AI na Educação: para onde o futuro caminha?

Conteúdo

Descubra quais as principais implicações e utilizações da AI na educação. E de como ela transformará o futuro. Saiba mais a seguir.

Não é de hoje que a tecnologia faz parte da vida de crianças e jovens no âmbito escolar, no entanto, a  AI na Educação (Artificial Intelligence) tem desempenhado um papel cada vez mais transformador, mudando a forma de aprender dos estudantes e de ensinar dos educadores.

Continue acompanhando este artigo e confira as principais utilizações da Inteligência Artificial neste aspecto.

AI na Educação: como a tecnologia está sendo usada?

Embora a Inteligência Artificial exista há um certo tempo, só agora ela vem ganhando força, se materializando no mundo digital e alavancando vários setores da sociedade.

A AI na Educação chegou com a finalidade de melhorar a qualidade do ensino e o processo de aprendizagem de crianças e adolescentes, otimizar a comunicação entre estudantes, pais, professores e diretores, criar ambientes de aprendizados personalizados e muito mais.

Na prática, a tecnologia está sendo utilizada para:

Aprendizagem personalizada

Para promover uma educação de alta qualidade, é crucial entender que existem estilos de aprendizagem diferentes e que cada indivíduo tem o seu jeito de aprender. Portanto, é importante conhecer de forma profunda os pontos fortes e os mais frágeis dos estudantes na sua individualidade.

Neste sentido, a AI na Educação facilita e contribui significativamente para identificar as disciplinas em que o estudante está com mais dificuldade.

Dessa forma, a equipe pedagógica pode atuar com mais direcionamento, encontrando soluções eficazes que ajudem o estudante a evoluir nessas questões específicas.

Avaliação automatizada

As ferramentas que permitem a avaliação automatizada de exames, tarefas e testes, possibilitam feedbacks rápidos. Com isso, o estudante consegue saber com agilidade as questões que requerem mais atenção, e assim, melhorar alguns aspectos.

Além disso, esse recurso ajuda na otimização do tempo, o que é excelente para que professores e equipe educacional foque seus esforços em outras coisas relacionadas ao desenvolvimento dos estudantes.

Tutoria Inteligente

A tutoria inteligente é um sistema que emprega a Inteligência Artificial para tirar as dúvidas dos estudantes. Nesta ferramenta, o estudante consegue fazer perguntas e obter explicações instantâneas de questões simples ou até mesmo complexas.

Análise de Sentimentos

A AI na Educação é vista por muitos profissionais da área como uma facilitadora, inclusive, para identificar os sentimentos dos estudantes. Essa compilação é possível por meio da análise de suas interações onlines.

Pais e profissionais da educação sabem que as emoções se tornam ainda mais afloradas na fase da adolescência, podendo afetar o rendimento escolar.

Dessa maneira, a Inteligência Artificial está se tornando uma grande aliada para reconhecer situações em que o estudante pode estar precisando de ajuda emocional.

Gamificação

A geração mudou e os métodos de ensino também precisam mudar para acompanhar crianças e adolescentes, não é mesmo?

Os estudantes da atualidade, requerem uma abordagem mais interativa e dinâmica, para isso, a Inteligência Artificial está criando jogos educacionais interativos, com o objetivo de promover um aprendizado mais envolvente, motivador e interessante para os estudantes.

Melhoria da gestão escolar

As ferramentas de Inteligência Artificial na Educação estão sendo disponibilizadas para ajudar coordenadores e diretores a melhorar e otimizar os processos da escola.

Diante dessa realidade, instituições educacionais conseguem alocar recursos, identificar determinados padrões de comportamento, entre outros aspectos relacionados à gestão.

Tradução e acessibilidade

Essas plataformas visam a inclusão e acessibilidade de crianças e jovens com deficiência, sendo possível converter texto em fala e vice-versa e acessar materiais educacionais com idiomas diferentes.

Análise de dados

As melhores soluções são criadas após a análise de dados e situações. Nesse ponto, a Inteligência Artificial é muito mais eficiente, porque consegue analisar uma grande quantidade de dados e oferecer relatórios que incluam a identificação de padrões e tendências, facilitando na tomada de decisão.

Desenvolvimento de conteúdo

É importante entender o nível em que o estudante está para adequar materiais condizentes com o seu processo de aprendizagem.

Para isso, as escolas podem contar com sistemas que auxiliam na criação de conteúdo educacional personalizado, baseados na evolução e interesses dos estudantes.

Educação a distância

A Educação a distância está sendo cada vez mais aprimorada com os recursos da Inteligência Artificial. 

Instituições educacionais que oferecem esse tipo de ensino, estão adequando os sistemas para proporcionar aos estudantes um suporte mais ágil e interativo, facilitando a comunicação entre colegas de classe, professores e envolvidos.

