O Colégio Planck é o novo patrocinador das categorias de base do São José Esporte Clube!

Conteúdo

O Colégio Planck firmou uma nova parceria com o São José Esporte Clube, um dos clubes mais tradicionais do Vale do Paraíba. A partir deste semestre, o colégio passa a ser patrocinador oficial das categorias de base do clube, fortalecendo seu compromisso com a formação dos jovens.

Times de base do São José e do Corinthians em partida no Estádio Martins Pereira – Foto: Mari Rocha.

A parceria contempla ações como a presença da marca do colégio nos uniformes oficiais das categorias de base, inserções institucionais nas transmissões dos jogos pela TV Águia e ativações de marketing entre atletas e estudantes, como visitas ao Estádio Martins Pereira e experiências integradas com o time profissional.

Para o Colégio Planck, o apoio a um projeto esportivo e formador de atletas vai ao encontro dos seus ideais de formar um cidadão ético, competente, autônomo, relevante e global.

“Essa parceria com o São José Esporte Clube é muito gratificante para nós. Investir nas categorias de base de um time de futebol é também investir em desenvolvimento do cidadão, estamos orgulhosos de poder contribuir com esse novo passo que o São José está dando, que é na formação de atletas” afirma o Prof. André Guadalupe, Cofundador e Diretor do Colégio Planck.

Times de base do São José e do Corinthians em partida no Estádio Martins Pereira – Foto: Mari Rocha.

Além da visibilidade institucional, a parceria também abre espaço para que os estudantes se envolvam diretamente com o esporte, criando mais possibilidades para o aprendizado.

São José Esporte Clube, um clube com história

Fundado em 13 de agosto de 1933 com o nome Esporte Clube São José, o São José iniciou sua trajetória em torneios amadores e só passou a atuar profissionalmente a partir de 1957. Seu primeiro mascote foi o “Formigão do Vale”, uma referência à grande presença de içás na cidade de São José dos Campos. Em 1976, o clube passou a adotar o nome atual, São José Esporte Clube, e também mudou seu mascote: a formiga deu lugar à Águia do Vale, que representa até hoje o espírito aguerrido da equipe. Nesse momento, o time também adotou as cores azul, amarelo e branco, em homenagem às cores oficiais do município.

A década de 1980 foi marcada por conquistas expressivas. Em 1981, o São José chegou à elite do Campeonato Paulista e, em 1989, viveu seu ano mais emblemático ao conquistar o vice-campeonato estadual. Na campanha histórica, eliminou o Corinthians na semifinal com uma vitória memorável por 3 a 0 no Estádio Martins Pereira, e disputou a final contra o São Paulo, no Morumbi. No mesmo ano, também foi vice-campeão da Série B do Campeonato Brasileiro, garantindo presença na elite nacional em 1990.

Time Vice-campeão do campeonato paulista de 1989 – Imagem da Internet

O clube também ganhou destaque internacional com o time feminino. Entre 2011 e 2015, o São José se tornou referência continental ao conquistar três Libertadores da América, dois títulos da Copa do Brasil e um inédito Campeonato Mundial de Clubes em 2014, feito ainda não repetido por nenhuma equipe das Américas.

Atletas e comissão técnica do São José ostentam o troféu de campeões no Mundial Feminino Interclubes conquistado no Japão – Foto: Mengo do Japão/Divulgação

Nos últimos anos, o São José passou por um processo de reestruturação. Em 2022, aderiu ao modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF), modernizando sua gestão e abrindo novos caminhos para o crescimento sustentável do projeto. Desde então, o clube garantiu o retorno ao cenário nacional, conquistando o acesso à Série D do Campeonato Brasileiro e à Série A2 do Paulistão, além de retomar investimentos estruturais como a construção de um Centro de Treinamento e a gestão do Estádio Martins Pereira.

Oscar Constantino e Bruno Constantino, empresários que comandam a SAF do São José — Foto: Danilo Sardinha

A força da base: formando atletas do Vale do Paraíba para o mundo

O investimento do São José Esporte Clube nas categorias de base também representa um passo estratégico para o futebol regional. São José dos Campos e o Vale do Paraíba, historicamente, revelam grandes talentos que chegaram à elite do futebol nacional e internacional. Nomes como Casemiro, Dodô, Luiz Gustavo, Ricardo Goulart, Yuri Alberto, Victor Sá e Vitor Reis são apenas alguns exemplos de atletas que iniciaram suas trajetórias na região e hoje brilham em grandes clubes do Brasil e do exterior.

Casemiro comemora gol marcado na vitória da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar em 2022 – Foto: NELSON ALMEIDA / AFP

A presença de jovens com grande potencial técnico e disciplina esportiva é um ativo valioso que precisa ser lapidado com estrutura, acompanhamento e oportunidades. Nesse sentido, o fortalecimento das categorias de base do São José E. C. é também uma resposta ao papel que o clube pode e deve exercer como formador de talentos no cenário nacional e internacional.

É nesse contexto que a parceria com o Colégio Planck se consolida: unir educação de excelência com incentivo ao esporte é um caminho promissor para ampliar horizontes. O colégio reconhece no esporte uma oportunidade para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, construção de caráter e abertura de portas para o futuro. Ao apoiar a base do São José Esporte Clube, o Planck reafirma seu compromisso com a formação dos jovens, dentro e fora das salas de aula.

Time de base do São José atuando no Martins Pereira – Foto: Divulgação São José Esporte Clube

Compartilhe:

Compartilhe:

Leia também:

Translate »