10 habilidades desenvolvidas no ensino médio que são exigidas nas empresas mais modernas

Conteúdo

10 habilidades desenvolvidas no ensino medio que sao exigidas nas empresas mais modernas

A Quarta Revolução Industrial, com muito mais foco na tecnologia e inteligência artificial, tem provocado mudanças significativas nas habilidades essenciais necessárias aos profissionais do futuro e também do presente. Acompanhando essas transformações, a escola tem papel fundamental no desenvolvimento dessas competências e habilidades no ensino médio, especialmente ao constatar que o futuro já é agora.

Por isso, os sistemas educacionais do mundo inteiro estão enfrentando o desafio de ressaltar e estimular capacidades e aptidões neste cenário de mudanças tão rápidas, para preparar os alunos para a vida de forma efetiva.

Por que as habilidades do século 21 são diferentes?

Uma pesquisa publicada na revista The Economist, realizada com educadores e patrocinada pelo Google Educação para o McKinsey Global Institute, aponta que as habilidades do século 21 serão focadas muito mais na cooperação, respeito e empatia, do que apenas nas boas competências técnicas.

Essa pesquisa vai ao encontro de um relatório produzido no Fórum Econômico Mundial de 2016, que já havia previsto que até 2020 as habilidades desses profissionais precisariam sofrer alterações porque muitas profissões seriam extintas e outras lançadas no mercado de trabalho.

10 habilidades desenvolvidas no ensino medio que sao exigidas nas empresas mais modernas
Arte de Jean Gomes apresentada na palestra sobre os novos papéis da escola, ministrada por Miguel Thompson, diretor da Fundação Santiliana

Além disso, essas transformações tecnológicas também produziram mudanças no perfil das gerações. Atualmente, o aluno que faz parte do Ensino Médio segue o fluxo tecnológico e recebe as entregas de informações de forma multimídia, ou seja, a cada vez que ele aperta um botão e consegue satisfazer a sua necessidade, seja para contratar um serviço de motorista por aplicativo, delivery de comida ou até mesmo um filme para ver. Mas embora sejam muito tecnológicos, esses jovens podem ter pouca habilidade para administrar conflitos. Portanto, é uma geração que não está acostumada a esperar, diferente dos seus pais e  avós. Esse é o tempo de uma geração diferente.

Para os nativos digitais, ter um propósito também é importante, é um desafio achar um significado nas coisas. Eles tendem a acreditar menos na hierarquia e mais na colaboração, menos no controle e mais na transparência, mais no empoderamento e mais na rede. 

O papel da escola agora é mostrar o quanto as diferentes áreas do conhecimento  podem ser interessantes, para cada aluno encontrar o seu lugar no mundo profissional no futuro. Portanto, os sistemas escolares precisam ter estratégias para acompanhar essa nova mentalidade, sem perder  a profundidade dos conteúdos necessários ao ensino e ainda desenvolver  essas competências e habilidades  no ensino médio.

Quais as principais habilidades em alta no século 21?

Dentro desse cenário, o Colégio precisa de uma proposta de ensino inovadora em consonância com essas demandas do mercado de trabalho, para estimular competências socioemocionais como determinação, criatividade, autocontrole, autoconhecimento, empatia, curiosidade, motivação, respeito, cuidado, colaboração e responsabilidade.

Se tudo o que um ser humano faz no sentido técnico, a inteligência artificial pode fazer melhor, o que resta é que esses profissionais do futuro se destaquem em outros aspectos que as máquinas não possam atingir, como o emocional.

Não é possível dizer que uma ou outra habilidade é a mais importante dentro de um cenário profissional, o melhor mesmo é que o atual aluno e futuro profissional consiga reunir a maior parte delas, e todas farão parte de um único conjunto que o destacará.