Segurança dos dados e privacidade com a AI na Educação

A Unesco reforçou em um relatório sobre AI na Educação, divulgado em maio de 2023, a importância de escolas e universidades desenvolverem políticas institucionais que garantam a segurança dos dados e a privacidade dos estudantes, afinal, as questões éticas devem prevalecer nesse processo.

Embora a Inteligência Artificial esteja mudando o ensino, promovendo facilidade, é extremamente pertinente enfatizar que, o objetivo da tecnologia é ser aliada dos processos educacionais e não substituir papéis primordiais e indispensáveis, como o dos professores.

A AI na Educação e as habilidades socioemocionais

As habilidades socioemocionais fazem parte da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e são consideradas essenciais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Essas habilidades consistem na capacidade do estudante de lidar com suas próprias emoções e de conviver positivamente em grupo, fatores primordiais capazes de diferenciar e ajudar os estudantes em escolhas no presente e futuro.

Em vista disso, é importante afirmar que a AI na educação não exclui o desenvolvimento dessas competências no ambiente escolar, pelo contrário.

Os sistemas que utilizam a Inteligência Artificial visam contribuir com a equipe pedagógica para facilitar a identificação de comportamentos, os processos educacionais e, assim, oferecer soluções ágeis e bem-sucedidas de forma personalizada.

Leia também:

Desenvolvimento cognitivo na adolescência 

A importância da AI na educação: crescimento global

É fato, a Inteligência Artificial está revolucionando o mundo, trazendo em pauta uma série de fatores, como a mudança de comportamento das pessoas e as novas profissões.

Se a Inteligência Artificial era algo distante, hoje ela faz parte da vida de milhares de pessoas, modificando a forma como as empresas fazem negócios, a maneira que os profissionais executam seu trabalho e como as pessoas se relacionam.

A Inteligência Artificial está sendo crucial para uma educação de alto desempenho e para a formação de jovens que sejam capazes de lidar e resolver as questões da atualidade com eficiência e criatividade.

A demanda de trabalho voltados para o setor tecnológico está em alta e em constante crescimento, no entanto, a escassez de profissionais qualificados na área também é grande.

De acordo com especialistas da área em uma notícia publicada no jornal O Globo, em maio de 2023, a competição entre países para atrair profissionais de tecnologia tem crescido nos últimos anos.

Alguns dos profissionais mais procurados por empresas do mundo todo, são:

  • Especialista em IA e aprendizagem de máquina;
  • Analista de dados;
  • Analista de segurança cibernética;
  • Cientistas e analistas de dados;
  • Engenharia de Fintechs;
  • Desenvolvedor de software.

Países como os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido estão oferecendo incentivos fiscais e programas de visto para atrair talentos de tecnologia de todo o mundo, é o movimento do mundo para lidar com a falta de profissionais da área.

Ainda segundo a matéria do jornal O Globo, o Brasil tem uma alta capacidade em tecnologia e pode competir em igualdade com outros países, entretanto, especialistas enfatizam que é preciso melhorar as políticas de formação de talentos e incentivar a educação em tecnologia no país.

Assista ao Planck Talks sobre Carreiras do Futuro, ChatGPT e a Inteligência Artificial

AI na Educação e o Colégio Planck

O Colégio Planck tem DNA tecnológico e está sempre atento às inovações e mudanças no setor para garantir aos estudantes um preparo eficiente nesse sentido.

A tecnologia, bem como as ferramentas de Inteligência Artificial, são recursos comuns no Colégio e na vida das crianças e jovens. O Núcleo Planck de Tecnologia possibilita aos estudantes um amplo conhecimento das tecnologias atuais, para que estejam altamente capacitados para o futuro.

No entanto, o Planck prioriza o uso consciente da tecnologia. Dessa forma, são utilizados os recursos mais modernos para promover melhorias no ensino, proporcionar experiências em eventos, atividades, na sala de aula, soluções personalizadas, entre outros.

Ao lado do Alto Desempenho, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais é o outro pilar forte do Colégio, para aprimorar as potencialidades dos estudantes em sala de aula e nos mais variados contextos no ambiente escolar. Neste contexto, as ferramentas tecnológicas são usadas para promover agilidade e ações bem-sucedidas.

Assim, com a AI na Educação e com o desenvolvimento de habilidades importantes, as crianças e jovens do Colégio vão se preparando cada vez mais para o futuro.

Clique e agende uma visita. Matrículas Planck 2024.

Compartilhe:

Compartilhe:

Leia também:

O Ensino Fundamental 2 é um período de aprendizagem importante para as crianças e pré-adolescentes, pois marca sua passagem para um mundo com mais responsabilidades e deveres, que caminha junto a mudanças físicas e neurológicas. No ambiente escolar, os estudantes deparam-se com novos desafios, mas também com novas oportunidades e paixões. É neste momento que suas vozes despertam e começam a descobrir-se como pessoas.

Ensino fundamental 2: o que esperar?

O Ensino Fundamental 2 é um período de aprendizagem importante para as crianças e pré-adolescentes, pois marca sua passagem para um mundo com mais responsabilidades

Translate »