Ishan Unni, aluno Protagonista do Colégio Planck realiza sonho e conquista classificação para a INTERNATIONAL ECONOMICS OLYMPIAD (IEO)

Conteúdo
Ishan Unni, estudante do Colégio Planck representará o Brasil em Olimpíada Internacional
Ishan Unni, estudante do Colégio Planck representará o Brasil em Olimpíada Internacional

Nosso estudante da 3ª Série do Ensino Médio, Ishan Unni, foi medalhista de ouro na OBECON (Olimpíada Brasileira de Economia) 2020, conseguindo realizar seu sonho e está classificado para disputar a IEO, Olimpíada Internacional de Economia, que acontecerá em setembro.

A OBECON é a maior olimpíada de economia do país. Ela exige disciplina, além de ser muito desafiadora para os estudantes. Ela é composta por 3 fases e este ano, por conta da pandemia causada pela COVID-19, foi realizada de forma online, conforme nos conta Ishan Unni: “A competição foi inteiramente online por causa da pandemia. A primeira fase foi uma prova de múltipla escolha com algumas questões gerais sobre economia, na qual se classificaram por volta de 160 alunos. A segunda fase foi uma prova escrita, de teoria econômica, mais voltada para a economia. Nessa fase, se classificaram os 30 melhores. A terceira fase foi a resolução de um business case, onde o problema principal foi o seguinte: nós representávamos uma agência de turismo e precisávamos descobrir como conseguiríamos retornar à atividade de turismo, minimizando os efeitos causados pela pandemia do covid-19”.

Ishan, ao longo do ensino médio, sempre se demonstrou interessado pelas diversas disciplinas do colégio e procurou estudar além dos conteúdos vistos em sala de aula. Ele participa do Programa Planck de Preparação Olímpica (P3O), uma atividade eletiva do Colégio Planck que tem como objetivo preparar os estudantes para participarem de olimpíadas do conhecimento e é considerada por Ishan um diferencial que ajuda muito em seu alto desempenho nas competições. “Participo do P3O desde quando cheguei no Colégio Planck, na 1ª série do Ensino Médio. As aulas do P3O são muito importantes, porque você vai além do que é visto em sala de aula. Entrando, no P3O, participando das olimpíadas, você percebe o prazer que é aprender, porque você vai vendo que não está preso em um só seguimento, tem várias maneiras de pensar. O Planck, como um todo, forma o aluno. Então, como exemplo, nessa olimpíada de economia, não utilizei só conhecimentos de matemática, física e de modelagem de gráfico, mas também peguei os outros conhecimentos que obtive nas aulas de história, filosofia e geografia para conseguir montar uma tese que seria real. Isso é um diferencial do Colégio Planck”.

 

Ishan celebrando com os Diretores e amigos do Colégio Planck as conquistas em olimpiadas de 2019

Além disso, o Programa Planck de Preparação Olímpica conta com uma excelente equipe de professores e tem um clima bastante agradável de cooperação entre a equipe, onde todos os estudantes se ajudam e buscam novos desafios, sempre procurando desenvolver o conhecimento. “O P3O, especificamente, é uma comunidade que se ajuda nas olimpíadas. Você estar em uma sala de aula e assistir um dos melhores professores da matéria, ver eles passando os problemas com entusiasmo, todas as pessoas juntas, tentando solucionar os desafios, o espírito de olimpíada vai além de uma competição, é mais sobre a aprendizagem que se ganha”.

 

Ishan e amigos do Colégio Planck durante Olímpiada de Matemática da UNICAMP 2019

O coordenador do P3O, Professor Fernando Saraiva, disse estar muito contente pela conquista de Ishan: “A classificação do Ishan para a olimpíada internacional foi uma grande conquista e me deixou muito feliz. Quando alunos comprometidos e dedicados encontram boas oportunidades, coisas incríveis acontecem.”

