Quem já ouviu dizer que somente quem “nasceu” com habilidade para escrever sabe fazer uma boa redação?
MITO. Escrever é treinamento. Assim como na matemática a gente faz milhares de exercícios até pegar o jeito de fazer a conta, a redação funciona da mesma forma.
Alguém também já te afirmou que é preciso ser muito criativo para escrever uma boa redação?
Outro MITO. Saber desenvolver redação requer treino, técnica e foco em frente ao computador.
É claro que muitos têm mais facilidade com as palavras, mas mesmo os que nasceram com a escrita “na veia” seguem o mesmo roteiro para escrever textos incríveis, daqueles que não conseguimos tirar os olhos.
A boa escrita se alcança com vocabulário rico e bastante treino. A dica é ler muito e escrever, pelo menos, uma redação por semana. Mostre para seu professor ou para alguém da família corrigir, e depois reescreva
No Colégio Planck há aulas semanais dedicadas somente à produção textual, plantões de dúvidas, entrega de redação toda semana, além de uma plataforma especialista em correções.
“Ah, mas detesto ler livros!”, se você é desses, prepare-se para treinar a gostar de ler. É a leitura assídua e de qualidade que vai te dar repertório, coesão gramatical e de ideias e excelente interpretação de texto. Livros são uma verdadeira viagem. A gente se desconecta da realidade e vai para outro mundo. Tipo o que acontece com jogo, sabe?
“Ah, mas não gosto de ler em papel e carregar peso na mochila”. Use um kindle e leve seus livros para todos os lugares. Viu como não tem desculpa?
Saber escrever uma boa redação conta muito para conseguir a tão sonhada vaga nas melhores universidades brasileiras. A redação é fase eliminatória. Portanto, é importante ter um objetivo em mente: aprender a fazer bem para passar no ENEM e outros vestibulares.
Tenho que ficar ligado nas notícias do Brasil e do mundo?
VERDADE!
Seus conhecimentos do que acontece em nossa sociedade são testados na redação, inclusive os temas são bem atuais. Fique de olho em sites de notícias confiáveis e jornais do Brasil nos principais veículos de outros países.
Essas leituras ajudam muito a aumentar repertório e aprender argumentação textual. E, dica de ouro: busque sempre ler e ouvir opiniões diferentes.
Preciso argumentar no texto da redação?
VERDADE!
A própria redação é uma dissertação-argumentativa com tema de ordem social, científica, cultural ou política. Você precisa colocar no papel diversos conhecimentos, apresentar uma tese a ser defendida sob um determinado ponto de vista, e ainda sugerir soluções. Está vendo como vale a pena ler tanta revista semanal e jornais?
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pelo ENEM, explica que é necessário defender um ponto de vista, dar sua opinião a respeito do tema proposto. Mas com argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão.
Você também precisa apresentar no texto uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do seu raciocínio. Essa proposta deve respeitar os direitos humanos.
Posso escrever o que vem na cabeça, mesmo desrespeitando os Direitos Humanos?
MITO!
Segundo o INEP, “para a avaliação das redações, são considerados os seguintes princípios norteadores dos direitos humanos: dignidade humana, igualdade de direitos, reconhecimento e valorização das diferenças e diversidades, laicidade do Estado, democracia na educação, transversalidade, vivência e globalidade, sustentabilidade socioambiental”. Fique atento!
A Redação no Planck Colégio Planck
O Colégio Planck tem os melhores recursos para a prática da redação, com aulas semanais específicas, plantões de dúvidas e correções personalizadas de texto.
Em uma plataforma especialista em correções, os estudantes conhecem seus pontos fortes e fragilidades, com recursos de áudio e vídeo de forma rápida e bastante clara. É uma excelente maneira de saber exatamente onde estão os erros para poder melhorar a reescrita do texto com os direcionamentos do próprio corretor.
Os estudantes do Colégio Planck são continuamente inspirados a ampliar o próprio repertório cultural para ter mais base e tornar seus textos mais ricos, bem construídos e fluidos.
Além disso, trabalhamos o desenvolvimento de habilidades socioemocionais que ajudam no aperfeiçoamento do autocontrole, resiliência, paciência, organização, responsabilidade e autonomia no seu processo de aprendizagem.
Colégio Planck incentiva a leitura
O Colégio Planck dá muito valor à leitura e tem entre seus pilares o desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes. Tendo como um dos seus objetivos ajudá-los a desenvolver o amor pelo conhecimento e pelos livros.
Dessa forma, mantemos um ambiente positivo e encorajador em torno da leitura com diversas atividades pedagógicas, como a Sala de Estudos e o Clube de Leitura.
Buscamos o estímulo ao hábito da leitura também entre os pais e responsáveis, com os encontros mensais. Neste ambiente, os frequentadores conversam sobre obras clássicas e de outros estilos, que ajuda a um maior engajamento também nas atividades pedagógicas dos estudantes relacionadas à literatura.