Como controlar o que o filho tem acesso com o celular?

Conteúdo

Tempo de tela e conteúdo consumido por crianças e adolescentes têm sido uma forte preocupação entre pais e educadores.

Tempo de tela e conteúdo consumido por crianças e adolescentes têm sido uma forte preocupação entre pais e educadores. Em uma época em que o mundo gira em torno da internet, desde pequenas tarefas ao entretenimento, como controlar o que o filho tem acesso com o celular?

Esse monitoramento se tornou essencial para saber as mensagens que trocam (e com quem), conferir suas redes sociais, poder ter a localização deles em tempo real, receber alertas, caso algum incidente aconteça; e evitar que eles acessem conteúdos inapropriados.

Essa preocupação dos pais com a segurança online é legítima, afinal, a internet “é uma terra sem lei”. O maior receio é o de pessoas mal-intencionadas terem acesso aos filhos. Por isso, muitos pais utilizam aplicativos de controle parental. 

Dicas úteis de como controlar o acesso 

Converse sempre

Converse com seu filho sobre os riscos do uso excessivo do celular e de acessar conteúdo inadequado. Explique os perigos da exposição a conteúdo violento, sexual ou inapropriado e o incentive a buscar atividades alternativas, como ler um livro ou brincar ao ar livre.

Estabeleça regras claras

Crie regras claras, principalmente em relação ao limite de tempo de uso, aos horários para uso do celular, quais tipos de conteúdo são permitidos e quais são proibidos, além de estabelecer consequências caso essas regras sejam quebradas.

Ative o controle de conteúdo

Existem muitos aplicativos de controle parental disponíveis que permitem bloquear sites específicos e inapropriados, limitar o tempo de uso do celular e monitorar o histórico de navegação. A escolha vai de acordo com a necessidade da família. 

Alguns exemplos de controle parental são o Google Family Link, App Block, Life360, GPS Rastreador Kids Control, Qustodio, o Net Nanny, o Norton Family e o Kaspersky Safe Kids.

Monitore o uso do celular

Esteja atento a qualquer sinal de comportamento inadequado ou o uso excessivo do aparelho. Mantenha o diálogo para que seu filho se sinta seguro para contar o que acontece e procurar ajuda, se for necessário.

Os especialistas em saúde infantil e desenvolvimento recomendam que as crianças e adolescentes usem somente, no máximo, duas horas por dia de tela, incluindo celulares, computadores, televisores e outros dispositivos eletrônicos. 

No entanto, é importante lembrar que essa recomendação não é uma regra rígida e deve ser adaptada de acordo com a idade, o nível de desenvolvimento e as necessidades individuais de cada criança ou adolescente. Além disso, a qualidade do conteúdo acessado também é um fator importante.

 É importante equilibrar o tempo de tela com outras atividades, como brincadeiras ao ar livre, leitura de livros e interação social. Outra dica fundamental: é recomendado que as crianças evitem o uso do celular antes de dormir, pois a exposição à luz azul das telas pode prejudicar a qualidade do sono. 

O uso do celular nas escolas para ajudar no aprendizado

O uso de celular, tablet ou computador nas escolas se tornaram ferramentas muito úteis para ajudar no aprendizado dos estudantes. Entretanto, é importante que seja feito de forma responsável e supervisionada pelos professores. 

No Colégio Planck os estudantes são sempre orientados ao uso consciente, responsável e respeitoso da tecnologia.

Confira algumas sugestões para o uso de celular:

Usar aplicativos educativos

Existem muitas ferramentas que podem ser usadas pelos estudantes para aprimorar o aprendizado. Os professores podem sugerir aplicativos educativos, vídeos e sites de acordo com as matérias e conteúdos abordados em sala de aula.

Colaboração em grupo

O celular pode ser usado para a comunicação e colaboração entre os estudantes em trabalhos em grupo. Os estudantes também podem compartilhar informações e ideias pelos aplicativos de mensagens ou plataformas de colaboração online.

Pesquisa

O celular pode ser usado para pesquisa, permitindo que os alunos encontrem informações de maneira rápida e eficiente. Os professores podem orientar os alunos a usar fontes confiáveis e ensinar como avaliar a qualidade das informações encontradas na internet.

Como funciona no Colégio Planck

Em nosso colégio os estudantes são sempre orientados ao uso consciente, responsável e respeitoso da tecnologia. 

Temos a equipe de Orientação Educacional sempre disponível e atenta para acolher os estudantes com suas dúvidas acerca do assunto, sempre em parceria com a família.

Nós do Colégio Planck estamos sempre disponíveis, tanto aos estudantes quanto às famílias, para resolução de qualquer questão.

 

Além disso, quando os pais perceberem que os filhos estão se comportando de forma diferente, demonstrando tristeza ou querendo se isolar, as portas do Colégio estão sempre abertas para que haja um diálogo seguro e sejam pensadas estratégias para resolver a questão.

O Colégio Planck ajuda os estudantes a desenvolverem o gosto pelo estudo e pelo autoconhecimento com foco em dois pilares: alto desempenho e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, permitindo criar uma base importante para que tenham sucesso nos seus projetos durante toda a vida.

As matrículas 2024 para novos estudantes já estão abertas no Colégio Planck. Estamos à procura de estudantes que desejam ser diferenciados, éticos, competentes, autônomos, globais, com alto desempenho e preparados para o futuro profissional. Faça parte dessa história: o Colégio Planck prepara o estudante para o mundo!

 

 

Compartilhe:

Compartilhe:

Leia também:

O Ensino Fundamental 2 é um período de aprendizagem importante para as crianças e pré-adolescentes, pois marca sua passagem para um mundo com mais responsabilidades e deveres, que caminha junto a mudanças físicas e neurológicas. No ambiente escolar, os estudantes deparam-se com novos desafios, mas também com novas oportunidades e paixões. É neste momento que suas vozes despertam e começam a descobrir-se como pessoas.

Ensino fundamental 2: o que esperar?

O Ensino Fundamental 2 é um período de aprendizagem importante para as crianças e pré-adolescentes, pois marca sua passagem para um mundo com mais responsabilidades

Translate »