Ishan Unni, aluno Protagonista do Colégio Planck realiza sonho e conquista classificação para a INTERNATIONAL ECONOMICS OLYMPIAD (IEO)

Ishan Unni, estudante do Colégio Planck representará o Brasil em Olimpíada Internacional

Nosso estudante da 3ª Série do Ensino Médio, Ishan Unni, foi medalhista de ouro na OBECON (Olimpíada Brasileira de Economia) 2020, conseguindo realizar seu sonho e está classificado para disputar a IEO, Olimpíada Internacional de Economia, que acontecerá em setembro.

A OBECON é a maior olimpíada de economia do país. Ela exige disciplina, além de ser muito desafiadora para os estudantes. Ela é composta por 3 fases e este ano, por conta da pandemia causada pela COVID-19, foi realizada de forma online, conforme nos conta Ishan Unni: “A competição foi inteiramente online por causa da pandemia. A primeira fase foi uma prova de múltipla escolha com algumas questões gerais sobre economia, na qual se classificaram por volta de 160 alunos. A segunda fase foi uma prova escrita, de teoria econômica, mais voltada para a economia. Nessa fase, se classificaram os 30 melhores. A terceira fase foi a resolução de um business case, onde o problema principal foi o seguinte: nós representávamos uma agência de turismo e precisávamos descobrir como conseguiríamos retornar à atividade de turismo, minimizando os efeitos causados pela pandemia do covid-19”.

Ishan, ao longo do ensino médio, sempre se demonstrou interessado pelas diversas disciplinas do colégio e procurou estudar além dos conteúdos vistos em sala de aula. Ele participa do Programa Planck de Preparação Olímpica (P3O), uma atividade eletiva do Colégio Planck que tem como objetivo preparar os estudantes para participarem de olimpíadas do conhecimento e é considerada por Ishan um diferencial que ajuda muito em seu alto desempenho nas competições. “Participo do P3O desde quando cheguei no Colégio Planck, na 1ª série do Ensino Médio. As aulas do P3O são muito importantes, porque você vai além do que é visto em sala de aula. Entrando, no P3O, participando das olimpíadas, você percebe o prazer que é aprender, porque você vai vendo que não está preso em um só seguimento, tem várias maneiras de pensar. O Planck, como um todo, forma o aluno. Então, como exemplo, nessa olimpíada de economia, não utilizei só conhecimentos de matemática, física e de modelagem de gráfico, mas também peguei os outros conhecimentos que obtive nas aulas de história, filosofia e geografia para conseguir montar uma tese que seria real. Isso é um diferencial do Colégio Planck”.

Ishan celebrando com os Diretores e amigos do Colégio Planck as conquistas em olimpiadas de 2019

Além disso, o Programa Planck de Preparação Olímpica conta com uma excelente equipe de professores e tem um clima bastante agradável de cooperação entre a equipe, onde todos os estudantes se ajudam e buscam novos desafios, sempre procurando desenvolver o conhecimento. “O P3O, especificamente, é uma comunidade que se ajuda nas olimpíadas. Você estar em uma sala de aula e assistir um dos melhores professores da matéria, ver eles passando os problemas com entusiasmo, todas as pessoas juntas, tentando solucionar os desafios, o espírito de olimpíada vai além de uma competição, é mais sobre a aprendizagem que se ganha”.

Ishan e amigos do Colégio Planck durante Olímpiada de Matemática da UNICAMP 2019

O coordenador do P3O, Professor Fernando Saraiva, disse estar muito contente pela conquista de Ishan: “A classificação do Ishan para a olimpíada internacional foi uma grande conquista e me deixou muito feliz. Quando alunos comprometidos e dedicados encontram boas oportunidades, coisas incríveis acontecem.”

Mas Ishan não é só um aluno dedicado nas olimpíadas de conhecimento, ele também participa do Planck Global Guidance (PGG), um programa voltado para a preparação dos estudantes para processos seletivos em universidades internacionais. Em 2019, Ishan participou de um Summer de Física em Harvard, e nos contou que foi uma experiência muito rica, onde pode conhecer pessoas e agregou bastante conhecimento: “uma das grandes partes desse Summer foi a comunidade que encontrei lá. Na minha opinião, um dos grandes propósitos de estudar é você encontrar outras pessoas que conseguem te ajudar a melhorar. Ninguém vai longe sozinho. Lá em Harvard conheci pessoas do mundo inteiro, de diversos países. Às vezes você estava resolvendo uma questão de física junto com alguém da Rússia que tem uma outra perspectiva, diferente da sua e ele te traz um conhecimento que teve com algum professor. Essa troca de conhecimento é um dos pontos fundamentais do Summer. Além de conhecer uma das melhores faculdades do mundo, com os melhores professores, é uma experiência inesquecível!”

Em 2019 Ishan fez Summer de Física em Harvard

Ishan tem uma sede insaciável por conhecimento e ainda não decidiu qual faculdade pretende cursar. Ele acredita que ainda tem muito conhecimento a ser explorado ao longo da vida. Também é muito grato a sua família que sempre o apoiou e a todas as oportunidades que o Colégio Planck o proporcionou. “Acho que o Colégio Planck é uma escola que fornece uma estrutura para o aluno conseguir fazer o seu próprio caminho. Eles dão o máximo para que você chegue ao seu objetivo. Sou muito grato a toda equipe do Colégio Planck, que me ajudou a chegar onde estou, a toda a minha família que me ajuda desde sempre e aos amigos do Planck. Não seria a pessoa que sou hoje, se não fosse por todos”.