizar seu sonho e está classificado para disputar a IEO, Olimpíada Internacional de Economia, que acontecerá em setembro.

A OBECON é a maior olimpíada de economia do país. Ela exige disciplina, além de ser muito desafiadora para os estudantes. Ela é composta por 3 fases e este ano, por conta da pandemia causada pela COVID-19, foi realizada de forma online, conforme nos conta Ishan Unni: “A competição foi inteiramente online por causa da pandemia. A primeira fase foi uma prova de múltipla escolha com algumas questões gerais sobre economia, na qual se classificaram por volta de 160 alunos. A segunda fase foi uma prova escrita, de teoria econômica, mais voltada para a economia. Nessa fase, se classificaram os 30 melhores. A terceira fase foi a resolução de um business case, onde o problema principal foi o seguinte: nós representávamos uma agência de turismo e precisávamos descobrir como conseguiríamos retornar à atividade de turismo, minimizando os efeitos causados pela pandemia do covid-19”.

Ishan, ao longo do ensino médio, sempre se demonstrou interessado pelas diversas disciplinas do colégio e procurou estudar além dos conteúdos vistos em sala de aula. Ele participa do Programa Planck de Preparação Olímpica (P3O), uma atividade eletiva do Colégio Planck que tem como objetivo preparar os estudantes para participarem de olimpíadas do conhecimento e é considerada por Ishan um diferencial que ajuda muito em seu alto desempenho nas competições. “Participo do P3O desde quando cheguei no Colégio Planck, na 1ª série do Ensino Médio. As aulas do P3O são muito importantes, porque você vai além do que é visto em sala de aula. Entrando, no P3O, participando das olimpíadas, você percebe o prazer que é aprender, porque você vai vendo que não está preso em um só seguimento, tem várias maneiras de pensar. O Planck, como um todo, forma o aluno. Então, como exemplo, nessa olimpíada de economia, não utilizei só conhecimentos de matemática, física e de modelagem de gráfico, mas também peguei os outros conhecimentos que obtive nas aulas de história, filosofia e geografia para conseguir montar uma tese que seria real. Isso é um diferencial do Colégio Planck”.

 

Ishan celebrando com os Diretores e amigos do Colégio Planck as conquistas em olimpiadas de 2019

Além disso, o Programa Planck de Preparação Olímpica conta com uma excelente equipe de professores e tem um clima bastante agradável de cooperação entre a equipe, onde todos os estudantes se ajudam e buscam novos desafios, sempre procurando desenvolver o conhecimento. “O P3O, especificamente, é uma comunidade que se ajuda nas olimpíadas. Você estar em uma sala de aula e assistir um dos melhores professores da matéria, ver eles passando os problemas com entusiasmo, todas as pessoas juntas, tentando solucionar os desafios, o espírito de olimpíada vai além de uma competição, é mais sobre a aprendizagem que se ganha”.

 

Ishan e amigos do Colégio Planck durante Olímpiada de Matemática da UNICAMP 2019

O coordenador do P3O, Professor Fernando Saraiva, disse estar muito contente pela conquista de Ishan: “A classificação do Ishan para a olimpíada internacional foi uma grande conquista e me deixou muito feliz. Quando alunos comprometidos e dedicados encontram boas oportunidades, coisas incríveis acontecem.”

Mas Ishan não é só um aluno dedicado nas olimpíadas de conhecimento, ele também participa do Planck Global Guidance (PGG), um programa voltado para a preparação dos estudantes para processos seletivos em universidades internacionais. Em 2019, Ishan participou de um Summer de Física em Harvard, e nos contou que foi uma experiência muito rica, onde pode conhecer pessoas e agregou bastante conhecimento: “uma das grandes partes desse Summer foi a comunidade que encontrei lá. Na minha opinião, um dos grandes propósitos de estudar é você encontrar outras pessoas que conseguem te ajudar a melhorar. Ninguém vai longe sozinho. Lá em Harvard conheci pessoas do mundo inteiro, de diversos países. Às vezes você estava resolvendo uma questão de física junto com alguém da Rússia que tem uma outra perspectiva, diferente da sua e ele te traz um conhecimento que teve com algum professor. Essa troca de conhecimento é um dos pontos fundamentais do Summer. Além de conhecer uma das melhores faculdades do mundo, com os melhores professores, é uma experiência inesquecível!”

