VII Encontro do Clube de Leitura: Último encontro de 2023

Conteúdo

O VII Encontro do Clube de Leitura foi realizado no último sábado (25) com a presença de familiares de nossos estudantes, membros do clube mediado pelo Professor Darci Baptista. Durante o encontro, o grupo compartilhou suas impressões sobre a última leitura promovida: “Ponciá Vicêncio“, de Conceição Evaristo, e prepararam-se para o novo Ciclo Temático que guiará as leituras de 2024.

VII Encontro do Clube de Leitura Planck em 2023.

“Ponciá Vicêncio”, de Conceição Evaristo.

Em uma narrativa que invade os pensamentos e sentimentos das personagens como se elas próprias assumissem as palavras do texto, o romance da escritora Conceição Evaristo descreve cotidiano em uma comunidade quilombola, onde todos têm por sobrenome Vicêncio, que identifica o lugar, o leitor vai aos poucos inteirando-se dos sonhos da protagonista, a personagem-título: Ponciá decide, quando se torna uma jovem adulta, tentar a sorte na cidade grande, embora sem recursos financeiros, nem formação escolar, ou ainda uma rede de relacionamentos pessoais que lhe permitisse sustentar-se dignamente.

Seu destino acaba sendo o de inúmeras outras mulheres negras no Brasil: empregando-se como trabalhadora doméstica, não levará muito tempo até compreender os mecanismos de exploração, opressão e reificação que se encontram na base das relações racistas historicamente construídas e perpetuadas em nosso país. Ao mesmo tempo, o romance acompanha os desencontros entre Ponciá e sua família, uma vez que seu irmão, Luandi, e a mãe deles também se aventuram na cidade, em princípio em busca da irmã e filha, porém paulatinamente vão assumindo seus próprios projetos, enfrentando seus próprios dilemas e desafios e assim se afastando uns dos outros. A leitura da obra foi movida pelo questionamento: “Conseguirá Ponciá – cujo nome remonta ao latim “pontis” – restabelecer a ponte entre ela e seus familiares e preservar os laços que formaram o seu primeiro núcleo social?”

VII Encontro do Clube de Leitura Planck em 2023.

Fim do Ciclo Temático de 2023

A cada ano, a proposta do Clube de Leitura Planck é abordar um tema específico que permeia e aproxima todas as obras indicadas entre si, mantendo assim uma unidade em meio à diversidade discursiva de autores tão diferentes, respeitando o estilo e sua contextualização sócio-histórica única das obras. Através dessa harmonia estabelecida, é possível conhecer autores e incentivar a leitura de obras, por vezes, pouco conhecidas, como foi o caso do Ciclo Temático 2023: “Outras palavras – literaturas alternativas para um mundo multifacetado”. Durante o ano de 2023, o Clube de Leitura mergulhou em obras marginalizadas após dois anos cercados de leituras clássicas e best-sellers consagrados. A oportunidade de conhecer autores com vozes pouco ouvidas, mas com muito a ser dito, enriqueceu a experiência de leitura dos participantes de obras como: “Crônica da casa assassinada” de Lúcio Cardoso, “O homem do furo na mão e outras histórias” de Ignácio de Loyola Brandão, e “A Sucessora” de Carolina Nabuco. 

Para 2024, o Ciclo Temático já está definido. “Com açúcar e com afeto: histórias de bem-querença” será o tema que conduzirá as leituras do Clube de Leitura Planck ao longo do ano. Guiado pelo questionamento literário: “até onde somos capazes de definir os limites do afeto, suas intermitências, seus avanços e recuos, suas idiossincrasias?” Naturalmente, a Literatura não deixaria de debruçar-se sobre as nuances da bem-querença, como forma de expressão artística da palavra escrita. E para dar início às leituras do novo ciclo, “Mulheres apaixonadas” de D. H. Lawrence é a obra inicial do Clube de Leitura 2024.

Participantes do Clube de Leitura 2023.

Para quem se interessa pela literatura e busca uma oportunidade para conhecer novas obras, iniciar ou, até mesmo, retomar o hábito da leitura, o Colégio Planck os convida a participar do Clube de Leitura no próximo ano! Basta entrar em contato com nossa equipe através do Aplicativo do Colégio. Esperamos encontrá-los para mais um momento de debate e reflexão, guiados pela leitura da obra de D. H. Lawrence.

Compartilhe:

Compartilhe:

Leia também:

O Ensino Fundamental 2 é um período de aprendizagem importante para as crianças e pré-adolescentes, pois marca sua passagem para um mundo com mais responsabilidades e deveres, que caminha junto a mudanças físicas e neurológicas. No ambiente escolar, os estudantes deparam-se com novos desafios, mas também com novas oportunidades e paixões. É neste momento que suas vozes despertam e começam a descobrir-se como pessoas.

Ensino fundamental 2: o que esperar?

O Ensino Fundamental 2 é um período de aprendizagem importante para as crianças e pré-adolescentes, pois marca sua passagem para um mundo com mais responsabilidades

Translate »