Alumnis Planck são destaque em vestibulares e conquistam grandiosas aprovações!

Conteúdo

No Colégio Planck temos como foco o Alto Desempenho e buscamos, ao longo de toda jornada estudantil, desenvolver nossos estudantes com um alto padrão de ensino, trabalhando suas habilidades socioemocionais e os tornando cada vez mais relevantes e globais.

Durante o Ensino Médio, nossos estudantes formam uma base a partir dos conhecimentos e das oportunidades de amadurecimento pessoal que são proporcionadas a eles ao decorrer dos dias letivos no colégio. O objetivo é que todos estejam preparados para as importantes tomadas de decisões que terão no futuro, e que se iniciam à medida que os vestibulares se aproximam.

Quando o estudante chega à 3ª série do Ensino Médio, ocorre uma grande mudança nas rotinas de estudos, uma vez que o propósito de seu estudo se torna a preparação para os vestibulares. É neste momento em que passam a ser tomadas as primeiras decisões importantes, como qual curso, faculdade, qual cidade ou país morar.  “Na terceira série os estudantes já possuem mais autonomia para a tomada de algumas decisões, proporcionar aos estudantes momentos de reflexão para entenderem melhor as suas necessidades referentes às escolhas de algumas carreiras é primordial. A mudança de chave de dedicação total aos estudos acontece, quando eles se deparam com as informações como notas de corte, relação candidato vaga, resolução dos simulados e provas antigas e o quanto é preciso se empenhar para atingir a sua meta! O esforço e a dedicação diária propiciam a mudança de suas ações e dos seus resultados.” nos conta Márcia Alvarenga, Orientadora Educacional da 3ª série do Ensino Médio.

Márcia Carneiro, Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, comenta sobre a parceria entre professores e estudantes, estruturada através de anos vividos juntos em sala de aula: “É importante ressaltar que o projeto pedagógico do Colégio precisa estar alinhado às aspirações dos estudantes, ao passo que ter os professores engajados na proposta e atuando diretamente com os estudantes é um desafio que nos propomos a todo momento. Essa aproximação de objetivos fortalece nossos estudantes para seu propósito, garantindo assim tanto as aprovações nacionais e aplicações internacionais com grande êxito.”

A preparação conta com a realização de 26 simulados preparatórios para as provas, que proporcionam uma análise da aprendizagem, controle emocional durante a realização dos exercícios e gerenciamento de tempo. A Alumni Planck, Ingrid Gonzaga, uma das estudantes que se destacaram nos vestibulares de 2021, comentou sobre a importância da realização dos simulados para a conquista das aprovações: “Os simulados que fiz certamente foram a parte mais importante dos meus estudos. Acho que fazer exercícios sobre um assunto é mais produtivo do que se debruçar, ler e escrever sobre isso por horas. Além disso, conhecer o modelo e o histórico das provas que se deseja fazer é essencial. Cada vestibular possui um formato específico, com padrões que costumam se repetir a cada ano, e conhecer a maneira como cada prova cobra os conteúdos aprendidos em sala de aula, mesmo que basicamente, é de grande ajuda”.

Ingrid faz parte dos nossos 57 estudantes, até o momento (da produção desse texto), da 3ª série do Ensino Médio de 2021 que foram aprovados no vestibular. Ela e mais quatro estudantes obtiveram um ótimo desempenho e conseguiram aprovações de destaque. Ingrid foi aprovada em 5 universidades no curso de jornalismo, são elas: UFMG (2º lugar), UNESP (16º lugar), USP, Cásper Líbero e Universidade Anhembi Morumbi. “Foi um enorme misto de alegria e alívio (quando conquistou a aprovação)! Não consegui não chorar de felicidade por saber que eu tinha conseguido a aprovação com a qual eu havia sonhado por dois anos e perceber que aquela bateria de vestibulares finalmente tinha acabado me tirou um peso gigante das costas”, comentou a Alumni.

Outras duas aprovações de destaque foram dos alunos Gregório Lourenço e Carlos Azevedo, ambos foram aprovados na USP, no curso de Direito, localizado no Campus de São Francisco. A Faculdade de Direito – São Francisco é a principal e mais importante Faculdade de Direito do Brasil, a FDUSP busca ofertar excelência de ensino, não formando apenas bons profissionais, mas também impulsionando o comprometimento de seus estudantes, incentivando na produção de pesquisas úteis e de qualidade e, adiante, provocando o pensamento crítico. Gregório passou em 2º lugar na USP e em 1º lugar na UNESP e nos contou que ficou muito contente com a aprovação: “Eu tive duas aprovações, e fiquei muito contente nas duas. Foi um sentimento, e ouvi isso de outros colegas também, de um enorme alívio.” Por sua vez, Carlos Azevedo, obteve 3 aprovações em Direito, além da USP – São Francisco, ele passou também em 8º lugar na UFMG e também na FGV-SP. Além da realização de simulados, Carlos destacou que o ambiente do Colégio Planck durante todo o Ensino Médio contribuiu para sua aprovação: “Foi um trajeto bem tranquilo no meu Ensino Médio, do qual eu gostei muito de ter percorrido. Me trouxe ótimas experiências e amigos que levarei pra vida. Foi um trajeto de constância de estudo e um padrão alto de notas que me ajudou bastante com minha aprovação no vestibular.” 

