Startup & Empreendedorismo: Incentivo aos jovens empreendedores

Compondo o Núcleo de Tecnologia do Colégio Planck, a extracurricular de Startup & Empreendedorismo incentiva que estudantes explorem suas ideias e estruturem empresas capazes de solucionar problemas. Conduzida pelo nosso Cofundador e Diretor, Prof. André Guadalupe, a disciplina iniciou suas atividades no ano de 2020, e anualmente realiza um evento para apresentação dos projetos, o Summit, que conta com a presença de uma banca de jurados, sendo eles empreendedores renomados e inseridos no mercado de trabalho, que avaliam os Pitches desenvolvidos pelos jovens empreendedores.

Turma de Startup & Empreendedorismo 2023.

Oportunidade de empreender desde cedo

O Summit de Startup & Empreendedorismo 2023 ocorreu no dia 31 de Outubro, no qual profissionais e familiares prestigiaram as apresentações de 10 empresas desenvolvidas e aperfeiçoadas ao longo do ano letivo. São elas: BUMP, C4DO, CFA, Educaluxe, Far Away, iFesta, Luaw, Neworld, Study Track e Solucionis. Cada uma das startups foi criteriosamente avaliada pelo nosso júri composto por Alexandra Gioso, Alexandre Santos, Denilson Alves, Elder Campi, Jeremias Rodrigues, Kiko Sawaya, Lucas Faleiros, Renato Fedato e Roberta Mantovani, que, ao final da noite, realizaram uma votação que premiou as três melhores empresas de cada grupo, Iniciantes e Veteranos.

Entre as equipes iniciantes, as quais criaram e apresentaram sua própria startup pela primeira vez, destacaram-se a Neworld, com o objetivo de auxiliar estudantes em suas aplicações para Summer Program para que possam viver a experiência imersiva de estudar em outro país, a iFesta, que visa planejar seu evento de forma prática, escolhendo a decoração e os fornecedores, e a Luaw, com o propósito de ajudar vestibulandos a encontrarem a faculdade de seus sonhos, seja ela dentro ou fora do Brasil. Como prêmio, os grupos receberam, respectivamente, R$ 1.500, R$ 1.000 e R$ 750, como um incentivo para os próximos passos de suas empresas.

Prêmios nos mesmos valores também foram destinados ao grupo de veteranos, participantes que já realizaram o Pitch de Vendas no ano anterior, na seguinte ordem: C4DO, plataforma organizadora de estudos, Solucionis, que preza pela valorização do tempo de seus clientes e oferece soluções para os serviços e tarefas do dia a dia, e por fim, a CFA, um aplicativo com o objetivo de solucionar dúvidas pontuais de estudantes em disciplinas escolares.

Summit de Startup & Empreendedorismo 2023.

Em entrevista, nossos jovens empreendedores compartilharam suas expectativas para o próximo ano, e como o incentivo monetário está atrelado ao futuro de suas empresas. Premiadas com o maior valor entre os Iniciantes, Gabriela Bittencourt do 9º Ano do Ensino Fundamental comentou com orgulho sobre seu projeto, a Neworld: “Foi gratificante ver que nosso esforço foi recompensado, nos reunimos durante muitas semanas e ensaiamos bastante para garantir uma boa apresentação”. Alice Bassani, do 8º Ano, representou sua equipe da iFesta e compartilhou detalhes sobre a apresentação: “A princípio estávamos nervosas, mas ao subir no palco me senti mais confiante.” A empresa de Alice conquistou o 2º Lugar e os próximos passos da iFesta ainda não foram decididos. Por outro lado, a equipe da Luaw, que conquistou o 3º Lugar, já está focada em realizar um upgrade na empresa com o dinheiro recebido, e assim, almejam alcançar o 1º Lugar em 2024, contou Breno Vidal, da 1ª Série do Ensino Médio.

Vencedor do grupo de Veteranos, Renan Guadalupe da 3ª Série do Ensino Médio com muito orgulho contou sobre os desafios da C4DO e seus próximos passos: “Meu objetivo é seguir com a C4DO durante a universidade, onde estarei cursando Administração, criando o Produto Mínimo Viável (MVP) com o prêmio e doações que recebi durante o Summit 2023”. Para estudantes que participam pela segunda vez pode haver um sentimento de nervosismo, como compartilhou Sara Santos, da Solucionis, que conquistou o 2º Lugar esse ano e decidiu investir o prêmio para que, em 2024, possam aproveitar os lucros e potencializar a startup criada. Miguel Andrade, fundador da CFA, garantiu o 3º Lugar e celebrou: “No ano que vem irei me divertir mais desenvolvendo minha empresa.

Summit de Startup & Empreendedorismo 2023.

O evento, além de marcar o encerramento anual da extracurricular e celebrar os projetos estruturados no decorrer do ano letivo, também é um momento que proporciona o networking entre os jovens empreendedores e os profissionais que já estão no mercado de trabalho, vivenciando os desafios do empreendedorismo. Esse contato incentiva nossos estudantes a seguirem evoluindo suas startups a partir dos feedbacks recebidos. Para vivenciar experiências como essas, não deixe de participar da disciplina em 2024, e fazer suas ideias empreendedoras ganharem forma.

Confira o vídeo do Summit 2023