Alumnus Planck funda Startup de automatização de pagamentos para empresas de economia tradicional, a Pagô.

Time da Startup Pagô. Na extrema direita, Enrico Salomão, nosso Alumnus Planck.

Com uma jornada empreendedora que se iniciou enquanto ainda cursava o Ensino Médio no Colégio Planck, Enrico Salomão, atualmente é CTO da Startup Pagô, uma plataforma automatizadora de pagamentos indicada para empresas de economia tradicional, enquanto cursa Administração na Link School of Business em São Paulo.

Por trás de seus grandes resultados acadêmicos e profissionais, Enrico viveu diversas experiências de contato com o mundo dos negócios através da disciplina eletiva de Startup & Empreendedorismo, mediada pelo Cofundador e Diretor do Colégio Planck, Professor André Guadalupe, que também assume o papel de mentor aos olhos do Alumnus Planck. “Enrico sempre foi muito determinado e apaixonado por resolver problemas e tem uma postura empreendedora admirável. Tenho boas lembranças dele nas aulas. Sempre com muita humildade e uma escuta com foco na execução”, comenta o responsável pelas aulas.

A disciplina, que impulsiona de maneira encorajadora os estudantes e suas brilhantes ideias, conta com uma turma de jovens empreendedores dividida em dois: o Planck Growth (Bath 20 e Bath 21), o qual atualmente utiliza das aulas para aprimorar o Planejamento Estratégico de suas empresas, enquanto os demais estudantes formam o Planck Beginners (Bath 22), que segue o plano base da disciplina e se preparam para apresentar através do tradicional Pitch suas empresas, ainda em construção, no dia 04 de novembro no Planck Summit 2022.

Enrico apresentando sua Startup “Catalog” durante o Planck Summit 2021.

Na primeira edição do Planck Summit, realizada em 2020, Enrico participou representando a EnsinU, uma Startup de Educação com o objetivo de criar aplicativos para escolas, modernizando o formato de ensino de instituições. Para este projeto, o Alumnus Planck trabalhou durante mais de um ano e meio e, por ser seu primeiro contato com o assunto, esta fase o mostrou quais caminhos percorrer, além de esclarecer seus motivos e objetivos nesse cenário. No ano seguinte, ao participar do Planck Summit 2021, apresentou o projeto Catalog, uma Startup para catalogar os produtos de forma fácil e rápida para empresas, dispensando o uso de sites complexos para marcas. A partir dessa experiência, Enrico se deparou com uma nova visão sobre o empreendedorismo, observando e interagindo com clientes de seu serviço.

Ao finalizar o Ensino Médio, Enrico deixou o Colégio Planck com uma bagagem de fundamentos, conceitos, direcionamentos e experiências fundamentais para dar os próximos passos em seu futuro. Após ingressar na Link School of Business, Enrico conheceu José Guilherme, a quem se uniu para criar a Pagô. Fundada a partir da necessidade de seus dois fundadores, que convivem com a realidade cansativa de pagamento de contas de empresas tradicionais, insatisfeitos com o processo disponibilizado pelo banco e o valor elevado do serviço, coube aos dois universitários criarem a solução.

Primeiro dia de funcionamento da Pagô.

Com seis meses de operação, a Pagô se tornou com sucesso uma plataforma que facilita todo esse processo, fazendo com que clientes, que antes perdiam cerca de cinco horas do seu dia fazendo o pagamento manual, economizem mais de quatro horas ao utilizar a alternativa proposta. Além disso, a Pagô assume um papel moderno e confiável ao cuidar de toda parte burocrática de pagamentos relacionados aos colaboradores da empresa.

Diante desse sucesso, Enrico Salomão compartilha em entrevista exclusiva quais os próximos passos para a Pagô: “Queremos nos tornar o banco digital do PJ pensado para o Financeiro, trazendo soluções de pagamento e inteligência para o negócio. Para isso, quero melhorar cada vez mais, me ambientando ainda mais no mundo empreendedor, construindo uma boa reputação dentro e fora do time. Hoje eu vejo a importância da consolidação profissional, para que então possa se aproximar de outras empresas e entender o que o mercado está fazendo no dia a dia. Dessa forma, a Pagô cresce observando de perto o mercado e acompanhando o caminho traçado pela necessidade de nossos clientes.

Mensagem de Enrico aos jovens empreendedores do Colégio Planck

Para Enrico, o empreendedorismo vai além do empreendedor, ele acrescenta: “Criem coisas legais, coisas que vocês gostem, mas principalmente pensadas em quem vai usar. Nunca construa nada pensando somente em si mesmo, ao invés disso construa ao conversar com seu cliente, com quem irá utilizar de fato sua solução, uma vez que é ele quem vai investir em seu projeto.

Turma de Startup & Empreendedorismo 2021.

Próximos passos da disciplina de Startup & Empreendedorismo

Enquanto os estudantes se preparam para a apresentação do Pitch de suas respectivas empresas em nosso anual Planck Summit, a eletiva segue com o objetivo de proporcionar experiências de aprendizado relevantes para vida dos jovens empreendedores que participam das aulas. Atualmente, com dois grupos inseridos na disciplina – o Planck Growth, composto por estudantes que já criaram suas empresas no ano anterior, e o Planck Beginners, formado por estudantes ainda no processo de planejamento de negócios – é necessário alimentar o interesse e a curiosidade dos participantes pela área de empreendedorismo e, assim, impulsionar suas carreiras profissionais.

Plano de aprendizado para disciplina de Startup & Empreendedorismo.