Acolher emocionalmente uma criança ou adolescente, tanto como filho quanto como estudante, e responsabilizá-lo por suas atitudes, são duas posturas diferentes, mas ambas são importantes em sua educação e formação.
Acolher emocionalmente significa estar presente, ouvir, validar sentimentos e oferecer apoio emocional quando a criança ou o jovem precisam.
É importante que os pais sejam sensíveis às emoções de seus filhos e ofereçam um ambiente seguro e acolhedor para que ele consiga expressar seus sentimentos sem medo de ser julgado e rejeitado.
Por outro lado, responsabilizar um filho por suas atitudes significa ensiná-lo a se comprometer por suas ações. É importante que os pais o ajudem a entender que suas escolhas têm consequências e que ele deve ser responsável pelo que faz.
Isso inclui ensinar valores e limites, assim como estabelecer consequências apropriadas para os comportamentos inadequados.
Acolher e responsabilizar não são mutuamente exclusivos, mas é importante saber equilibrar essas iniciativas. Os pais podem acolher emocionalmente seus filhos ao mesmo tempo que os responsabilizam por suas ações.
Como os pais devem fazer?
As crianças, pré-adolescentes e adolescentes precisam se sentir seguros e amados para se desenvolverem emocionalmente de maneira saudável, mas é importante que os pais expliquem as consequências de suas escolhas e ações, e os ajudem a aprender com seus erros, ao mesmo tempo em que oferecem apoio emocional e encorajamento.
Muitas vezes, os filhos estão buscando esse apoio emocional, mas sentem que os pais não estão disponíveis para fornecê-lo, então, buscam esse acolhimento fora do lar, por exemplo, na internet, e podem se deparar com instruções perigosas, que os incentivam a praticar ações imprudentes.
Nesta fase, há uma grande transformação na mente e no corpo dos jovens, eles querem respostas para suas dúvidas, assim, procurar informações sobre dietas, exercícios físicos e prevenção de doenças é mais comum do que se imagina.
Segundo a pesquisa TC Kids Online Brasil, 32% das crianças e adolescentes procuram ajuda na internet para entender mais sobre as suas emoções, sentimentos e saúde e, ao invés de pedir aos pais, porque sentem que não serão julgados ao expor as suas dificuldades.
A TC Kids é uma iniciativa que tem como objetivo entender as consequências do uso da internet pelas crianças e jovens brasileiros.
Nesta etapa de formação da personalidade, é fundamental que os pais estejam próximos e atentos, para encontrarem um equilíbrio que demonstre aos filhos que sim, eles estão amparados emocionalmente, ao mesmo tempo em que aprendem a perceber que suas ações têm consequências positivas ou negativas.
Terceirizar essa função, dando espaço apenas à internet, vai torná-los adultos despreparados para a vida. Então, para estimular essa responsabilidade e deixar claro que os filhos estão acolhidos, os pais podem tomar algumas iniciativas, como:
- Definir suas expectativas;
- Ser consistente em suas instruções aos filhos;
- Liderar pelo exemplo;
- Falar sobre responsabilidades;
- Respeitar o espaço e a individualidade da criança e do jovem;
- Confiar tarefas e ficar perto para ensinar;
- Permitir escolhas;
- Ajudar o filho a definir metas;
- Corrigir os erros do filho e ensiná-los a também aprender com os erros;
- Observar, aconselhar e acolher.
Qual é o papel dos pais, segundo o ECA?
Em termos de leis (ECA Lei nº 8.069,), os pais têm a obrigação legal de acolher e cuidar de seus filhos, incluindo fornecer moradia, alimentação, roupas, assistência médica e educação adequadas.
O papel dos pais não se limita apenas em prover necessidades básicas. Eles também são responsáveis por orientar e apoiar o desenvolvimento emocional, social e intelectual de seus filhos. O que estão inclusos também amor, apoio emocional, educação, limites e orientação moral.
A responsabilidade legal dos pais pelos filhos continua até que eles atinjam a maioridade ou se tornem independentes financeiramente. Além disso, em alguns casos, os pais podem continuar a ter obrigações financeiras com relação à educação superior e outras necessidades especiais de seus filhos.
Cada família é única e enfrenta desafios e circunstâncias diferentes. No entanto, independentemente das diferenças, a maioria dos pais deseja o melhor para seus filhos e faz o possível para apoiá-los em seu crescimento e desenvolvimento.
Colégio é parceiro no processo de acolher e responsabilizar
Assim como na relação entre pais e filhos, no colégio também é importante haver um equilíbrio entre acolher emocionalmente os estudantes e responsabilizá-los por suas atitudes.
Acolher emocionalmente os estudantes significa oferecer um ambiente seguro e acolhedor, onde eles se sintam respeitados e valorizados como indivíduos. Isso inclui estar disponível para ouvir seus problemas e preocupações, oferecer apoio emocional e incentivar a expressão de seus sentimentos.
No Colégio, o acolhimento ocorre por meio do trabalho da Orientação Educacional, que tem como foco um olhar atento às necessidades dos estudantes, estando sempre de portas abertas para ouvi-los, seja nas suas dificuldades ou nos erros que cometem ao longo do caminho.
Por isso, a Matriz Socioemocional do Planck também norteia esse trabalho com muito afeto, ensinando e cobrando a responsabilidade dos estudantes pelas suas ações dentro do Colégio.
Assim, nas aulas de socioemocional colocam de maneira prática, didática e com metodologia, o passo a passo que visa a construção da responsabilização dos estudantes. Neste programa, eles desenvolvem autoconsciência, autocontrole, consciência social, habilidades interpessoais e tomada de decisão responsável para que os jovens consigam descobrir quem são e o que querem ser.
Isso significa que nas mais diversas atividades pedagógicas, os estudantes são preparados para ter mais autonomia, responsabilidade, regras sociais, pensamento crítico, gestão emocional e outras habilidades socioemocionais.
Assim aprendem que as suas atitudes, podem afetar a si mesmos ou aos outros positivamente ou negativamente. Isso pode incluir estabelecer limites claros de comportamento, fornecer feedback construtivo sobre suas ações e, quando necessário, aplicar consequências apropriadas.
Assim é como o Colégio Planck faz
O time Planck procura sempre encontrar um equilíbrio entre acolher emocionalmente os estudantes e responsabilizá-los por suas atitudes, adaptando sua abordagem às necessidades individuais de cada um.
Ajudamos os estudantes a desenvolverem o gosto pelo estudo e pelo autoconhecimento com foco em dois pilares: alto desempenho e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, permitindo criar uma base importante para que tenham sucesso dos seus projetos durante toda a vida.