Clube de Foguetes: Estudantes Planck se preparam para a Olimpíada MOBFOG

Conteúdo

No dia 23 de setembro, os estudantes Planck iniciaram as aulas do Clube de Foguetes, que acontecem aos sábados, com o intuito de se prepararem para a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) de 2024. Através das aulas, os estudantes criam seus próprios foguetes de garrafa PET, compreendendo suas características como projéteis e seus combustíveis através de oficinas de montagem ministradas pelos Cofundadores e Diretores, André Guadalupe, Umberto Malanga e Marcelo Pelisson, professores de Física, Matemática e Química, respectivamente.

Primeira oficina do Clube de Foguetes com Prof. André Guadalupe e Prof. Umberto Malanga.

O propósito do Clube de Foguetes

O Clube de Foguetes faz parte do Programa Planck de Preparação Olímpica (P3O), coordenado pelo Prof. Alexandre Suzuki, que visa incentivar a participação de estudantes nas competições de conhecimento, como a MOBFOG, olimpíada experimental que consiste em construir e lançar foguetes a partir de uma base de lançamento. Dessa forma, os participantes do Clube se aprofundam nos aspectos da aerodinâmica, química, física e da matemática, enquanto se divertem aplicando esses conceitos nas montagens dos foguetes de garrafa PET como entusiastas do espaço.

Em entrevista, Professor Alexandre complementa a respeito do conhecimento unido às aulas promovidas pelo clube: “O Clube de Foguetes une a parte teórica e prática das noções da construção de foguetes, fazendo com que o estudante visualize empiricamente alguns conceitos físicos. Assim, os participantes podem testar e validar diferentes construções e designs para otimizar seus lançamentos na MOBFOG. Por causa disso, esperamos que nossos membros do Clube de Foguetes batam recordes de lançamento! Estamos com expectativas de lançamentos com mais de 200 metros para a próxima competição científica!”

Segunda oficina do Clube de Foguetes com Prof. Marcelo Pelisson.

As próximas aulas são reservadas para a construção das bases e testes de pressão, antecedendo o lançamento dos foguetes, criados ao longo dos encontros do Clube de Foguetes, que ocorrerá no dia 11 de novembro, ainda sem local definido. Esse processo de estudo e experiência, bem como compartilhado pelo Professor Alexandre, é uma oportunidade completa de aprendizado para os estudantes, explorando o Pensamento Criativo & Científico, habilidades que compõem a Matriz Socioemocional do Colégio Planck.

Compartilhe:

Compartilhe:

Leia também:

O Ensino Fundamental 2 é um período de aprendizagem importante para as crianças e pré-adolescentes, pois marca sua passagem para um mundo com mais responsabilidades e deveres, que caminha junto a mudanças físicas e neurológicas. No ambiente escolar, os estudantes deparam-se com novos desafios, mas também com novas oportunidades e paixões. É neste momento que suas vozes despertam e começam a descobrir-se como pessoas.

Ensino fundamental 2: o que esperar?

O Ensino Fundamental 2 é um período de aprendizagem importante para as crianças e pré-adolescentes, pois marca sua passagem para um mundo com mais responsabilidades

Translate »