Para se sair melhor nos estudos, os estudantes podem adotar uma das metodologias para estudar e melhorar a absorção das informações.
Muitos estudantes enfrentam dificuldades em memorizar e aprender os conteúdos vistos na sala de aula. Por isso, devem experimentar cada um desses métodos para descobrir qual funciona melhor.
Algumas pessoas são mais visuais, portanto, podem aprender com mais facilidade utilizando flashcards ou mapas mentais.
Outras podem se adaptar melhor à técnica de resumo de estudos para relembrar o material já estudado.
Neste post, vamos mostrar como encontrar a melhor metodologia para estudar e colocá-la em prática. Confira!
Técnica Pomodoro
A técnica é uma estratégia de gestão do tempo que ajuda a aumentar a produtividade e a concentração, além de prevenir contra a fadiga mental.
Esta abordagem envolve dividir os estudos em blocos de tempo, de 25 minutos, chamados de Pomodoros, seguidos de um intervalo curto de 5 minutos.
Se você preferir, pode estender o tempo de estudo para 30 minutos e a pausa para 10 minutos, caso o estudante ache mais eficaz para o conteúdo que está estudando.
Após quatro Pomodoros, o estudante deve fazer uma pausa mais longa, de 20 a 30 minutos, para que a mente descanse e assimile as informações de maneira mais eficaz.
Mapas mentais
Mapas mentais são ferramentas visuais que ajudam na organização e no armazenamento de informações de forma estruturada.
Este método é bastante eficaz para ajudar o estudante a enxergar o panorama geral e facilitar a absorção das informações, porque possui um formato mais dinâmico e visual.
A representação visual dos tópicos é bastante útil para organizar projetos de pesquisa, conteúdos de revisão e até o planejamento de redações.
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Resumos
A técnica de resumo consiste no reforço do aprendizado, já que permite que o estudante sintetize as informações de maneira mais organizada e clara.
Isso porque, o ato de resumir um conteúdo exige que o estudante compreenda o material, identifique os pontos principais.
Em seguida, ele deve escrever com suas próprias palavras de forma resumida e objetiva o que absorveu do tema.
Isso não só facilita a memorização, mas também melhora a retenção de informações de pontos importantes de cada conteúdo, além de servir para consultas rápidas antes de provas e exames.
Para colocar em prática essa técnica, é importante ler o material de estudo com atenção, destacando as ideias principais e eliminando informações supérfluas.
Ao criar um resumo, o estudante pode utilizar palavras-chave e frases curtas que capturem o significado essencial do conteúdo.
Estudo em grupo
Estudar em grupo pode facilitar a aprendizagem, porque é uma abordagem mais dinâmica e permite a troca de conhecimento entre os estudantes.
Isso porque os estudantes conseguem aprender por diferentes perspectivas, por meio de discussões e até em debates.
Com isso, os estudantes conseguem esclarecer dúvidas, criar resoluções colaborativas e encontrar explicações para determinados assuntos.
O estudo em grupo também é um método que pode ajudar os estudantes a não perderem o foco e, assim, evitar distrações que atrapalhem os estudos.
Ensino recíproco
Esta abordagem envolve ensinar o conteúdo aprendido para outra pessoa ou até mesmo para um público imaginário, já que exige que o estudante compreenda a fundo o material e organize seus pensamentos.
Explicar o material a alguém pode ajudar a consolidar o conhecimento e destacar áreas que podem necessitar de mais revisão.
Se o estudante encontra dificuldade para explicar determinado assunto, significa que ainda não conseguiu absorvê-lo totalmente e o conceito ainda está confuso.
Além disso, essa abordagem não só reforça o conhecimento adquirido como também desenvolve habilidades de comunicação e autoconfiança.
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Prática distribuída
Nesta técnica, ao invés do estudante realizar uma maratona de estudo, ele deve realizar pequenas sessões ao longo do dia.
O estudante deve revisar o mesmo material várias vezes ao longo do dia, ou da semana, para reforçar o aprendizado e construir um conhecimento mais sólido.
Com isso, é possível reduzir o esgotamento mental e melhorar a retenção de longo prazo. Além disso, a revisão constante do conteúdo também ajuda a diminuir a ansiedade antes das provas.
Flashcards
Os flashcards são ideais para memorizar fórmulas matemáticas, vocabulário, datas históricas, definições de termos ou qualquer conteúdo que exija memorização.
A técnica envolve escrever uma pergunta ou palavra-chave de um lado do cartão e a resposta ou explicação no verso.
Este método promove a aprendizagem ativa, na qual o estudante tenta recordar a resposta antes de verificar no verso, para fortalecer a retenção da informação.
O uso regular de flashcards é bastante útil, porque permite realizar revisões rápidas e frequentes, facilitando o reforço contínuo do conteúdo.
Sistema Leitner
Outra técnica que utiliza flashcards é o sistema Leitner, que é baseado em técnicas de estudo de repetição espaçada.
Neste sistema, os cartões são organizados em diferentes grupos ou caixas, baseados na frequência com que as respostas são lembradas corretamente.
Quando o estudante acerta a resposta de um cartão, ele avança para o próximo grupo, que será revisado com menos frequência.
Se a resposta estiver errada, o cartão retorna ao grupo anterior, na qual a revisão é mais frequente.
Este método ajuda a otimizar o tempo de estudo e a concentrar o esforço nas informações que são mais difíceis de lembrar.
Estudo mnemônico
As regras mnemônicas são técnicas utilizadas para melhorar a memória e facilitar a aprendizagem de informações complexas.
Elas envolvem a transformação de dados difíceis de lembrar em algo mais simples e memorável, por meio de acrônimos, rimas, sequência de palavras, ou associações visuais que ligam informações novas a conhecimentos já existentes.
Essa estratégia aproveita a capacidade natural da mente humana para a associação e a imaginação, o que torna o processo de memorização mais eficaz e duradouro.
Autoteste
Testar-se regularmente com questões de provas anteriores ou simulados pode ajudar a preparar os estudantes para o formato e o tipo de questões que podem esperar.
Esta metodologia ajuda a consolidar o aprendizado ao forçar a recuperação ativa das informações, melhorando assim a memória de longo prazo.
O autoteste também é útil para identificar áreas de conhecimento que precisam de mais atenção, permitindo que os estudantes se concentrem na revisão de tópicos onde têm mais dificuldades.
Além disso, essa prática ajuda a reduzir a ansiedade de provas, já que os estudantes conseguem se familiarizar com o formato das perguntas e melhorar sua gestão de tempo durante as atividades.
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