10 habilidades desenvolvidas no ensino medio que sao exigidas nas empresas mais modernas

Competências e habilidades indispensáveis para o profissional do futuro serão:

◾Inteligência Emocional: conhecer e gerir bem as próprias emoções, ter automotivação, ser empático e saber se relacionar interpessoalmente;

◾Criatividade: saber usar a imaginação e criar algo inédito e original, ou seja, ter inventividade para soluções criativas;

◾Capacidade de resolução de problemas complexos: no relatório do Fórum Mundial foi apontado que 36% dos empregos irão exigir essa capacidade de perceber e criar estratégias para resolver situações novas e ter respostas consistentes e eficientes;

◾Saber tomar decisões:  considerar as variáveis (números, pontos de vista e cenário), usar a intuição e somar todos os fatos já conhecidos para chegar a uma atitude firme;

◾Saber trabalhar em equipe: ter cooperação, ser um comunicador e receptor ativo, saber liderar e ser liderado, ser flexível e comprometido para promover um esforço coletivo;

◾Gerir bem as pessoas: identificar aptidões, motivar, saber ouvir e desenvolver pessoas é característica de um grande líder;

◾Ter pensamento crítico: saber julgar e refletir sobre o que se deve crer em resposta a uma experiência, expressão verbal ou escrita;

◾Ter capacidade de coordenação: conduzir as pessoas à cooperação e facilitar processos;

◾Flexibilidade para negociar: para saber fazer negociações é preciso ter facilidade de relacionar-se com as pessoas, ser proativo, ter empatia e ser comunicativo;

◾Aprender a aprender: o mundo tem sido muito dinâmico e esses atuais alunos, que terão longevidade muito maior, poderão ter muitas carreiras ao longo da vida. Portanto, ideal é que entendam que poderão adquirir novos conhecimentos, estudarem sempre para promover reciclagem profissional constante, sem ficarem presos a aprendizados inflexíveis e que poderão ficar obsoletos após a inovação.

10 habilidades desenvolvidas no ensino medio que sao exigidas nas empresas mais modernas

Para que todas essas habilidades façam parte dos futuros profissionais, o Colégio tem o papel de tentar desenvolver estratégias para que os alunos trabalhem em equipe, aprendam a resolver conflitos, aprendam a liderar e a serem liderados, a trabalhar junto, a colaborar, a resolver problemas juntos, ou seja, todas as habilidades que o mercado vem exigindo dos seus profissionais de agora e do futuro.

Pensando no quesito técnico, outro ponto importante que a escola deve destacar ao aluno é o foco em idiomas, que tem sido cada vez mais importante no mercado. Dominar totalmente o inglês é óbvio, porém, quanto mais idiomas ele conseguir falar e ter mais proficiência, mais sucesso, em tese, terá.

Escola pode desenvolver as competências e habilidades importantes ao mercado

Para uma escola de alto desempenho, o papel do professor é extremamente importante no estímulo e desenvolvimento dessas habilidades. 

Outra pesquisa da revista The Economist apontou também que até mesmo as boas notas dos melhores alunos têm reflexo no papel do professor. Quando o profissional gosta do que faz, é motivado e bem treinado, também inspira engajamento e motivação dos alunos.

Dentro da pesquisa sobre as habilidades do futuro, os educadores acreditam que as aprendizagens deverão estar divididas em quatro estratégias para desenvolver essas competências úteis para os alunos:

10 habilidades desenvolvidas no ensino medio que sao exigidas nas empresas mais modernas

◾Aprendizagem ativa;

◾Aprendizagem baseada em projetos;

◾Ativação cognitiva;

◾Aprendizado personalizado.

O professor hoje, além de conhecer bem a matéria que ensina, tem que ser empático, tem que ser um professor com boa didática, tem que ser um professor que entenda essa geração e que fale a língua dela.

Esse fator é fundamental para o Colégio, é preciso falar a língua dos jovens,  ao entender como ele pensa, vai conseguir ensinar as matérias tradicionais para eles.

O desafio da escola é compreender essa geração, poder colaborar com ela e transformá-la na melhor geração possível. Afinal de contas, é a geração que vai assumir a liderança do mundo daqui 10, 20 e 30 anos.

Prof. André Guadalupe
Diretor e Cofundador do Colégio Planck

Clique e agende uma visita. Matrículas Planck 2024.

Compartilhe:

Compartilhe:

Leia também:

O Ensino Fundamental 2 é um período de aprendizagem importante para as crianças e pré-adolescentes, pois marca sua passagem para um mundo com mais responsabilidades e deveres, que caminha junto a mudanças físicas e neurológicas. No ambiente escolar, os estudantes deparam-se com novos desafios, mas também com novas oportunidades e paixões. É neste momento que suas vozes despertam e começam a descobrir-se como pessoas.

Ensino fundamental 2: o que esperar?

O Ensino Fundamental 2 é um período de aprendizagem importante para as crianças e pré-adolescentes, pois marca sua passagem para um mundo com mais responsabilidades

Translate »