Colégio Planck e Casa do Café fundam parceria para estudantes da disciplina de Startup & Empreendedorismo

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Startup São José – Casa do Café no Parque da Cidade.

Dando continuidade ao processo de estabelecimento de parcerias entre o Colégio Planck e Incubadoras de Startups, a fim de proporcionar novas experiências enriquecedoras aos estudantes que participam da disciplina de Startup & Empreendedorismo, como anunciado previamente na matéria sobre o Nexus e a eletiva, o Programa Startup São José se junta à Família Planck.

O Cofundador e Diretor do Colégio Planck, responsável pelas aulas de Startup & Empreendedorismo, aborda a importância das parcerias formadas recentemente: O Colégio Planck sempre irá buscar parcerias que tragam valor para nossos estudantes, como é o caso das parcerias já fundadas com o Nexus, com a Arco Educação – a primeira unicórnio na área da educação – e com a plataforma SAS, que se estende desde a fundação de nossa Instituição. Aproximar o Colégio do ecossistema joseense de empreendedorismo, tanto no Parque Tecnológico, quanto no Parque da Cidade, através do Programa Startup São José, é um motivo de muita satisfação para toda a comunidade do Colégio Planck.”

Sabe-se que startups são empresas que criaram soluções inovadoras para problemas específicos, as quais têm uma atuação de grande aplicabilidade, isto é, não dependem de pré-características peculiares. Além do mais, o conceito de escalabilidade acompanha esses projetos positivamente, não precisando aumentar significativamente os custos de funcionamento da empresa para aumentar o alcance do serviço/produto. As incubadoras, como a Nexus e o Programa Startup São José, são espaços que acolhem empresas, guiando startups pelo processo de desenvolvimento, através de diferentes estágios.

Sobre o Programa Startup São José – Casa do Café

Localizado no Parque Roberto Burle Marx – Parque da Cidade – o Programa Startup São José se estabelece na Casa do Café, prédio público que abrigava anteriormente a Secretaria do Meio Ambiente. O programa surgiu com uma iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos, com o intuito de ter um projeto que somasse mais iniciativas de startups na cidade, entre elas o Parque Tecnológico, a UNIVAP, a FATEC e o DCTA. O Programa Startup São José se destaca com um objetivo novo: a busca de que as soluções inovadoras provenientes das Startups hospedadas na Casa do Café, possam  gerar benefícios para o município e munícipes.

Parceria entre Colégio Planck e Casa do Café agrega novas possibilidades para os estudantes empreendedores do Colégio Planck

A fim de complementar o aprendizado teórico da disciplina de Startup & Empreendedorismo à experiência de diálogo com profissionais já inseridos no mercado de trabalho, o Colégio Planck fundou uma parceria com o Programa Startup São José. A proposta é proporcionar apoio, mentoria e conselhos aos estudantes, a fim de guiá-los pelo processo de empreendedorismo com maior conhecimento prévio.

Em entrevista com Olaviano Pereira Neto, Gerente do Programa Startup São José, o plano de funcionamento da parceira foi esclarecido: “Acontecerão encontros entre os alunos e as empresas hospedadas na Casa do Café, visita às instalações, para que que conheçam o espaço e irão participar das rodas de bate-papo com os empresários que irão compartilhar suas vivências e conhecimentos, observações úteis e construtivas que muitos não tiveram acesso antes de empreender.” Dessa forma, segundo ele, serão proporcionadas oportunidades de aprendizado prático e dinâmico.

Interior da Startup São José – Casa do Café no Parque da Cidade.

Mensagem de Olaviano aos jovens empreendedores do Colégio Planck

Para Olaviano, manter-se aberto a aprender é essencial, ele acrescenta: “A parte técnica é muito importante, mas o conhecimento provido através do diálogo complementa o aprendizado, e muitas vezes não damos a devida atenção nesse quesito. Por isso eu aconselho: ouçam bastante, porque a parte técnica e a troca de informações serão essenciais para seus insights, tornando-os capazes de criar algo inovador.” Por fim, ele recomenda aos estudantes e interessados pela área de empreendedorismo que assistam o discurso de Steve Jobs em Stanford (2005), ressaltando a mensagem do inventor: “Stay hungry. Stay foolish.”

Olaviano Neto – Gerente do Programa Startup São José.

Próximos passos da disciplina de Startup & Empreendedorismo

Diante das parcerias fundadas e do novo Plano de Aprendizado estruturado, a eletiva segue com o objetivo de proporcionar experiências de aprendizado relevantes para vida dos estudantes que participam das aulas. Atualmente, com dois grupos inseridos na disciplina – o Planck Growth, composto por estudantes que já criaram suas empresas no ano anterior, e o Planck Beginners, formado por estudantes ainda no processo de planejamento de negócios – é necessário alimentar o interesse e a curiosidade dos participantes pela área de empreendedorismo e, assim, impulsionar suas carreiras profissionais. 