Mas Ishan não é só um aluno dedicado nas olimpíadas de conhecimento, ele também participa do Planck Global Guidance (PGG), um programa voltado para a preparação dos estudantes para processos seletivos em universidades internacionais. Em 2019, Ishan participou de um Summer de Física em Harvard, e nos contou que foi uma experiência muito rica, onde pode conhecer pessoas e agregou bastante conhecimento: “uma das grandes partes desse Summer foi a comunidade que encontrei lá. Na minha opinião, um dos grandes propósitos de estudar é você encontrar outras pessoas que conseguem te ajudar a melhorar. Ninguém vai longe sozinho. Lá em Harvard conheci pessoas do mundo inteiro, de diversos países. Às vezes você estava resolvendo uma questão de física junto com alguém da Rússia que tem uma outra perspectiva, diferente da sua e ele te traz um conhecimento que teve com algum professor. Essa troca de conhecimento é um dos pontos fundamentais do Summer. Além de conhecer uma das melhores faculdades do mundo, com os melhores professores, é uma experiência inesquecível!”

Em 2019 Ishan fez Summer de Física em Harvard

Ishan tem uma sede insaciável por conhecimento e ainda não decidiu qual faculdade pretende cursar. Ele acredita que ainda tem muito conhecimento a ser explorado ao longo da vida. Também é muito grato a sua família que sempre o apoiou e a todas as oportunidades que o Colégio Planck o proporcionou. “Acho que o Colégio Planck é uma escola que fornece uma estrutura para o aluno conseguir fazer o seu próprio caminho. Eles dão o máximo para que você chegue ao seu objetivo. Sou muito grato a toda equipe do Colégio Planck, que me ajudou a chegar onde estou, a toda a minha família que me ajuda desde sempre e aos amigos do Planck. Não seria a pessoa que sou hoje, se não fosse por todos”.

Compartilhe:

Leia também:

