Startup & Empreendedorismo: Estudantes apresentam o projeto “Solucionis” na Prefeitura de São José dos Campos

Na manhã da última sexta-feira (21), nossas estudantes da eletiva de Startup & Empreendedorismo estiveram presentes no Gabinete do Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, para apresentar o projeto estruturado nos últimos dois anos, a empresa Solucionis.

Bruno Santos, Sara Santos, Thais Ramos, Prefeito Anderson Farias, Rebeca Coelho, Luisa Guimarães e Prof. André Guadalupe em encontro na Prefeitura de São José dos Campos.

Luisa Guimarães, Rebeca Coelho, Sara Santos e Thais Ramos, acompanhadas pelo Cofundador e Diretor do Colégio Planck, Prof. André Guadalupe, foram recebidas pelo prefeito da cidade e pelo Secretário de Proteção ao Cidadão, Bruno Santos, no Gabinete do Prefeito, onde as estudantes da 1ª Série do Ensino Médio apresentaram a iniciativa, as motivações e as vantagens do aplicativo idealizado por elas, a Solucionis. O encontro oportunizou uma troca de experiências entre os envolvidos, inspirando as criadoras da Startup à se dedicarem ainda mais ao projeto.

Fundadoras da Solucionis durante apresentação.

O que é a Solucionis?

Aos 13 anos, as fundadoras da Solucionis notaram no cotidiano de suas famílias um problema: adultos ocupados com o trabalho, com pouco tempo disponível para executar serviços simples e necessários. Ao realizar uma pesquisa com colegas de sala de aula, identificaram o interesse dos jovens em conquistar o próprio dinheiro através de trabalhos que se adaptam à rotina de estudos.

Conectando adultos com dificuldades com a administração de seu tempo pessoal à adolescentes aptos a ajudar e com o desejo de arrecadar uma renda extra, a Solucionis é um aplicativo capaz de unir as duas partes, prezando pela segurança de ambos. Dessa forma, os adultos interessados podem contratar adolescentes para realizar pequenos serviços que facilitam seu dia a dia, como passear com seu animal de estimação, cuidar de crianças e até auxiliar com o uso de aparelhos tecnológicos. Em contrapartida, os adolescentes, que se cadastram como prestadores de serviços e iniciam suas atividades, começam a receber uma renda à cada tarefa realizada, incentivando a independência financeira dos jovens e o apoio econômico com as despesas da família.

Hoje, aos 15 anos, Luisa Guimarães, Rebeca Coelho, Sara Santos e Thais Ramos seguem com a estruturação da Solucionis, já tendo participado de duas edições do Summit de Startup & Empreendedorismo promovido pelo Colégio Planck e apresentado o projeto para empresários do Vale do Paraíba, em eventos do Senac e do Parque de Inovação Tecnológica.

Thais Ramos, Sara Santos, Rebeca Coelho e Luisa Guimarães, fundadoras da Solucionis.

Eletiva de Startup & Empreendedorismo: formando jovens empreendedores

Compondo o Núcleo de Tecnologia do Colégio Planck, a extracurricular de Startup & Empreendedorismo incentiva que estudantes explorem suas ideias e estruturem empresas capazes de solucionar problemas. Conduzida pelo nosso Cofundador e Diretor, Prof. André Guadalupe, a disciplina iniciou suas atividades no ano de 2020, e anualmente realiza um evento para apresentação dos projetos, o Summit, que conta com a presença de uma banca de jurados, sendo eles empreendedores renomados e inseridos no mercado de trabalho, que avaliam os Pitches desenvolvidos pelos jovens empreendedores.

É essencial para nós, como Colégio Planck, incentivar projetos como a Solucionis, que foi fundada dentro de nossa instituição e transborda valores presentes em nossa Matriz Socioemocional, como a Abertura ao Novo e a Autogestão, que englobam a determinação, persistência, foco e determinação, características indispensáveis para a formação de nossos estudantes.