Na 3ª série do Ensino Médio, a Orientação Educacional cria com cada estudante um planejamento de estudo personalizado para que eles possam atingir a sonhada aprovação no final do ano. Vinicius Dias, aprovado em Relações Internacionais em 1º lugar na UNIFESP, 5º na UNESP e também na USP, seguiu a risca o plano de estudos que fora elaborado no começo do ano letivo para sua rotina, e ressaltou a importância de seguir este compromisso:: “Para mim foi bem importante, eu gosto de me organizar e ter um cronograma para poder seguir”.

A rotina de estudo de cada estudante é adaptada devido às suas necessidades previamente diagnosticadas, dessa forma, o planejamento mantém o foco necessário para alcançar seus objetivos. Thiago Silva, por sua vez, tinha uma rotina exigente  que resultou em sua aprovação em Medicina na USP – Pinheiros. “Minha rotina de estudo era bem regrada, acordava às 4h da manhã, iniciava a leitura dos livros obrigatórios dos vestibulares das 4h30 às 5h30, depois começava uma revisão dos conteúdos até às 7h20 para iniciar as aulas. Voltava a estudar às 14h e parava às 17h para descansar, comer e tomar banho. Às 18h eu voltava a estudar e parava às 21h para dormir”, compartilhou Thiago. O curso de Medicina na USP, localizado no Campus de Pinheiros, conta com 175 vagas anuais e projetos pedagógicos inovadores, que estimulam a participação ativa dos estudantes! Seguindo padrões internacionais de qualidade, a universidade incentiva a participação dos estudantes em pesquisas científicas, atividades de cuidado à saúde, projetos de extensão universitária e estágios em instituições de ensino de outros países.

O foco no alto desempenho dos estudantes Planck tem demonstrado bom êxito diante do alto índice de aprovação nas grandes universidades do país e do Exterior. Nossos estudantes são direcionados a esses resultados com aulas estratégicas e diferenciadas. Nosso Cofundador e Diretor, Prof. Umberto Malanga, que leciona uma frente de matemática para a 3ª série, a preparação das aulas é um importante diferencial para o vestibulando “As aulas da 3ª série  são focadas para a revisão de toda a matéria e  também para o aprofundamento dos tópicos mais importantes para os vestibulares. Uma grande preocupação dos professores são as estratégias e treinamento para as resoluções de questões testes e dissertativas. Aprender a fazer as provas é fundamental e faz a grande diferenças nas aprovações”

Os Alumnis 2021, até então, tiveram 120 aprovações em diversos cursos e diferentes universidades. Isso é fruto de muita dedicação dos estudantes, desde o ingresso ao Ensino Médio. No infográfico abaixo podemos verificar o aumento da quantidade de aprovações que tivemos ao longo dos anos até o momento.

A tendência é que cada vez mais subam nossas aprovações, tanto em universidades nacionais, quanto em internacionais. O trabalho socioemocional realizado com nossos estudantes desde o início de sua trajetória no colégio, os preparam para que possam encarar os desafios impostos pela vida, principalmente os vestibulares. Todo o desenvolvimento realizado pelo time pedagógico desde o Ensino Fundamental refletirão em novas conquistas no futuro. Temos orgulho em ser um Colégio de Alto Desempenho, onde nosso estudante é único e junto com a Família Planck, constroem um caminho com propósito.

Compartilhe:

Compartilhe:

Leia também:

O Ensino Fundamental 2 é um período de aprendizagem importante para as crianças e pré-adolescentes, pois marca sua passagem para um mundo com mais responsabilidades e deveres, que caminha junto a mudanças físicas e neurológicas. No ambiente escolar, os estudantes deparam-se com novos desafios, mas também com novas oportunidades e paixões. É neste momento que suas vozes despertam e começam a descobrir-se como pessoas.

Ensino fundamental 2: o que esperar?

O Ensino Fundamental 2 é um período de aprendizagem importante para as crianças e pré-adolescentes, pois marca sua passagem para um mundo com mais responsabilidades

Translate »