A adolescência é uma fase de transição cheia de mudanças físicas, emocionais, sociais e cognitivas. O cérebro do adolescente ainda não está totalmente formado, principalmente no que se refere ao comportamento, emoções, reatividade, impulsividade, autocontrole e julgamento: é uma fase realmente desafiadora.
Por isso, é tão importante estimular o desenvolvimento cognitivo dos adolescentes. Na Matriz Socioemocional do Colégio Planck, ajudamos os estudantes nas áreas cognitiva, social, emocional, física e ética. E, especialmente as competências cognitivas, são desenvolvidas por meio da metodologia da Academia Sherlock.
O que são as habilidades cognitivas?
Essas habilidades são desenvolvidas em diferentes graus, conforme o crescimento e o desenvolvimento mental do estudante. Ao contrário das habilidades acadêmicas, as cognitivas são fundamentais para o processo de aprendizado, compreensão e integração das informações.
Por exemplo, um conteúdo que é aprendido usando as habilidades cognitivas, é melhor entendido e assimilado e não apenas memorizado.
As habilidades cognitivas também são diferentes das socioemocionais, que são mais voltadas ao ser e ao conviver. A cognitivas incluem, por exemplo, habilidades motoras, memória, atenção, percepção auditiva e habilidades executivas.
A Academia Sherlock, o que é?
A Academia Sherlock é um conjunto de ações pedagógicas aplicadas em um ambiente lúdico, com foco na utilização da linguagem das gerações acostumadas a jogar, proporcionando desafios, recompensas, competição e cooperação.
O objetivo é desenvolver nos estudantes competências cognitivas importantes para a construção de conhecimento.
As propriedades investigativas dos estudantes serão utilizadas como recurso pedagógico, principalmente no Ensino Fundamental Anos Finais, com a Academia Sherlock.
Essa metodologia foi idealizada especialmente para o comportamento desta fase da adolescência, que adora jogar, ser desafiada e competir, trabalhando também o desenvolvimento de outras diversas competências.
Essa proposta educacional tem como base uma pedagogia ativa voltada à colaboração e à resolução de problemas, além de análise de situações complexas. Os estudantes são estimulados a criar soluções para resoluções de problemas.
A Academia Sherlock, aplicada em todas as turmas do Ensino Fundamental Anos Finais, visa desafiar o estudante com situações complexas, o que permite maior significado dos conteúdos estudados em sala de aula. Além disso, o estudante é estimulado de uma maneira divertida à pesquisa e à sede de novos conhecimentos.
As habilidades desenvolvidas com a Academia Sherlock
O maior objetivo da Academia Sherlock é ajudar a desenvolver nos estudantes as competências cognitivas importantes para a construção de conhecimento, especialmente aquelas relativas à resolução de problemas, à tomada de decisão, à capacidade de argumentação e ao trabalho efetivo em equipe.
As principais habilidades que essa metodologia aborda para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos adolescentes são a responsabilidade, colaboração, comunicação, criatividade, autocontrole, pensamento crítico, resolução de problemas e abertura para o novo.
Além disso, durante as atividades curriculares e extracurriculares do Colégio Planck, os estudantes são ajudados a desenvolver competências como autonomia, autorregulação, organização, discernimento, criatividade, pensamento crítico e científico, inteligência emocional, raciocínio lógico, espírito de equipe e colaboração.
Dessa forma, nossos estudantes estarão mais preparados para enfrentar os desafios da vida adulta, sejam nas questões pessoais, de relacionamento ou profissionais. O sucesso se torna um caminho mais fácil de ser trilhado.
A importância das habilidades cognitivas dos estudantes
O Colégio Planck estimula nos estudantes dois pilares importantes, por meio de todas as suas ferramentas pedagógicas: o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e o alto desempenho.
As práticas pedagógicas ligadas ao desenvolvimento socioemocional e cognitivo tem por objetivo aproximar o ambiente escolar à realidade. Com isso, o adolescente é exposto a situações similares aos do mercado de trabalho, por exemplo, o que o ajuda a estar mais preparado para encarar a vida adulta.
Portanto, quando tiver que enfrentar os desafios, o estudante terá mais preparo emocional e cognitivo para lidar com as situações e mais inteligência emocional para conseguir solucionar problemas e a viver bem, mesmo com as adversidades naturais da vida.
O Colégio Planck
Nosso maior objetivo é preparar os estudantes não só academicamente, mas também em todos os seus aspectos sociais, emocionais e cognitivos que ajudem a levá-los ao sucesso em todas as áreas de suas vidas.
O Colégio Planck adota a aprendizagem baseada em projetos e colaborativa, que permite estudos completos e dinâmicos para desenvolver as competências e habilidades que serão imprescindíveis para o sucesso nos projetos dos estudantes no futuro.
Nossos estudantes recebem diversos recursos para trabalhar em suas fragilidades e descobrir como alçar voos mais altos a partir do desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e socioemocionais.