Plano de aprendizado para disciplina de Startup & Empreendedorismo.

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Nem todos os adolescentes têm facilidade de socialização. Especialmente quando há uma mudança de escola, os pais sempre se perguntam como ajudar os próprios filhos a interagir no novo ambiente. Se os seus filhos também são tímidos e manifestam um pouco mais de dificuldades em fazer novas amizades, continue lendo esse texto e veja aqui algumas dicas do Colégio Planck. Por que alguns adolescentes não conseguem interagir? Quando os estudantes passam por uma mudança de escola ou apenas são tímidos, eles podem demonstrar uma certa dificuldade de interação com os colegas. Esse comportamento pode ter muitas causas que podem ser desde um traço de personalidade, até o surgimento de complexos físicos, que são tradicionais na adolescência. 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Os pais podem aproveitar para conversar com eles durante uma pequena caminhada, no carro na ida ou volta da escola, etc. Não perca a oportunidade de buscar a opinião deles sobre assuntos diversos, por exemplo, comentando sobre uma notícia, uma determinada moda ou gíria nova. O importante é não perder os vínculos que possam ajudar a iniciar e manter os diálogos. Evite ser muito protecionista Muitas vezes, um adolescente pode ter dificuldade em interagir devido à forma que foi criado. Muitos pais, por um excesso de protecionismo, podem impedir que os filhos frequentem outros ambientes, como festas de amigos, e isso pode estimulá-los a um comportamento antissocial. Uma dica para os pais é analisar se o próprio estilo de criação não está favorecendo que o filho busque o isolamento na adolescência. Procure proteger sempre, conhecendo as companhias e os espaços que o filho frequenta, mas abra um pouco mais a guarda, dando a eles a oportunidade de ter mais responsabilidade sobre si mesmos. Limite o tempo das atividades de lazer solitárias e estimule a interação Quando um adolescente é tímido ou não quer interagir no Colégio, pode querer fugir para passatempos solitários como os games ou outros eletrônicos. Os pais devem estipular um limite para essas atividades para não estimulá-los à solidão. Não é necessário proibi-las, mas sempre apresente boas razões para que o adolescente queira realizar também atividades em conjunto com outras pessoas e de forma presencial, com os colegas de sala de aula, para adquirir experiências na vida real. Abrir espaço para que ele convide amigos para estudar em casa e matriculá-lo em atividades coletivas também pode ajudá-lo na socialização. Analise de qual grupo ele pode fazer parte A falta de interação pode ser motivada porque os estudantes não se sentem à vontade em fazer parte de um certo grupo. Por exemplo, não adianta matriculá-los em eletivas de esportes coletivos, se eles gostam mesmo é de música ou artes. Procure entender o mundo e os gostos dos seus filhos, assim fica mais fácil incentivá-los na socialização. Procure ajudá-lo a se comunicar melhor Alguns adolescentes não interagem porque não conseguem se comunicar bem. Por isso, é preciso que os pais fiquem atentos às características dos filhos para ajudá-los a superar suas fragilidades desde cedo. Ainda criança, é possível ensiná-los como iniciar uma conversa, um pequeno diálogo que ajude a quebrar o gelo com os futuros amigos. Mas lembre-se que orientar é sempre melhor que ordenar. Tenha tranquilidade ao passar essas dicas. Quando entram na adolescência, uma alternativa é matriculá-los em cursos que favoreçam a comunicação, como teatro, por exemplo. Colégio Planck e a socialização Um dos pilares do Colégio Planck é o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Para isso, a instituição investe em várias atividades pedagógicas e extracurriculares que estimulam o convívio. Um desses projetos pedagógicos especiais que incentivam a interação é o Clube de Debates, que ajuda o estudante a falar fluentemente e com confiança. Nessas atividades, eles vão interagir uns com os outros e aprender a comunicar-se, ter empatia, ouvir e reconhecer outros pontos de vista, lidar com situações desconfortáveis, etc. Além de alcançar uma melhor comunicação, no exercício constante dessas habilidades socioemocionais no Colégio, os adolescentes vão aprender a desenvolver também inteligência emocional. Caso os pais percebam que os filhos estão tendo dificuldades de interagir com os colegas, o Colégio Planck está de braços abertos para acolher suas dificuldades por meio da Orientação Educacional. Com o time da Orientação Educacional, as famílias podem estabelecer um diálogo aberto e de confiança para proporcionar o melhor ambiente para o estudante. O objetivo é que todos descubram suas potencialidades e superem suas fragilidades, para ficarem aptos ao convívio social na vida pessoal e nos ambientes acadêmicos e profissionais.

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