Dicas para exercitar a memória são muito importantes para ajudar os estudantes a guardar uma imensa quantidade de informações que são parte da grade curricular de cada fase. Veja nesse texto alguns truques que vão auxiliar a reter melhor os conteúdos recebidos. Como o cérebro e a memória funcionam? A Ciência já demonstrou que o desenvolvimento cerebral das crianças e adolescentes é realizado em etapas. Na primeira infância, está mais desenvolvido o sistema límbico, que é responsável pelas emoções e impulsos, e o hipocampo, que atua na memória, que é formada pelas conexões entre as células nervosas e os neurônios, e permite armazenar informações e recuperá-las sempre que necessário para todos os processos da vida. Só com o passar da idade é que o córtex pré-frontal vai se desenvolvendo e apresentando melhores condições para possibilitar o controle das emoções, organização, planejamento, pensamento crítico, atenção, etc. Esse desenvolvimento vai ocorrer até os 25 anos. Com aproximadamente 86 bilhões de estruturas que vão captar, repassar, guardar e resgatar, o cérebro funciona como um arquivo gigantesco de informações. No entanto, o cérebro também tem um importante recurso de economia de energia e potencialização do seu uso: ele desliga áreas que não estão sendo devidamente usadas. Por isso, quanto mais estímulo a pessoa dá a uma determinada área cerebral, mais ativa ela fica, isso inclui a memória. Portanto, conhecer algumas dicas para exercitar a memória é muito importante em todas as fases da vida, inclusive, na escolar, quando os estudantes estão mergulhados em conhecimentos das diversas disciplinas, e precisam entendê-los, retê-los e recuperá-los para as provas, simulados ou exames de vestibular. Tipos de memórias Além das informações retidas relativas à temporalidade (curto e longo prazo) e a memória sensorial, que está relacionada com associação aos estímulos recebidos pelos nossos 5 sentidos, que é citada na obra “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust, a memória também está dividida em tipos que vão captar determinadas nuances das informações, de forma a classificar e processar as informações: Memória episódica: de longa duração, é a lembrança de acontecimentos específicos, como a refeição do dia anterior ou a recordação de outros momentos vividos no passado. Memória semântica: é o armazenamento de informações relativas ao mundo, como o significado das palavras ou datas de acontecimentos. Memória processual: também é de longa duração da memória, são aqueles conteúdos que aprendemos e nunca esquecemos, como andar de bicicleta. As fases da memória A memória de uma pessoa começa a atuar já no despertar de seu relógio biológico, quando o cérebro envia substâncias, como a adrenalina, para que ela tenha mais foco e concentração em suas tarefas na fase beta (enquanto está acordada). Esse relógio biológico vai indicar que é hora de estudar, trabalhar, se alimentar ou praticar atividades físicas. Essa memória aciona todo um ciclo de funções corporais que vão ocorrer ao longo do dia até que chegue o período noturno. Neste momento, começa a diminuir a adrenalina e o cortisol no organismo, acionando outras substâncias, como a melatonina, que indicam que é a hora do corpo repousar. Dentro desse processo corporal, a memória também terá as suas fases: Memorização Nesta fase, é necessária atenção, um estado de alerta total, para que a pessoa consiga memorizar as informações. Compreensão O estado de atenção também vai favorecer que a pessoa faça conexões para proporcionar um melhor entendimento da informação recebida. Assim, será mais fácil memorizar. Armazenamento Quando a pessoa entende o significado daquela informação, o conteúdo será retido no cérebro. Recuperação O cérebro organiza as informações de acordo com sua hierarquização. São as lembranças, que podem vir à tona a partir de estímulos diversos, como um som, um cheiro ou outras dicas que podem dar pistas daquela informação. Conheça dicas para exercitar a memória É certo que o cérebro funciona como um poderoso computador que faz milhões de conexões e ajuda no funcionamento corporal. Porém, às vezes, parece que a memória dele falha, e nem todos os conteúdos são rememorados com facilidade. Onde foi parar todas aquelas informações das aulas de matemática e biologia do dia anterior? E quem eram mesmo aqueles personagens do livro que você leu e foi indicado para o vestibular? Essa “perda” das informações também é comum para o cérebro, por isso, as dicas para exercitar a memória são importantes para fazer uma “atualização” do nosso sistema interno. Para consolidar a memória é sempre necessário um treino do que foi aprendido, para que o conteúdo não caia na memória de curto prazo. Treinar o cérebro constantemente vai ajudar a evitar essas falhas em sua memória, é como se fosse uma espécie de ginástica cerebral. Conheça alguns truques para treinar a sua memória, alguns desses são dicas que estão no livro “Técnicas de Estudo para Adolescentes”, de Antonio Gonzáles (Editora Vozes): Ative sua memória Abra mão de certos facilitadores, como agendas de celular ou blocos de notas, e tente sempre memorizar números de telefone, senhas, listas, datas ou lembretes de eventos. Associe informações com imagens Muitos estudantes são mais visuais e precisam associar os conteúdos a imagens ou símbolos para facilitar a memorização. Faça cálculos mentais Ao longo do dia faça operações aritméticas simples, somando as placas dos veículos, números de telefones em placas ou os números dos prédios e casas onde passar. Dê atenção aos detalhes Quando damos atenção a um assunto atribuímos importância a ele. Então, foque no tema, capture os detalhes e assim a memorização será facilitada. Invista em jogos de memorização Fazer quebra-cabeças ou jogos de memória vão ajudar muito nessa ginástica cerebral. As pessoas também podem investir em palavras cruzadas, Sudoku, dominó ou até jogos de cartas. Além disso, jogar xadrez é um importante recurso para trabalhar o cérebro. Leia e repita as citações Outra dica para exercitar a memória é a leitura porque essa é uma atividade que vai ajudar a trabalhar diversas áreas cerebrais. Além disso, repetir as frases e citações de personagens históricos também é uma excelente forma de trabalhar a memória. Anote esses enunciados e trechos de obras e repita o quanto puder. Aliás, falar em voz alta para si mesmo vale para lembrar de qualquer coisa, até mesmo para lembrar onde colocou a chave de casa. Procure lembrar os detalhes do dia Quando for deitar, antes de dormir, faça uma revisão de tudo o que aconteceu no dia, tentando lembrar alguns detalhes desde o momento que acordou, como suas roupas, o que comeu, onde foi, quem encontrou ou algum outro aspecto interessante. Conclusão É importante lembrar que a emoção está ligada à formação de novas memórias, portanto, investir em processos lúdicos e divertidos, que acionam produção e interação de hormônios do bem-estar, que paralelamente intensificam a comunicação entre neurônios, também vai dar o devido estímulo cerebral aos adolescentes para consolidação da memória.

Dicas para exercitar a memória

Dicas para exercitar a memória são muito importantes para ajudar os estudantes a guardar uma imensa quantidade de informações que são parte da grade curricular

Translate »