O desempenho acadêmico é construído a partir do compromisso do estudante com seu processo de aprendizagem e as ferramentas que são oferecidas a ele.
Essas ferramentas se referem não somente à didática dos professores ou do ritmo dos estudos, mas à metodologia da instituição de ensino.
Para promover uma formação completa dos estudantes, é necessário ir além do currículo tradicional. As habilidades socioemocionais são fundamentais para o desenvolvimento das crianças.
Essas competências interferem não somente no desempenho acadêmico, como também no seu crescimento pessoal.
Por isso, estudantes que convivem em meios que valorizam habilidades socioemocionais possuem capacidade de:
- Aprender de forma duradoura;
- Se manter resilientes perante desafios;
- Trabalhar de forma colaborativa com pessoas diferentes;
- Reconhecer e regular suas emoções;
- Resolver problemas complexos ou inusuais;
- Identificar suas falhas e melhorá-las;
- Resistir às pressões sociais inadequadas;
- Mostrar empatia às pessoas à sua volta;
- Entre outras.
Para entender melhor como funciona essa relação, elaboramos um material para explicar todas as formas como as competências socioemocionais impactam o aprendizado acadêmico e a formação dos estudantes.
O que é desempenho acadêmico?
O conceito se refere ao resultado que um estudante conquista em sua jornada escolar, considerando quão eficiente foi seu aprendizado por meio das atividades, projetos e avaliações.
É importante conhecer o desempenho acadêmico, porque ele reflete a capacidade do estudante de compreender e aplicar o conhecimento adquirido ao longo do ano letivo.
Para adquirir um excelente desempenho acadêmico, é necessário que o estudante desenvolva habilidades essenciais, como o pensamento crítico, resolução de problemas e argumentação clara.
Elas são utilizadas em diversas atividades e contextos do ambiente escolar, como discussões em grupo e projetos interdisciplinares.
Além disso, uma inteligência emocional bem desenvolvida é essencial para o bem-estar geral do estudante, uma vez que interfere no seu desempenho e na sua capacidade de aprender.
Por exemplo, os estudantes costumam sentir uma pressão constante para obter boas notas. Com isso, pode ocorrer um aumento da ansiedade e estresse, o que afeta sua capacidade de se concentrar nos estudos e reter as informações.
Por isso, é indispensável que os estudantes aprendam a reconhecer suas emoções, a nomeá-las e a lidar com elas.
Com o autoconhecimento e o autocontrole, os estudantes conseguem ter uma relação mais saudável com os estudos e desenvolver estratégias mais eficazes para seu aprendizado.
Qual é a relação entre habilidades socioemocionais e desempenho acadêmico?
Para ter um bom desempenho acadêmico é necessário que os estudantes consigam gerenciar habilidades que se referem às relações interpessoais e intrapessoais em qualquer tipo de situação.
Estudantes que desenvolvem habilidades socioemocionais tendem a ter um desempenho acadêmico superior. Isso pode influenciar oportunidades de educação superior e carreiras.
Isso porque elas influenciam na forma como os estudantes lidam com desafios, processam o conhecimento e interagem com os colegas e superiores.
Estudantes com a inteligência emocional bem desenvolvida também têm maior capacidade de gerenciar seu tempo e estabelecer prioridades, o que resulta em melhores resultados acadêmicos.
Abaixo, você vai entender um pouco melhor como algumas das habilidades socioemocionais se relacionam com o aprendizado dos estudantes.
Gerenciamento de emoções
Estudantes que conseguem identificar e gerenciar suas emoções estão mais bem equipados para lidar com o estresse e a pressão acadêmica.
O gerenciamento emocional permite que eles mantenham a calma durante provas e apresentações, o que pode resultar em um desempenho melhor.
Além disso, a capacidade de lidar com a frustração e a ansiedade ajuda os estudantes a permanecerem focados e motivados.
Resiliência
Esse tipo de habilidade é fundamental para manter a motivação dos estudantes, seu interesse e curiosidade pelo aprendizado.
Além de terem uma participação mais ativa em atividades escolares, seja em projetos de grupo ou em estudos individuais, também conseguem ter um aprendizado significativo.
Com um desempenho acadêmico melhor, os estudantes se tornam mais confiantes para lidar com diferentes projetos e situações, até mesmo fora do ambiente escolar.
Isso se torna um círculo vicioso, já que ao acreditarem em sua capacidade de alcançar metas e superar desafios, se tornam mais engajados nas atividades escolares.
Resolução de conflitos
Estudantes que sabem como lidar com desavenças de maneira construtiva são menos propensos a se distrair com problemas interpessoais. Dessa forma, eles conseguem direcionar sua atenção e seus esforços para os estudos.
Isso também é importante para que as crianças aprendam a resistir às pressões sociais causadas por interesses e experiências de vida diferentes, além de aprenderem a respeitar opiniões divergentes.
A empatia e a capacidade de resolver conflitos de forma harmoniosa ajudam a criar um ambiente escolar propício ao aprendizado coletivo.
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Relacionamentos interpessoais
A capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis é essencial para o estudante obter um excelente desempenho acadêmico.
Estudantes que possuem boas habilidades sociais tendem a formar conexões positivas com colegas e professores, o que pode criar um ambiente de aprendizado mais colaborativo e motivador.
Esses relacionamentos não apenas facilitam a troca de conhecimentos, mas também promovem um senso de pertencimento e apoio emocional, que estimula o interesse e a participação dos estudantes.
Autoconhecimento
O autoconhecimento é uma habilidade socioemocional que permite aos estudantes reconhecerem suas forças e fraquezas.
Essa consciência os ajuda a definir metas realistas e a desenvolver planos de estudos para alcançá-las.
A reflexão sobre suas experiências e emoções também permite que os estudantes aprendam com seus erros, o que promove um ciclo de aprendizado contínuo.
Qual é o papel do ambiente escolar no desenvolvimento socioemocional?
O ambiente escolar é um dos principais espaços para o cultivo de competências socioemocionais. Ele oferece experiências reais e práticas para que os estudantes desenvolvam habilidades que vão além do currículo tradicional.
Por exemplo, momentos de debate em sala de aula, projetos interdisciplinares e atividades extracurriculares podem ser utilizados como oportunidades para o aprendizado socioemocional.
Práticas como rodas de conversa e momentos de feedback também são incorporadas no dia a dia para promover a troca de experiências e estimular a autocompreensão.
Essas dinâmicas podem ajudar os estudantes a enxergar o erro como parte do processo de aprendizagem, para fortalecer sua capacidade de resiliência.
No Colégio Planck, a proposta pedagógica é desenhada para integrar o desenvolvimento acadêmico e socioemocional.
Além disso, nossa equipe valoriza o protagonismo dos estudantes, incentivando-os a refletir sobre suas emoções e ações em diversas situações.
Essa abordagem contribui para que eles não apenas aprendam conteúdos, mas também aprendam aplicá-los na resolução de problemas do dia a dia, desenvolvendo uma visão crítica e empática.
Assim, ao investir no desenvolvimento socioemocional, o colégio contribui para a formação de indivíduos capazes de construir relações saudáveis, resolver problemas complexos e atuar de forma ética e responsável em suas comunidades.
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