Colégio Planck pelo mundo, buscando modernização do ensino

Conteúdo

? A nossa coordenadora do PGG, Nicole, segue visitando as universidades canadenses para agregar conhecimentos e passar aos nossos alunos tudo que há de melhor em termos de summers, intercâmbios, bolsas e programas de graduação e pós.

?? Recentemente ela visitou a University of Guelph, em Toronto e nos contou como foi sua visita:

“Existem tantos cursos que o aluno pode seguir na graduação que vai além de engenharia, medicina, direito e administração (business). Adorei a oportunidade de representar o Colégio Planck e visitar a University of Guelph (onde se encontra a única faculdade de medicina veterinária na província de Toronto) e aprender sobre algumas opções bacanas que podem abrir o caminho para carreiras inesperadas.

Conversamos com uma aluna do curso ‘Biological and Pharmaceutical Chemistry’, que está em um co-op ganhando a experiência necessária para trabalhar em uma grande empresa farmacêutica como pesquisadora ou em controle de qualidade, e uma aluna de Food Science que recebeu treinamento em todas as áreas de operações de um restaurante, mas está se especializando em nutrição dentro de hospitais.

Também ouvimos histórias dos alunos que juntaram suas paixões por animais e por finanças no curso de Equine Management e seguiram carreiras em investimento agrícola e seguros.

O mais legal foi visitar os estábulos onde os alunos estão aprendendo não somente cuidar dos animais, mas melhorar a sua qualidade de vida e também o mercado de alimentos para contribuir para um mundo mais saudável.
Ficou mais claro do que nunca a necessidade de pensar ‘fora da caixa’ e não se limitar na busca pela carreira perfeita.
Obrigada a Guelph pela hospitalidade!”.

? O “PGG” | Planck Global Guidance é uma iniciativa do Colégio Planck para apoiar os alunos em sua aplicação para universidades fora do país, viabilizando possibilidades de formação de currículo como: Summer Programs, Job Shadowing, Cursos de Invernos em Universidades Brasileiras etc.

#GoPlanck #PGG
#PlanckGlobalGuidance
#EscolaDeAltoDesempenho

 

Compartilhe:

Leia também:

A Robótica é uma disciplina que agrega grande valor à vivência de cada participante porque estimula a criatividade, experimentação, trabalho em equipe e pensamento lógico. Entenda por que essa matéria tem sido fundamental na Educação até mesmo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Principais funções da Robótica na Educação A robótica pode ser explicada como uma série de procedimentos que levam à criação de uma máquina ou mecanismo eletromecânico que é capaz de realizar tarefas a partir de um conjunto de instruções pré-programadas. Em setores como a medicina, indústria e atendimento online, já se desenvolve há tempos, porém, também percebeu-se que é uma poderosa ferramenta de aprendizagem. No Colégio Planck, o Professor Paulo Henrique Pereira, responsável pela atividade de Robótica, afirma que a matéria está alinhada com as competências gerais da BNCC. “A Robótica é um espaço propício para desenvolver as competências 4 e 5, pois além da linguagem diferente, a tecnologia também é empregada para a resolução de problemas”, revela. 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum 1 - Conhecimento 2 - Pensamento científico, crítico e criativo 3 - Repertório Cultural 4 - Comunicação 5 - Cultural Digital 6 - Trabalho e projeto de vida 7 - Argumentação 8 - Autoconhecimento e autocuidado 9 - Empatia e cooperação 10 - Responsabilidade e Cidadania A BNCC reconhece a tecnologia na formação dos estudantes e estimula que eles dominem o universo digital, por isso, para a competência Cultural Digital, reforça esse papel: “ Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”, diz o documento. Papel da robótica no desenvolvimento de habilidades socioemocionais Segundo o professor, no que se refere aos aspectos socioemocionais, por se tratar de um processo de resolução de problemas em equipe, a Robótica desenvolve principalmente o pensamento criativo e científico, a tolerância ao estresse e à frustração, o foco e a organização, a assertividade e a confiança. Porém, reforça o grande papel da disciplina no desenvolvimento da criatividade. “A criatividade é indispensável no processo, pois possibilita conexões entre as diversas áreas do conhecimento visando o objetivo desejado pelo aluno, tornando o processo ainda mais significativo.”, diz. Todas essas habilidades socioemocionais são reforçadas também pela Cultura Maker, que está inserida no DNA do Planck, com a grande contribuição do laboratório Design Maker, que também incentiva a criação. “A cultura maker está bastante presente no Colégio. Então, com as aulas de Robótica não é diferente, o estudante é convidado a desenvolver conhecimentos e habilidades estimulado por um problema que precisa de solução.” Robótica favorece o aprendizado de outras áreas de conhecimento? Segundo o professor, como a Robótica é composta por um conjunto de ferramentas e habilidades que se colocam a serviço da resolução de um problema, é neste ponto que as outras áreas do conhecimento entram no processo, pois a solução exigirá do estudante que use seu conhecimento prévio ou que pesquise conteúdos de outras disciplinas. Além disso, conhecimentos de matemática e física são diretamente necessários para o uso e compreensão da tecnologia empregada. Além de estar dentro do Núcleo de Tecnologia, que também inclui a disciplina de Programação, a Robótica também integra o Programa Planck de Preparação Olímpica (P3O), oferecendo a oportunidade do estudante se preparar para participar de competições. Benefícios de inserir o estudante na Robótica: Estímulo do aprendizado de matemática, física e inglês Estímulo do raciocínio lógico Desenvolvimento da criatividade Melhoria na organização de pensamentos e ações Estimula o desenvolvimento de aptidões Desenvolve habilidades para resolução de problemas Conclusão Em uma cultura cada vez mais digital, a Robótica é também uma forma muito estimulante de preparar os estudantes para um melhor desempenho de seus papéis profissionais no futuro. Percebe-se que a disciplina vai bem além do que se vê na ficção científica, porque ensina habilidades fundamentais em qualquer setor da vida.

Robótica: qual é o papel na Educação?

A Robótica é uma disciplina que agrega grande valor à vivência de cada participante porque estimula a criatividade, experimentação, trabalho em equipe e pensamento lógico.

Translate »