Trabalhando em grupo: vantagens para o aprendizado

Conteúdo

A convivência com os colegas de sala de aula evolui conforme os estudantes interagem no dia a dia, criando círculos de amizade que refletem no desempenho acadêmico das turmas. Para que os trabalhos em grupo sejam experiências positivas, os estudantes desenvolvem por meio de aulas dinâmicas e metodologias ativas, habilidades que puderam ser aplicadas no mês de março, uma vez que nas aulas de Projeto de Vida, Química, e Itinerários Formativos foi necessário praticá-las ao desenvolver tarefas grupais.

Aula de Projeto de Vida com a Orientadora Educacional, Sandra Rapaci.

Projeto de Vida: Trem conectado

Com a 2ª Série do Ensino Médio a Orientadora Educacional, Sandra Rapaci, realizou a dinâmica do “Trem conectado” na aula de Projeto de Vida. Com canetas conectando os estudantes apenas pela ponta dos dedos, a missão final era que a turma toda conseguisse chegar ao ponto determinado unidos pelas canetas. A cada vez que uma caneta era derrubada, todos os estudantes deveriam aguardar antes de continuar o trajeto, desafiando a paciência dos envolvidos

O objetivo era compreender um dos pilares da educação mundial: o saber conviver. A atividade, que exigiu comunicação, estratégia e persistência, também foi fonte de reflexão entre as turmas, guiados pelo pensamento de Sandra: “A equipe que deseja alcançar o mesmo objetivo, avança apesar das diferenças e dificuldades.” Dessa forma, os estudantes concluíram que devem fazer da sala de aula um ambiente de confiança, facilitando a convivência entre os indivíduos.

Aula de Química com o Cofundador e Diretor, Prof. Marcelo Pelisson.

Química: Separação de Misturas

Nas aulas de Química com o Prof. Pelisson no Laboratório de Ciências, as turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental viram na prática o funcionamento da Separação de Misturas Homogêneas e Heterogêneas. Em grupos, os estudantes fizeram experimentos como a separação magnética e a separação através de centrifugação, oportunizando o aprendizado coletivo.

Apresentação de seminários de Química com o Prof. L.O.

Química: Seminários sobre Colóides 

Com o Professor L.O, as turmas da 2ª Série do EM apresentaram o trabalho em grupo após aprenderem sobre as Soluções Coloidais e suas dispersões, assunto recorrente na Química, e que é facilmente aplicado no cotidiano dos estudantes. A dedicação coletiva para montar a apresentação e exemplificar, através da culinária, os colóides enriqueceu a experiência de aprendizagem.

Para o Professor L.O, a participação dos estudantes foi imprescindível para o sucesso das apresentações: “Ao cozinharem gelatina, suspiros e sorvete, as turmas entraram em contato com o conceito de Colóides e apresentaram seminários trazendo informações essenciais. Mostrando assim, não somente seus dotes culinários, mas também a importância da Química no cotidiano deles.”

Estudantes gravando podcast para projeto de “A história entra em jogo, na tela, na rádio e na prática”

A História entra em jogo, na tela, na rádio e na prática: Podcast

Já na Trilha de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no itinerário de “A história entra em jogo, na tela, na rádio e na prática”, com o Prof. Nicolás, os estudantes se dividiram em grupos para gravar um podcast. O conteúdo produzido por cada equipe abordou momentos históricos e o esporte, evidenciando o preparo de pesquisa realizado pela turma, a fim de gerar um bate-papo dinâmico e natural na gravação.

Estudantes realizando experimento no Laboratório de Ciências.

As dinâmicas propostas em sala de aula envolvem diretamente a interação dos estudantes, enriquecendo debates e reflexões com opiniões diversas, incentivando o trabalho em equipe e, principalmente, estruturando uma boa convivência entre eles. Esses momentos reforçam os eixos de Empatia & Respeito, e Tolerância ao Estresse e à Frustração, presentes em nossa Matriz Socioemocional, assim preparando-os para os possíveis conflitos que venham a ocorrer. 

Compartilhe:

Compartilhe:

Leia também:

O Ensino Fundamental 2 é um período de aprendizagem importante para as crianças e pré-adolescentes, pois marca sua passagem para um mundo com mais responsabilidades e deveres, que caminha junto a mudanças físicas e neurológicas. No ambiente escolar, os estudantes deparam-se com novos desafios, mas também com novas oportunidades e paixões. É neste momento que suas vozes despertam e começam a descobrir-se como pessoas.

Ensino fundamental 2: o que esperar?

O Ensino Fundamental 2 é um período de aprendizagem importante para as crianças e pré-adolescentes, pois marca sua passagem para um mundo com mais responsabilidades

Translate »