Em 2019 Ishan fez Summer de Física em Harvard

Ishan tem uma sede insaciável por conhecimento e ainda não decidiu qual faculdade pretende cursar. Ele acredita que ainda tem muito conhecimento a ser explorado ao longo da vida. Também é muito grato a sua família que sempre o apoiou e a todas as oportunidades que o Colégio Planck o proporcionou. “Acho que o Colégio Planck é uma escola que fornece uma estrutura para o aluno conseguir fazer o seu próprio caminho. Eles dão o máximo para que você chegue ao seu objetivo. Sou muito grato a toda equipe do Colégio Planck, que me ajudou a chegar onde estou, a toda a minha família que me ajuda desde sempre e aos amigos do Planck. Não seria a pessoa que sou hoje, se não fosse por todos”.

Compartilhe:

Leia também:

O Colégio Planck realizou a primeira edição do evento Summit Planck de Startup & Empreendedorismo na segunda semana do mês de novembro. No evento, foram abordados os desafios e conquistas do ano e apresentados os projetos idealizados e executados durante o período inicial presencial, em março, em em Planck Home School. Com a volta das aulas presenciais em outubro, os estudantes puderam apresentar in loco o fruto desse trabalho realizado com todos isolados em suas casas, mas unidos em suas mentes. Além disso, houve também palestra dos cases de sucesso do empresário Oscar Constantino e do executivo da Arco Educação, Bruno Veras. Abertura de evento relembra o desafio de 2020 No início do evento, o professor André Guadalupe, mentor e idealizador do projeto relembrou o desafio que chegou ao Planck após a recente inauguração do prédio novo, 70% de estudantes novos e apenas 6 semanas do início das aulas: a decretação da pandemia e a consequente suspensão posterior das aulas. Então, todos foram convidados a ir para o Planck Home School, inclusive os 17 estudantes inscritos na disciplina eletiva Startup & Empreendedorismo, que tinha contado com apenas duas aulas presenciais.  Cap da disciplina, quando essa situação ocorreu, o professor André Guadalupe revelou que não sabia exatamente como seria o desenrolar das atividades, mas sabia que essa seria, com certeza, a oportunidade de criar algo novo e diferente. Todos os inscritos se comprometeram a dar o que havia de melhor em si. O professor contou a todos os presentes no evento que os estudantes dedicaram-se e continuam a se dedicar de forma intensa às primeiras empresas de suas vidas, até mesmo nas férias. Nessa abertura,  André Guadalupe falou um pouco do que é mais importante para empreender: ter um bom propósito.  Ao  ter um significado maior para empreender, quando se entende o porquê do que está fazendo é muito mais fácil abraçar a causa e realizar o que é preciso no tempo necessário, mesmo que aconteçam erros, que serão corrigidos após a colheita dos resultados das experiências. Os ajustes precisam acontecer quantas vezes forem necessárias para chegar a um resultado de sucesso. Quais são as principais características de uma boa liderança? No evento, o professor André falou sobre parte do que é abordado na disciplina Startup & Empreendedorismo, que busca estimular o protagonismo dos estudantes com uma postura empreendedora. Para isso, revelou a importância de a empresa ter Missão, Visão e Valores, junto com o propósito que ela carrega. Citou como exemplo o próprio Colégio Planck, que está sempre em busca de trabalhar com processos, indicadores e metas que são perseguidas, além de uma constante cultura de inovação.  Para uma empresa bem-sucedida, também é necessária uma boa liderança que inclui características como serenidade para lidar com as crises, boa comunicação (isso também inclui saber ouvir), foco (saber priorizar), disciplina e capacidade de execução. Essa boa liderança também casa com as características que se busca no alumni Planck, que estão registradas nas paredes do prédio e norteiam os processos de decisão de todos os projetos pedagógicos implementados pelo colégio: ser ético, relevante, competente, autônomo e global. Na disciplina, os estudantes são estimulados a decidirem o que fazer e assumirem os riscos de suas decisões. Além disso, é incentivado que eles busquem solução de problemas, empatia, aprendizado significativo, alto desempenho, trabalho em equipe e nunca parar de aprender. Disciplina Startup e Empreendedorismo Para aprender a ter essa postura empreendedora os estudantes ampliaram os estudos, conheceram novas ferramentas, aprenderam sobre modelagem de negócios e a criar um plano de negócios para estruturar uma empresa. Os estudantes empreendedores também conheceram ferramentas e metodologias para gestão das empresas, aprenderam sobre CANVAS, SWOT, fluxo