A convite da plataforma SAS de Educação, nosso cofundador e diretor, Prof. André Guadalupe, palestrou na 1ª Edição do Tech Meet-Up de 2025, evento que promoveu trocas de experiências, aprendizados e networking entre profissionais de tecnologia educacional e gestores de escolas de referência do Brasil. O encontro inspirador ocorreu no dia 29 de abril, na cidade de São Paulo, durante a 30ª edição da Bett Brasil, e oportunizou paineis e uma mesa-redonda de debate entre profissionais renomados na área da educação.
Uso consciente da Tecnologia
Nosso cofundador e diretor, Prof. André Guadalupe, participou da programação representando o Colégio Planck em uma mesa-redonda com líderes da educação e também como palestrante. Em sua fala, abordou um tema atual e essencial para escolas de todo o país: “Celulares na Escola: do Controle à Educação Digital”. Com a proposta de repensar o papel da tecnologia no ambiente escolar, o professor André compartilhou a experiência do Colégio Planck com a recente Lei nº 15.100/25, que determina a proibição do uso de celulares em ambientes escolares no Estado de São Paulo.

Ele compartilhou como o Colégio Planck implementou essa diretriz de forma eficaz e acolhedora, promovendo um ambiente mais interativo e saudável para os estudantes durante os intervalos. Os jogos de tabuleiro e atividades lúdicas rapidamente se tornaram protagonistas nos momentos de descanso e convivência dos estudantes, substituindo os aparelhos eletrônicos.
Para aprofundar o tema e compartilhar os bastidores da experiência, convidamos o Prof. André Guadalupe para uma breve entrevista. Ele comentou os principais pontos de sua palestra e como o Colégio Planck tem lidado com os desafios trazidos pela nova legislação sobre o uso de celulares nas escolas. Confira:
Como foi representar o Colégio Planck na 1ª Edição do Tech Meet-Up de 2025?
“É uma honra muito grande apresentar um case de referência nacional para líderes educacionais do Brasil inteiro e poder representar o Time Planck, que faz um trabalho muito acima da média e, que precisa e merece, ser compartilhado para crescermos juntos de outras escolas que são também referência no Brasil.”
O que mais chamou sua atenção nas trocas com outros gestores e profissionais de tecnologia educacional?
“Percebemos que estamos no caminho certo, mantendo nosso posicionamento e o trabalho focado no alto desempenho. O que temos como propósito de vida e propósito dentro do Colégio é compartilhar experiências com escolas que admiramos muito, é sempre um prazer enorme!”
Qual deve ser, na sua opinião, o papel da tecnologia na educação hoje?
“A tecnologia, em especial a inteligência artificial, vai ter um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem nos próximos anos. Acredito que a tecnologia sempre vai ser uma assistente, um auxiliar, um facilitador e é sempre muito bem-vinda como aliada e deve ser sempre interpretada como uma ferramenta que aumente a nossa produtividade.”
Que conselhos você daria para outras escolas que estão buscando alternativas ao uso excessivo de celulares?
“Tem que existir um diálogo muito forte com os estudantes e seus pais, para que entendam o significado dessa mudança que tem um aspecto muito positivo. Como as decisões numa escola são baseadas nos valores da instituição, a reação foi reflexo da estratégia de promover debates ainda no fim da pandemia sobre o uso excessivo do celular. Essa prática preparou nossos estudantes e nos permitiu encarar a proibição dos aparelhos eletrônicos dentro das escolas de uma forma muito tranquila, tendo pouquíssimos casos de não-conformidade, de ocorrências, no Planck. Então meu conselho é: busque o seu posicionamento, defina o que é importante pra você, e acima de tudo, mantenha sempre um diálogo muito aberto com toda comunidade escolar.“

Nossa 4ª participação na Tech Meet-Up reforça o compromisso do Colégio Planck com uma educação tradicional, mas conectada às demandas atuais, utilizando ferramentas inovadoras para enriquecer o aprendizado de nossos estudantes e formar seres humanos éticos, competentes, relevantes, autônomos e globais. A experiência compartilhada pelo Prof. André Guadalupe durante o evento serve de exemplo prático de como é possível transformar desafios em oportunidades para o crescimento coletivo no ambiente escolar.