Alto Desempenho na prática acadêmica e na vida

Conteúdo

O estudante com alto desempenho atinge e supera as metas e objetivos de maneira regular e constante por meio de conhecimento e habilidades socioemocionais.

O alto desempenho nada mais é do que ter disciplina, consistência e regularidade. E a disciplina, parte fundamental do alto desempenho, é fazer com insistência e persistência coisas que, muitas vezes, nem gostamos tanto, para alcançar determinados objetivos.

O desenvolvimento de habilidades socioemocionais é fator fundamental para atingir o alto desempenho. Aprender essas habilidades ajudam a criança e o adolescente a usarem seu potencial máximo para alcançar objetivos e a conseguirem lidar com as adversidades. Dessa forma, certamente, elas terão maior chance de alcançar o sucesso na vida adulta.

Entenda mais sobre esse tema neste texto e veja como o Colégio Planck trabalha esse pilar com seus estudantes.

Como é um estudante com alto desempenho?

O estudante com alto desempenho atinge e supera as metas e objetivos de maneira regular e constante por meio de conhecimento e habilidades socioemocionais.

Ele sabe como reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções, assim como perceber as de outras pessoas e estabelecer relacionamentos interpessoais saudáveis e produtivos.

Estudantes de alto desempenho são aqueles que se dedicam intensamente às disciplinas, demonstram interesse genuíno pelo aprendizado e estão dispostos a ir além do esperado. Lembrando sempre que o importante são as conquistas diárias: é a criança ou adolescente ser melhor, evoluir e crescer a cada dia.

O autoconhecimento é um fator de muita importância no alto desempenho, principalmente saber qual objetivo e onde se deseja chegar. Além disso, sabendo quem se é, fica mais fácil trabalhar os pontos fortes e os pontos a se melhorar. Nesse contexto, é necessária resiliência para atingir as metas (realistas e mensuráveis) estabelecidas.

Vale a pena deixar claro que ter alto desempenho não significa estar em primeiro lugar, mas sim fazer sempre mais do que normalmente faria e melhorar o que se tem.  

As crianças e adolescentes com alto desempenho não apenas cumprem as tarefas acadêmicas, mas também buscam oportunidades de aprofundar seus conhecimentos, como a participação em projetos de pesquisa, grupos de estudo ou atividades extracurriculares relacionadas ao seu campo de estudo.

Assista o podcast Planck Talks sobre Alto Desempenho em nosso canal no Youtube.

No contexto acadêmico e na vida pessoal, o alto desempenho envolve um conjunto de características, atitudes, práticas e habilidades que contribuem para o sucesso e a excelência em todas as esferas.

Leia mais sobre:

Como alcançar o sucesso acadêmico e extracurricular?

Uma das primeiras ações que todo estudante deve tomar é estabelecer metas claras. Ter objetivos definidos é fundamental para direcionar as ações, assim como maximizar os esforços. Se for uma criança, a família pode ajudar no planejamento.

Vale lembrar que essas metas devem ser realistas e alcançáveis, assim é possível manter a motivação e evitar frustrações desnecessárias. Além disso, é importante traçar um plano de ação, definindo quais passos precisam ser dados a curto, médio e a longo prazo.

Curtir a jornada é tão importante quanto atingir o objetivo. Por isso, é preciso ter alto desempenho, mas com leveza. É melhor fazer as coisas sendo uma opção sua e não como uma obrigação, assim é possível performar mais e melhor”, diz o prof. André Guadalupe, cofundador e diretor do Colégio Planck. Ele ainda complementa que é necessário manter uma atitude positiva, pois ser otimista aumenta o alto desempenho.

Ter alto desempenho nada mais é do que a busca por resultados excepcionais, além de ter o desejo de se destacar e alcançar o máximo de seu próprio potencial.

Outra estratégia importante para o alto desempenho é desenvolver habilidades de gerenciamento do tempo. É comum nos sentirmos sobrecarregados com compromissos acadêmicos e pessoais, mas aprender a priorizar.

A dica é: tenha um mentor, pois não é somente saber o que e quando fazer, é essencial saber como.

Confira mais nesse blog post:

O prof. André Guadalupe ainda aconselha: Permita que seu filho erre, que ele resolva os pequenos problemas do dia a dia. Errar, inclusive, faz parte de quem tem alto desempenho, que não é acertar o tempo inteiro. Muitos têm receio de buscar o alto desempenho pelo medo de errar. Mas errar faz parte, gera aprendizado”. 

Para levar para a vida: 7 habilidades socioemocionais para o alto desempenho 

Inteligência emocional

Aprimore a capacidade de reconhecer e gerenciar as próprias emoções, bem como compreender e se relacionar com as emoções dos outros.

Autoconfiança

Acredite em si mesmo e em suas capacidades, levando a uma maior motivação e desempenho.

Autodisciplina

Desenvolva a capacidade de organização, com estabelecimento de metas de acordo com plano de estudos ou projeto.

Comunicação eficaz

Aprenda a se comunicar de maneira clara tanto verbalmente quanto por escrito.

Trabalho em equipe

Aprenda a trabalhar em grupo, respeitando diferenças e contribuindo de forma colaborativa.

Pensamento crítico 

Desenvolva a habilidade em analisar informações, questionar e avaliar ideias, além de tomar decisões.

Resolução de conflitos

Saiba resolver conflitos de maneira positiva, buscando soluções equilibradas e justas para todas as partes envolvidas.

Cuidar da saúde física e mental faz parte!

Para atingir um alto desempenho acadêmico é fundamental cuidar de si mesmo, da saúde física e mental, além de ter qualidade de tempo com família, amigos e dedicação a algum hobby. 

O Alto Desempenho no Colégio Planck

O Colégio Planck é reconhecido por ser um colégio de alto desempenho e ter uma metodologia diferenciada focada em áreas de conhecimento, projetos e habilidades socioemocionais.

Nas variadas atividades, toda equipe pedagógica oferece aos estudantes incentivo ao desenvolvimento do autoconhecimento, que permite a compreensão das forças e fragilidades, para que seja dada a atenção devida a cada vetor.

O objetivo do Planck é que os estudantes estejam preparados não só academicamente, mas também em todos os aspectos sociais e emocionais que possam levá-los ao sucesso em suas vidas.

As matrículas 2024 para novos estudantes já estão abertas no Colégio Planck. Estamos à procura de estudantes que desejam ser diferenciados, éticos, competentes, autônomos, globais, com alto desempenho e preparados para o futuro profissional. Faça parte dessa história: o Colégio Planck prepara o estudante para o mundo!

Compartilhe:

Compartilhe:

Leia também:

O Ensino Fundamental 2 é um período de aprendizagem importante para as crianças e pré-adolescentes, pois marca sua passagem para um mundo com mais responsabilidades e deveres, que caminha junto a mudanças físicas e neurológicas. No ambiente escolar, os estudantes deparam-se com novos desafios, mas também com novas oportunidades e paixões. É neste momento que suas vozes despertam e começam a descobrir-se como pessoas.

Ensino fundamental 2: o que esperar?

O Ensino Fundamental 2 é um período de aprendizagem importante para as crianças e pré-adolescentes, pois marca sua passagem para um mundo com mais responsabilidades

Translate »