de caixa, entender funil de vendas, marketing digital, métricas SaaS, design thinking e MVP. Paralelamente, leram obras essenciais e algumas biografias de empreendedores importantes, como Elon Musk e Sam Walton, e viram alguns filmes que traziam trajetórias de sucesso. No evento, o professor André anunciou que todo esse potencial dos estudantes do Colégio será conhecido também no evento The Master, de Oxford, que é uma competição empresarial internacional para estudantes de 16 a 18 anos do Ensino Médio, para o qual o Colégio Planck foi convidado. A viagem  para Londres será em julho de 2021. Estudantes apresentam projetos para jurados No Summit foram apresentados aos jurados e público presente, as 5 startups criadas pelos estudantes (Idog, Protagonus, ISLA, Next e Ensinu). Eles tiveram alguns minutos para realizar o seu pitch e ouvir considerações dos jurados que estavam presencialmente e de forma remota no evento. O corpo de jurados foi composto por profissionais de empresas do setor de Educação, Indústria, Gestão Empresarial e Pública, Inovação, Comércio, Serviços: Prof. Ademar Celedônio (Diretor do SAS), Alexandre Barros (Diretor da Nexus), Álvaro Cruz (VP da Positivo Tecnologia), Eng. Antonio Catter, Bruno Veras (Diretor da ARCO Educação), Jeremias Rodrigues (Setor Imobiliário), Kiko Sawaya (Presidente do Desenvolve Vale), Luís Paulo Loreti (Co-fundador da Co-work), Olaviano Pereira Neto (Diretor da Startup São José - Casa do Café da PMSJC), Oscar Constantino (Presidente do Grupo Oscar Calçados), Rodrigo Sanchez (Co-fundador e Diretor de Mkt da GS2) e Wagner Luis de Souza (Presidente do Grupo Century e ValeSul Shopping) que infelizmente não pode estar presente ao evento, mas acompanhou integralmente a transmissão. Startups Idog É uma startup de manipulação e delivery de ração para pets.  A proposta é oferecer rações 100% naturais e livres de conservantes químicos, que serão entregues na casa do cliente. Protagonus Startup que atua com o complemento do ensino tradicional para preparar o jovem para o mercado de trabalho, com cursos de inteligência emocional, educação financeira, oratória, liderança, nutrição e programação. Isla Hotel Plataforma que vai permitir digitalização de dados pessoais para realizar cadastros fáceis de forma intuitiva e rápida, evitando filas de check-in e outros problemas. Next Cargo Serviço de transporte de bagagens quer oferecer conforto, praticidade e rapidez para realizar a locomoção das malas para o lugar onde for preciso. Ensinu Experiência digital para o ensino com a criação de  um aplicativo personalizado para escolas criando mais conectividade e relacionamento entre estudantes, pais e professores. Premiação Antes da apresentação dos resultados, o professor André Guadalupe ressaltou que todos foram vencedores, pelo trabalho que fizeram e pela superação de alguns estudantes, que enfrentaram a própria timidez e tiveram coragem de subir ao palco e falar para o público presente pelos jurados, time de liderança pedagógica e administrativa do Colégio Planck, professores e seus pais. Ao final, o resultado da escolha dos grupos determinou as colocações no Summit: Isla (1º lugar), Ensinu (2º lugar), Protagonus (3º lugar), Idog (4ºo lugar) e Next Cargo (5º lugar). As premiações foram cuidadosamente desenhadas para oferecer aos alunos experiências que o dinheiro não pode comprar. O prêmio para o primeiro e o segundo colocados foi uma imersão de 2 dias na sede da Plataforma de Ensino SAS em Fortaleza (CE), para conhecer os setores de Inovação, Atendimento ao Cliente, Produção Editorial e Logística. Os três primeiros colocados também vão passar um dia visitando a sede do Google em São Paulo e o Google Startup. Para as cinco startups, haverá uma imersão na sede da Arco em São Paulo, onde os grupos vão receber uma mentoria, e visitar os escritórios de negócios do Arco Educação, Nave a Vela, Pleno, SAS e Criação de Valor da unicornio Arco. O Hub de Inovação  Nexus, a Aceleradora São José Startup, a agência GS2 MKT,  a HUB Educacional e Indústria de Tecnologia Positivo também vão oferecer oportunidades de mentoria e acompanhamento para os estudantes. Ao final, houve a cerimônia de premiação e um coquetel de encerramento. Pais, professores e participantes ficaram muito emocionados com o grande potencial desses estudantes que estão na faixa de 15 anos. A grandiosidade do trabalho feito para o Summit só revela que eles podem voar muito mais alto em seus futuros.

Summit Planck 2020

O Colégio Planck realizou a primeira edição do evento Summit Planck de Startup & Empreendedorismo na segunda semana do mês de novembro. No evento, foram

Translate »