A importância da leitura em família é imensa, porque além de oferecer a alegria do prazer de ler, também pode trazer inúmeros benefícios ao desenvolvimento intelectual e emocional.
Conheça neste texto os benefícios da leitura em família e como você pode estimular esse hábito.
Qual a importância da leitura em família? Quais os benefícios?
O hábito da leitura em família costuma ser desenvolvido ainda na primeira infância, naquelas noites que uma boa historinha pode estimular a criança a ir para a cama e ter sono mais rápido e tranquilo.
Mas, muitas vezes, assim que elas conseguem ler sozinhas, esse hábito pode ser abandonado pelos pais. Mas um relatório de 2015 da Scholastic, que é considerada a maior editora e distribuidora de livros infantis do mundo, revelou que 40% das crianças de 6 a 11 anos manifestaram o desejo de que os pais ainda lessem em voz alta para elas em casa.
Além dos benefícios óbvios de despertar a imaginação, ampliar a visão de mundo e favorecer a compreensão da linguagem (escrita e oral) e memorização, a importância da leitura em família pode ser muito maior do que se pensava, a partir de uma pesquisa realizada por 20 anos em 27 países pelo veículo de comunicação The Chronicle of Higher Education, e que foi publicada na revista Research in Social Stratification and Mobility.
Segundo essa pesquisa, os estudantes que crescem em famílias que têm mais livros em casa são mais propensos a frequentar a faculdade e passar mais tempo na educação formal, porque são expostos a pensamentos que valorizam o aprendizado.
Além disso, a importância da leitura em família é muito grande porque ler em voz alta ajuda no vínculo humano e cultivo de relacionamento porque é uma forma de passar um tempo de qualidade juntos.
Leia mais:
Como as famílias podem criar e manter o hábito da leitura?
A leitura em família ajuda o estudante a explorar as possibilidades do mundo, processar e entender as experiências diárias e expressar suas respostas diante das emoções e dos fatos.
Porém, para que esse hábito seja assimilado em casa, os pais também precisam dar o exemplo e mostrar a seus filhos que existe outra forma de descobrir novos mundos que não seja apenas pelas telas. Ao ver os pais reservando um momento para a leitura, eles intuem que esse é um hábito valioso e que gera prazer.
Veja algumas dicas se quer incentivar o hábito da leitura em casa:
Expor aos livros desde cedo
Além da leitura dos livros infantis desde cedo, os pais podem estimular esse hábito ao apresentar e comentar sobre histórias interessantes da literatura.
Com o passar do tempo, é possível também apresentar aos jovens estudantes as obras que inspiraram versões cinematográficas, estimulando que vejam a obra audiovisual, mas que façam comparações com a história original dos livros.
Assim, é importante que os filhos sejam expostos a vários gêneros para que tome gosto pela leitura e possa descobrir qual é a sua preferida.
Além disso, com o passar do tempo, incentive que os filhos leiam também estilos textuais mais complexos e informativos, como artigos e textos jornalísticos.
Crie uma rotina para a leitura em família
Uma dica é tornar uma tarde de sábado ou de domingo, por exemplo, em um agradável momento de leitura em família, sem preocupações com horários ou outros compromissos.
Incentive que irmãos leiam uns para os outros
Quando os próprios estudantes leem em voz alta para os pais isso também ajuda que elas entendam o significado das palavras e desenvolvam a habilidade de falar em público, porque ganham autoestima e confiança.
Assim, pode ser importante também incentivar que os irmãos mais velhos leiam em voz alta para os mais novos. Dessa forma, também são reforçadas as oportunidades de união e crescimento.
Tenha livros espalhados pela casa
Quando a intenção dos pais é que a leitura se torne um hábito, é importante permitir o acesso livre aos livros. Dessa forma, ter obras em locais diferentes e acessíveis da casa, como sala e quarto, também pode ajudar.
Se os livros ficam em prateleiras muito altas ou em caixas fechadas, os estudantes são desestimulados a procurar pelas obras e acabam desanimando.
Frequente bibliotecas e eventos literários
Pais também podem transformar idas a bibliotecas e eventos literários em agradáveis passeios em família.
Ao buscar as obras nas prateleiras de uma biblioteca e demonstrar interesse em descobrir novos livros em feiras ou eventos literários, os pais podem estimular as crianças e jovens a terem o mesmo comportamento.
Confira se a escola incentiva a leitura
Pode parecer óbvio, mas nem sempre as escolas incentivam a leitura que não seja de material didático. Então, ao matricular seus filhos, entenda se a instituição tem alguma metodologia que coloque a leitura como uma atividade importante.
Quando a escola tem uma biblioteca e um acesso fácil a ela, pode incentivar o desenvolvimento do prazer da leitura.
Tenha a tecnologia como aliada
Atualmente, muitos livros podem ser consumidos na versão digital por meio dos e-books.
Como muitas obras têm versões digitais semelhantes à impressas, não há qualquer problema se a criança escolher esse formato para desenvolver o hábito de ler. Importante é que ele invista no hábito com frequência, seja por meio de livros impressos ou digitais.
Colégio Planck oferece Clube de Leitura
Além do alto desempenho, o Colégio Planck também tem entre seus pilares o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
O hábito da leitura pode aprimorar diversas competências e habilidades que são importantes para a formação intelectual e emocional do estudante, tornando-o mais refinado e preparado para desafios do futuro.
Por isso, o Planck oferece o Clube da Leitura, que propõe a descoberta de novos mundos pelos pais e responsáveis dos estudantes por meio da literatura de estilos diversos. Dessa forma, promovem um ambiente doméstico que estimule a leitura e debate de obras no Clube.
São encontros mensais nos quais são abordadas obras da literatura universal. A ideia é motivar os apaixonados pela leitura a compartilhar as obras literárias, visando um maior engajamento deles também nas atividades pedagógicas relacionadas à literatura.
A cada ano, a proposta é abordar um tema específico. Em 2023, o tema é “Outras palavras – literaturas alternativas para um mundo multifacetado”.
Neste ano, entram em cena no clube a análise de obras além dos clássicos, privilegiando também outros estilos baseados em novos cenários, ritmos, valores e símbolos.