Colégio Planck e Casa do Café fundam parceria para estudantes da disciplina de Startup & Empreendedorismo

Startup São José – Casa do Café no Parque da Cidade.

Dando continuidade ao processo de estabelecimento de parcerias entre o Colégio Planck e Incubadoras de Startups, a fim de proporcionar novas experiências enriquecedoras aos estudantes que participam da disciplina de Startup & Empreendedorismo, como anunciado previamente na matéria sobre o Nexus e a eletiva, o Programa Startup São José se junta à Família Planck.

O Cofundador e Diretor do Colégio Planck, responsável pelas aulas de Startup & Empreendedorismo, aborda a importância das parcerias formadas recentemente: O Colégio Planck sempre irá buscar parcerias que tragam valor para nossos estudantes, como é o caso das parcerias já fundadas com o Nexus, com a Arco Educação – a primeira unicórnio na área da educação – e com a plataforma SAS, que se estende desde a fundação de nossa Instituição. Aproximar o Colégio do ecossistema joseense de empreendedorismo, tanto no Parque Tecnológico, quanto no Parque da Cidade, através do Programa Startup São José, é um motivo de muita satisfação para toda a comunidade do Colégio Planck.”

Sabe-se que startups são empresas que criaram soluções inovadoras para problemas específicos, as quais têm uma atuação de grande aplicabilidade, isto é, não dependem de pré-características peculiares. Além do mais, o conceito de escalabilidade acompanha esses projetos positivamente, não precisando aumentar significativamente os custos de funcionamento da empresa para aumentar o alcance do serviço/produto. As incubadoras, como a Nexus e o Programa Startup São José, são espaços que acolhem empresas, guiando startups pelo processo de desenvolvimento, através de diferentes estágios.

Sobre o Programa Startup São José – Casa do Café

Localizado no Parque Roberto Burle Marx – Parque da Cidade – o Programa Startup São José se estabelece na Casa do Café, prédio público que abrigava anteriormente a Secretaria do Meio Ambiente. O programa surgiu com uma iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos, com o intuito de ter um projeto que somasse mais iniciativas de startups na cidade, entre elas o Parque Tecnológico, a UNIVAP, a FATEC e o DCTA. O Programa Startup São José se destaca com um objetivo novo: a busca de que as soluções inovadoras provenientes das Startups hospedadas na Casa do Café, possam  gerar benefícios para o município e munícipes.

Parceria entre Colégio Planck e Casa do Café agrega novas possibilidades para os estudantes empreendedores do Colégio Planck

A fim de complementar o aprendizado teórico da disciplina de Startup & Empreendedorismo à experiência de diálogo com profissionais já inseridos no mercado de trabalho, o Colégio Planck fundou uma parceria com o Programa Startup São José. A proposta é proporcionar apoio, mentoria e conselhos aos estudantes, a fim de guiá-los pelo processo de empreendedorismo com maior conhecimento prévio.

Em entrevista com Olaviano Pereira Neto, Gerente do Programa Startup São José, o plano de funcionamento da parceira foi esclarecido: “Acontecerão encontros entre os alunos e as empresas hospedadas na Casa do Café, visita às instalações, para que que conheçam o espaço e irão participar das rodas de bate-papo com os empresários que irão compartilhar suas vivências e conhecimentos, observações úteis e construtivas que muitos não tiveram acesso antes de empreender.” Dessa forma, segundo ele, serão proporcionadas oportunidades de aprendizado prático e dinâmico.

Interior da Startup São José – Casa do Café no Parque da Cidade.

Mensagem de Olaviano aos jovens empreendedores do Colégio Planck

Para Olaviano, manter-se aberto a aprender é essencial, ele acrescenta: “A parte técnica é muito importante, mas o conhecimento provido através do diálogo complementa o aprendizado, e muitas vezes não damos a devida atenção nesse quesito. Por isso eu aconselho: ouçam bastante, porque a parte técnica e a troca de informações serão essenciais para seus insights, tornando-os capazes de criar algo inovador.” Por fim, ele recomenda aos estudantes e interessados pela área de empreendedorismo que assistam o discurso de Steve Jobs em Stanford (2005), ressaltando a mensagem do inventor: “Stay hungry. Stay foolish.”

Olaviano Neto – Gerente do Programa Startup São José.

Próximos passos da disciplina de Startup & Empreendedorismo

Diante das parcerias fundadas e do novo Plano de Aprendizado estruturado, a eletiva segue com o objetivo de proporcionar experiências de aprendizado relevantes para vida dos estudantes que participam das aulas. Atualmente, com dois grupos inseridos na disciplina – o Planck Growth, composto por estudantes que já criaram suas empresas no ano anterior, e o Planck Beginners, formado por estudantes ainda no processo de planejamento de negócios – é necessário alimentar o interesse e a curiosidade dos participantes pela área de empreendedorismo e, assim, impulsionar suas carreiras profissionais.

Plano de aprendizado para disciplina de Startup & Empreendedorismo.